Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como iniciar e gerir um projecto na internet

Como tudo na vida, uma boa Gestão é fundamental para ter mais qualquer coisa, seja ela: dinheiro, tempo, qualidade de vida, lucros, etc. Se aplicarmos o pensamento de Gestão a projectos ligados à internet, teremos melhores resultados, maiores probabilidades de sucesso e também mais profissionalismo. Os mandamentos da Gestão são essenciais para optimizar recursos, extraindo o máximo, potenciando assim os resultados. Sem eles podemos dizer que andamos à deriva, seja no mundo empresarial ou simplesmente no ambiente web menos profissional.

Aproximando e adaptando o pensamento de Gestão à internet, temos os seguintes passos:

Planear

O primeiro passo é pensar, onde queremos chegar e como lá vamos chegar. O planeamento é fundamental, planear todas as variáveis do projecto, definindo objectivos e metas a atingir. Alguns desses objectivos poderão ser: Nº de visitantes, nº de subscritores, receitas do site, taxa de crescimento, etc. Sem saber o que queremos como podemos ser bem sucedidos.

Estruturar

Depois de definir os objectivos, delineamos ou definimos como vamos atingir esses objectivos, construindo a estratégia para atingir os fins. Com os meios ao nosso dispor, por exemplo quantos artigos publicar por semana (no caso de um blogue) , sabemos que existe uma correlação forte entre o número de artigos publicados e o número de visitantes vindos dos motores de pesquisa. Como será feita a divulgação do projecto nas redes sociais, de que modo pretendemos cativas a audiência são alguns aspectos a ter em mente na hora de alinhar os meios com os objectivos. Quanto pretendemos investir em promoção e divulgação do projecto e a distribuição desse investimento ao longo do tempo.

Delegar

Este vector da Gestão é essencial e como tal deverá ter muita atenção da sua parte. Para isso e pressupondo que é você que executa todas as tarefas, delegue sobre si mesmo, definindo o que fazer e quando fazer para que tudo corra como planeado. Na auto-gestão é tudo mais complicado derivado da não especialização. Assim contratar programadores, especialistas ou designers profissionais é o caminho certo para que a qualidade do projecto não seja colocada em causa. Saber delegar é uma arte.

Controlar

Seguir a evolução e fazer ajustes não tem nada de errado,  programas de fornecimento de estatísticas devem ser analisados para fazer correcções na estratégia delineada, ou até mesmo fazer mudanças e melhoramentos a todos os níveis, contribuindo para a realização dos objectivos iniciais. Analisar desvios e fazer os devidos ajustes, por vezes são pequenos aspectos que, têm uma importância fundamental. Uma imagem mal posicionada pode afastar um visitante no primeiro minuto no site.

Comentários

  1. Paulo Lopes diz:

    Ola
    Gostaria de ter um investidor particular para um grande projecto interessante de Portal de Internet. Pela minha pesquiza ainda não existe semelhante em Portugal
    Obrigado

  2. Nuno diz:

    Olá Paulo
    Se não existe e tem possibilidades de sucesso pode ser uma boa ideia. Caso queira partilhar a ideia comigo é só utilizar a página : http://investidor.pt/contacto

    Para eu participar, depende muito do que achar da ideia. Eu já tenho vários projectos online 😉

    Votos de sucesso