Como se ganha dinheiro em organizações sem fins lucrativos
Saiba Como se ganha dinheiro em organizações sem fins lucrativos. Existem muitas formas de obter rendimentos através de instituições que desenvolver actividades nobres
Uma organização privada sem fins lucrativos tem como objecto social promover uma causa, ajudar pessoas ou promover actividades, como a cultura, desporto, educação ou simplesmente ajudar pessoas desfavorecidas. É gratificante poder ajudar os outros e existem boas razões para ajudar os outros, mas eticamente não podemos utilizar os fundos captados em benefício próprio.
Este artigo explora um pouco este assunto. Pois por vezes somos abordados por apoiantes/defensores de causas que nunca mais acabam. Se em certa medida temos o dever cívico de ajudar, também existem razões para não o fazer. Existem formas de ajudar os outros sem ter de doar dinheiro!
Ganhar dinheiro com donativos
Apesar de aparente ser uma boa causa muitas destas organizações têm outros objectivos! O objectivo de ganhar dinheiro com base em donativos, contribuições e apoios.
Quando as pessoas que estão à frente deste tipo de iniciativas são jovens, demasiado jovens, a questão fica no ar! Porque está esta pessoa à frente deste organização? Não que a idade, ou juventude tenha algo de errado, o problema está sempre nas pessoas. Se umas tem um espírito de missão outras não o têm.
Pessoalmente gosto de ver à frente pessoas que já não tem interesses financeiros, a fundação do Bill e Melinda Gates é um desses exemplo. A fundação tem como objectivo principal ajudar os outros. Distribuindo riqueza, a deles próprios juntamente com os fundos que conseguem angariar e com a sua própria fortuna pessoal. Existem muito outros exemplos mas geralmente pessoas já com uma certa idade e que querem deixam um legado.
A causa é só para o marketing
Por vezes damos conta de centenas de organizações que têm um objectivo nobre e onde é possível ajudar causas que merecem a nossa atenção. Contudo nem sempre as pessoas que estão por detrás destas organizações tem a ética necessária para desenvolver uma actividade de cariz social ou humanitário porque:
- A organização é apenas um veículo para não pagar impostos. Isto desvirtua tudo pois é uma forma legal de não pagar impostos.
- A organização é forma de ganhar dinheiro. Através da inclusão de facturas de serviços e produtos que pouco ou nada têm a ver com o objecto da sociedade.
Vi em tempos uma mini organização portuguesa que já estava a expandir-se e a lançar o projecto (causa) no Brasil e até dá para rir. Ficam as férias pagas, como que se fosse trabalho para a organização.
Mostrem as contas
Eu sou a favor e apoio este tipo de iniciativas, contudo exige-se clarificação das contas. Defendo que as contas (demonstrações financeiras) destas organizações deveriam ser tornadas públicas, seja através de um portal do Governo ao através do website da própria organização.
Só assim é possível analisar para onde vai o dinheiro que lhes é doado: se para as causas e seus beneficiários se para aquisição de viaturas topo de gama dos administradores/promotores ou viagens para destinos paradisíacos e que nada têm a ver com a defesa da causa. Almoços e outras formas de “estourar” o dinheiro que supostamente seria para apoiar a causa que esteve na origem da organização.
As pessoas que trabalham nestas organizações
Nem todas auferem salário. Existem muitas pessoas com voluntarismo e que por vezes participam em determinadas acções e não estão cientes de como funciona realmente a organização para a qual cedem o seu tempo. Como podemos verificar pode ainda “contratar” funcionários/trabalhadores a custo ZERO. É um negócio do outro mundo!
Conclusão
Se os donativos vão para despesas administrativas, então não se ajudam os beneficiários das causas, mas sim os detentores dessa organização e seus amigos/parceiros. Com base num doença, numa condição social ou em algo desfavorecido pode criar-se um organização sem fins lucrativos. Motivos não faltam para fundamentar a criação de um negócio com base em donativos.
Cada vez gosto menos de trafulhices e esquemas para enganar o próximo!