Companhia de seguros Açoreana
Artigo sobre a Companhia de seguros Açoreana
A Açoreana é uma das seguradoras portuguesas a operar no mercado segurador. Fundada a 2 de Abril de 1892 nasceu, como o próprio nome indica, nos Açores, mais precisamente em Ponta Delgada. Depois de um ano no ativo estende a sua atividade ao Continente abrindo escritórios em Lisboa e no Porto. Como consequência deste projeto de expansão, em 1972 a seguradora estava presente em quase todas as ilhas dos Açores, no Funchal e em todas as capitais de distrito no Continente.
Em 1996 a Açoreana é integrada no BANIF. Desta integração resultou um alargamento da rede de sucursais e, entre outros aspetos, a criação de um centro operacional em Lisboa e um centro de assistência e regularização de sinistros no Porto.
Em 1999 a seguradora adquire a Oceânica permitindo duplicar a rede de escritórios e aumentar o volume da produção. Segundo a própria Açoreana esta aquisição iniciou um novo ciclo na vida da Companhia ao estender a sua influência aos mercados do Continente e da Madeira.
Em 2000 a seguradora adquire cerca de 99% do capital social da seguradora O Trabalho. Com esta compra a Açoreana volta a crescer ultrapassando os 80 pontos de venda. Em 2002 a Açoreana ocupa um lugar de grande visibilidade no panorama das seguradoras em Portugal gerindo um volume de negócios de cerca de 250 milhões de euros.
Evolução da Açoreana
Recentemente a imagem da Açoreana também foi alterada. O novo logótipo reforça a criação de sinergias entre as empresas do grupo BANIF. A nova imagem transmite os valores da seguradora: confiança, humanismo, eficácia, inovação e ambição – “ter a força de acreditar” tal como é apregoado no anúncio publicitário.
Atualmente a Açoreana adquiriu a Companhia de Seguros Global, o que lhe permitiu aumentar ainda mais o seu volume de negócios posicionando-se em 3º lugar no ranking das seguradoras portuguesas.
Princípio da verdade
Tendo sempre como princípios uma política de verdade, a Açoreana desenvolve um conjunto de procedimentos que visam combater qualquer situação de fraude. Ultimamente as seguradoras têm estado mais atentas à prevenção de situações fraudulentas. A indução em erro em caso de sinistro provoca situações nefastas para todos, pois ao aumentar o volume de indemnizações aumenta igualmente os preços dos seguros.
Para o bem de todos estas situações devem ser sempre denunciadas. Com este propósito a Açoreana disponibiliza duas formas através das quais pode dar informações sobre situações fraudulentas: um nº verde 800206635 ou através de um formulário on line disponibilizado na site da Açoreana em www.acornet.pt. A seguradora garante sigilo sobre os dados da pessoa que faz a denúncia. Não hesite pois em denunciar situações deste género!