Como se avalia o sucesso de um negócio ou empresa
Saiba como fazer a avaliação do sucesso de uma empresa através dos sinais exteriores de riqueza. É também possível simular o sucesso, com falsas aparências
Avaliar um empresa pode ser um processo bastante complexo e rigoroso através de modelos de avaliação. Assim teoricamente para avaliar uma empresa apenas necessitaríamos das demonstrações financeiras da mesma, Balanços, Demonstrações de resultados, etc. Contudo e à parte dos valores sempre subjectivos como a valorização de uma Marca, também teríamos de contar com a iniciativa da mesma avaliação, são os proprietários que querem vender ou receberam uma proposta de compra?A partir daqui poderíamos chegar a um valor.
Mas este artigo aborda o sucesso de um empresa e não o seu valor, o sucesso é um conceito bastante difícil de definir medido muitas vezes subjectivo. Tal como uma pessoa, uma organização é avaliada pelos outros de forma superficial e não aprofundada. Por exemplo as primeiras impressões são fundamentais nos relacionamentos humanos.
Como se mede o sucesso de uma empresa
O sucesso está directamente relacionado com aquilo que se atingiu, assim podemos considerar os prémios e distinções que a empresa recebeu para efectuar esta avaliação por vezes bem errónea. Pois a avaliação terá como base aquilo que se vê e é caso para dizer que as aparências contam, neste caso bastante.
Uma das verdades é que o sucesso está directamente relacionado com o que aparenta, assim os bens materiais da organização vão determinar a primeira avaliação.
Por exemplo: quando uma pessoa vai a uma entrevista/reunião faz logo a avaliação da empresa, entrar numa garagem sem nenhuma referência à empresa pode não ser bom indício. Descredibilização da empresa e do próprio negócio!
Factores que podem condicionar a imagem da empresa
Instalações
A dimensão das instalações podem dar uma ideia aproximada da dimensão da empresa. Possuir umas instalações imponentes pode demonstrar robustez financeira da empresa, podendo por isso ser uma factor a ter em conta na hora de efectuar uma negociação.
Localização
A localização é até por vezes um factor competitivo de sucesso da actividade da empresa, mas na óptica da avaliação superficial de uma organização, temos de referir que existem localizações premium, que credibilizam a organização, sendo por isso uma forma de captar mais clientes.
Sócios
Possuir sócios ou detentores de capital com reconhecimento público que transferem parte da sua imagem para as empresas que possuem. Assim uma empresa igual a tantas outras, que tenha um sócio com poder mediático, pode utilizá-lo com vantagem competitiva face à concorrência, pois a percepção e avaliação da empresa fica condicionada.
Clientes
Possuir clientes de referência ou grandes clientes pode indicar a excelência do negócio, pois pode indicar que a empresa consegue satisfazer as exigências de organizações com maior poder negocial. Os clientes que se conquistam podem indicar perfeitamente o sucesso do negócio.
Parque automóvel
Chegar a uma empresa onde existem 20 automóveis com logótipo da empresa junto da sede, pode ser completamente diferente de chegar e não encontrar uma única viatura com alguma publicidade à empresa. O que tende a ser avaliado!
Imagem corporativa
O design é um dos factores que leva à compra, os elementos que constituem a imagem pretendem transmitir uma mensagem e o logótipo ou a Marca pode ser motivo de avaliação pela imagem que transmitem.
Website
É incontornável que uma empresa deverá possuir um website de apresentação institucional no mínimo, este deve ser simples e atrativo, permitindo aceder às várias páginas com facilidade. O website é por vezes o primeiro contacto com a organização. O website criará uma imagem nas pessoas, convêm por isso que seja positiva pois é mais um escrutinador da empresa.
Colaboradores
Os recursos humanos de uma empresa são quem corporiza a instituição, assim os seus atributos, como o rigor, aparência, conhecimento, comunicação, podem ser factores de avaliação da própria empresa. Não é por acaso que muitas empresas utilizam uniformes ou fardas.
O sucesso de uma empresa pode estar directamente relacionado com as aparências, o que não foge muito dos mesmos estereótipos utilizados na percepção que temos dos outros, contudo temos de realçar que às vezes as aparências enganam !