Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Compra e venda de domínios em Portugal

Artigo sobre o mercado de compra e venda de nomes de domínio em Portugal.

comprar vender dominiosVender um domínio de internet por milhares de Euros é o sonho de quem investe em domínios. Contudo não é fácil, diria mesmo que é pouco provável que se consiga vender um domínio de internet por valores acima de 5000 Euros no mercado português para domínios com palavras em português. Evidente que investir em domínios no contexto mundial com palavras em inglês é totalmente diferente de investir em domínios com palavras em português.

A tarefa de vender domínios é especialmente complicada para quem possui domínios com menos de 5 anos e será muito difícil que consiga vender domínios e ganhar dinheiro com isso. A razão é muito simples, os melhores domínios foram registados há muito. Não quer dizer que não se consiga registar alguns domínios razoáveis e fazer alguns negócios recuperando algum do dinheiro investido. Mas ganhar, ganhar dinheiro a sério, é pouco provável. O que poderá acontecer será mais amortizar o investimento.

Antes de mais, gostaria de referir que possuo cerca de 100 domínios .pt e 250 domínios genéricos (.com e .net). Invisto em domínios deste 2008. Curiosamente vendi o meu primeiro e único domínio de internet em 2012 (a uma empresa da Argentina). Comprei (domínio que pertencia a outra pessoa) também o meu primeiro domínio em 2012. Possuo interesse em comprar 6 ou 7 domínios, o que se tem revelado uma tarefa difícil.

O valor vem da escassez

A escassez cria valor, num mercado onde as possibilidades de registo de novos domínios é baixa, o valor do domínios já registados sobe. Toda a gente percebe isso. No caso do domínios .pt as possibilidades de registo são imensas, existem muitos bons domínios que ainda não foram registados. Assim, o valor de venda esperado dos domínios já registados é baixo, pois existem alternativas, em vez de comprar um domínio por centenas de Euros, regista-se um novo dentro do leque de opções disponíveis. O custo de registo de um domínio .pt ascende a pouco mais de 15 euros.

Se aquando da liberalização dos domínios .pt houve uma explosão de registos de novos domínios, e tal como avancei na altura no artigo: oportunidade de investimento única, está a chegar o momento da renovação dos mesmos. Vai haver muitos domínios que não vão ser renovados, ficando novamente disponíveis para registo. Só para dar uma ideia, 100 domínios equivale a um investimento anual na ordem dos 1500 Euros. Pessoalmente vou deixar “cair” (não renovar) 10 ou 12 domínios.

Vender a quem?

Uma das ideias fundamentais de qualquer negócio, é saber a quem vamos vender os nossos produtos ou serviços. No que diz respeito aos domínios é mais ou menos igual. Deverá ter um público alvo. Regra geral escolhe-se um alvo que possua capacidade financeira para  investir e possua interesse em comprar o que temos para vender. Na realidade as coisas nem sempre correm como esperamos.

Existem ainda domínios que são registados que não possuem qualquer target, espera-se que algum possua interesse na sua aquisição. Pois é possível que surja um interessado do nada. Existem diferentes tipos de domínios e diferentes abordagens ao investimento em domínios, possuo alguns artigos sobre domínios que podem ajudar.

Dimensão do mercado

Apesar da língua portuguesa ser um dos idiomas mais falados no mundo, não podemos esquecer que existem países que falam português mas que ainda não possuem influência (e utilização) na internet actualmente. O mercado português da internet resume-se ainda só a Portugal e Brasil. No caso dos domínios .pt o mercado resume-se a Portugal, com os seus 10 milhões de habitantes. Somos um país de pequena dimensão, possuímos vantagens, mas no caso dos domínios temos de ter consciência da dimensão do país e que as suas potencialidades não são as maiores.

O mercado dos domínios de internet em Portugal

Não havendo um verdadeiro mercado de domínios em Portugal, existe um mercado deficiente no que diz respeito à procura. Da parte da oferta existem já alguns “domainers”. Existem muitos vendedores e poucos compradores. Quem investe em domínios acredita que consegue vender domínios por valores elevados, mas o que acaba por acontecer é vender domínios a empreendedores que também já possuem domínios de internet, e que por norma não possuem muita capacidade financeira (existe naturalmente excepções).

Domainer: designação de quem investe em domínios de internet

Onde vender e comprar domínios em Portugal

Existem muitos locais de venda de domínios, mas especializados no mercado português existem apenas 2 locais. São os locais a seguir  quem quer vender domínios ou comprar domínios em português.

  • Fórum MaisTrafego – Na secção mercado -> domínios
  • Sedo.pt  ( mercado global )
  • Backorders.pt – Possui uma zona de mercado e permite também fazer backorders de domínios .pt. Backorder é registar um domínio que expirou e vai voltar a estar disponível para registo.

Exemplo de um caso pessoal

Quando ocorreu a liberalização dos domínios .pt, registei cerca de 100 domínios, grande parte desses domínios são para utilizar e uma percentagem pequena foram domínios especulativos, domínios que registei com o propósito de os vender e obter mais valias. Para isso, escolhi 2 sectores onde se encontram empresas com capacidade financeira: seguros e telemóveis. Tinha esperança de conseguir realizar algum negócio, mas nada. Dos contactos que desenvolvi (TMN, Vodafone, Optimus, OkTeleseguros, Nseguros e Segurodirecto) nem resposta obtive. Por uma razão simples, as empresas portuguesas não estão ainda motivadas para a aquisição de domínios, tal como não percebem o valor e utilidade de possuir bons domínios.

Não revelando quais são os domínios, posso dizer que a TMN registou um domínio xyz.pt e eu possuo o xyz.com. Quando vale então o meu domínio? Eu diria que pouco, pois não existe um real interesse na aquisição de quem o poderia querer, não havendo interessados no bem, o valor desce. De realçar que não pedi nenhum valor, disse apenas que possuía os domínios.

Eu gosto de domínios, mas não aconselho este investimento pois acarreta bastantes riscos, eu acredito que um dia será diferente e os domínios serão um activo valorizado no mercado português, falta só saber quando. Daqui por 10 anos?

Um “domainer” português é cada vez mais um coleccionador de domínios.

Pesquisa do blog