Comprar casa versus arrendar casa
Conheça as diferenças entre comprar e arrendar casa. Existem vantagens em ambos os casos
As vantagens de comprar casa são bem diferentes das de arrendar. Antes de enunciar propriamente os aspectos mais relevantes a ter em conta na hora da tomada de decisão, é importante destacar as vantagens e desvantagens associadas ao arrendamento, que podem ser lidas aqui e um outro conceito que importa ter em conta e que foi referido no artigo possuir ou utilizar.
A compra de casa é muitas vezes o maior investimento que uma pessoa faz na vida, sendo por isso imprescindível ter alguns cuidados, bem como ponderar muito bem a decisão que se vai tomar. Apesar de nada ser definitivo e tudo poder ser ajustado no futuro, saber o que se pretende na vida e como a mesma poderá evoluir nos próximos tempos é fundamental para poder assumir compromissos para o futuro. Estar consciente dos aspectos mais valorizados e o que é realmente importante na vida origina decisões mais coerentes.
Vantagens da compra de casa
- Construção de património
- Benefícios fiscais associados
- Pode utilizar o imóvel como garantia
Vantagens de arrendar casa
- Mobilidade geográfica
- Não paga quotas de condomínio
- Não paga impostos sobre os imóveis
- Não fica endividado (em caso de aquisição através de crédito)
Desvantagens de comprar casa
- Elevada carga fiscal sobre proprietários de imóveis
- Titular de crédito de longo prazo
- Reduz a capacidade de investimento
- Manutenção do imóvel
Desvantagens de arrendar casa
- Paga por algo que nunca será seu
- Pode pagar um valor superior ao que pagaria se comprasse o imóvel
- Não constroi património
Crédito condiciona decisões financeiras futuras
Um dos aspectos implícito à compra de casa, para a maioria das pessoas, é a constituição de um crédito habitação. Ser titular de uma obrigação de crédito condiciona decisões futuras e retira flexibilidade financeira, pois as prestações do crédito são por norma mensais e mais ou menos constantes, dependendo da maturidade da taxa de juro associada ao crédito (a variabilidade da prestação ocorrerá de 3 meses a 5 ou 10 anos através de taxa fixa)
Cuidados a ter, aspectos importantes
Existem situações da vida que podem influênciar e condicionar a decisão de comprar ou arrendar casa, por exemplo a situação profissional, o estado civil e até a idade. Uma situação profissional pouco estável não é propícia à compra de casa e no caso de profissões que exigem grande mobilidade a aquisição de casa pode não ser bom negocio, pois estaria a pagar por algo que não usufruía. Comprar casa antes de constituir família também pode ser uma decisão arriscada, pois se os 2 tiverem adquirido habitação própria, irá sobrar um imóvel que terá de ser vendido ou arrendado.
O que mais condiciona a escolha
Muitos são os factores que influenciam a decisão, o património que se possui é um deles, se se tem muito dinheiro compra-se a habitação a pronto. No entanto esta decisão reduz a capacidade de investimento noutras áreas visto que já foi utilizado na habitação.
As taxas de juro associadas ao crédito habitação e a disponibilidade de crédito por parte das instituições financeiras também podem condicionar esta decisão. Um outro aspecto muito relevante é o mercado de arrendamento, pois os valores das rendas também podem influenciar a tomada de decisão.
O português quer ser proprietário
Todos queremos ter uma habitação para viver, e possuir casa própria é o grande objectivo da maior parte dos portugueses, pois considera-se o investimento imobiliário como um investimento seguro. O que é verdade é todos queremos ter o nosso espaço, mesmo que não seja a decisão mais acertada financeiramente cada qual é que deverá decidir o caminho a tomar. Nunca podemos esquecer que existem investimentos que resultam numa fonte de despesas, o automóvel e as casas para habitação própria são alguns desses investimentos.
