Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como montar um restaurante, dicas e ideias

Para montar um restaurante são necessários mais do que dotes culinários, é preciso construir um espaço agradável para os clientes por forma a satisfazer plenamente os consumidores. Por detrás de um restaurante deve estar uma estratégia, com vista a concretizar os objectivos. Pois para além do objectivo financeiro que nunca deve ser descurado, existe a fidelização do cliente e que assegurará receitas para o futuro.

Tipo de restaurante

Antes de mais há que saber que tipo de restaurante queremos montar, clássico, refeições rápidas, especializado ou exótico. Um restaurante clássico adapta-se em muitas situações e pode ser o conceito que colhe mais adeptos. As refeições rápidas podem ser a solução ideal para locais onde o espaço é reduzido e para o rendibilizar será necessário servir muitas pessoas em pouco tempo. Os restaurantes temáticos são uma forma de se diferenciar, seja através de gastronomia por país ou até pelo tipo de alimentos servidos.

Localização

A localização possível dependerá muito do que pretende, se a ideia for servir almoços então o centro das cidades ou zonas industriais podem ser a solução. Se deseja servir mais jantares, a localização ideal pode passar por escolher uma zona mais residencial. Se a ideia for servir refeições rápidas, os centros comerciais podem ser a solução.

Existem restaurantes que podem ser localizados em qualquer parte dentro das grande cidades, que terão sempre procura, caso ofereçam vantagens aos clientes ou sejam simplesmente únicos.  Se oferecer uma relação preço/qualidade muito favorável, provavelmente terá publicidade boca-a-boca o que fomentará o crescimento do estabelecimento.

A originalidade do restaurante também pode tornar o restaurante único, seja pela localização, local inesperado ou pelo conceito escolhido. Por exemplo junto a uma falésia, junto ao mar, ao lado de um local famoso.

Ementas

No que diz respeito às ementas, existem algumas ideias que podem ser utilizadas: ementa fixa, pratos do dia, ementa reduzida ou ementa extensa. A ementa determina muitos aspectos, se se utiliza pratos do dia, ou seja prato diferentes todos os dias é na tentativa de fidelização de clientes, assim as pessoas podem frequentar este estabelecimento todos os dias e fazer aí as suas refeições, as refeições são servidas com maior rapidez um vez que os pratos já foram cozinhados. Uma ementa fixa, onde se destacam as especialidades da casa convida a uma utilização esporádica (de vez em quando). Uma ementa fixa pressupõe mais tempo para fazer as refeições, pois em principio os pratos são feitos no momento.

Decoração

Parecendo ser um aspecto acessório, pois a comida é um dos principais, a verdade é que gostamos de estar em espaços agradáveis. É uma das variáveis que influencia de forma decisiva, pois se os clientes entrarem e saírem sem fazerem consumo não ganha nada. Para além dos aspecto exterior, o ambiente do espaço deve ser um convite a sentar. para além das cores utilizadas. temos de pensar em toalhas, mesas, talheres, flores, quadros, odores, etc.

Nível de preço

O preço faz a selecção natural dos clientes, se for barato pode ter todo o tipo de clientes, se tiver um preço elevado reduz o número de potenciais clientes. O preço reflete muitas vezes a o tipo de qualidade dos alimentos utilizados na confecção das refeições ou pode ser fruto da localização, nas zonas turísticas algarvias pode-se constatar isso mesmo. Um conclusão que dá que pensar é que os melhores restaurantes são sempre caros.

Dimensão

O espaço é tudo, é quase impossível fazer um restaurante de requinte em poucos metros quadrados, na maioria dos casos, cada vez me convenço mais que não existem impossíveis. O espaço e número de mesas é condicionado por este pormenor, assim a capacidade para servir refeições está directamente relacionada com o número de lugares sentados.

Um manual de apoio às pequenas unidades de restauração e bebidas criado pela Camara Municipal de Coimbra que pode ser interessante, com bastante informação técnica, pode ser encontrado aqui

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.