Como criar um jornal gratuito. Continuação.
Saiba como criar um jornal gratuito. Conheça as formas de extrair rendimento de um meio de comunicação sem custos para o leitor
Depois de abordar o negócio dos jornais gratuitos, ficaram alguns aspectos importantes por mencionar, voltamos a focar-nos neste negócio que tanto interesse tem suscitado. Assim pretende-se complementar a informação com mais algumas ideias para poder produzir uma publicação. Não é de todo um plano de negócios que se pretende, pois será sempre necessário analisar o mercado e definir estratégias para superar a concorrência. São questões de carácter operacional.
Criar a estrutura do jornal
Da lista de necessidades inclui-se um programa informático onde seja possível fazer paginação. Quando estagiei no Jornal Gazeta do Interior (Castelo Branco) em 1995 utilizava-se o Page Maker, muito intuitivo, mas ao que parece foi descontinuado tendo sido substituído pelo InDesign da Adobe que custa cerca de 700 Dolares.
Depois de criado o layout inicial, a estrutura base do jornal, o papel de um designer profissional pode aqui dar um grande jeito, será só fazer a inserção dos textos e das imagens, no ambiente pré-criado.
A apresentação é muito importante, a escolha das cores o tipo e tamanho de letra, tudo tem a sua relevância. O número de imagens a utilizar. Definir as páginas fixas. Definir a estrutura do jornal.
Uma imagem vale mais do que mil palavras
As imagens para fazer a ilustração da publicação são bastantes fáceis de conseguir e por preços muito em conta, deixo aqui o banco de imagens a que recorro quando necessito de fazer uma ilustração mais profissional, pois os preços são bastante acessíveis. Fotolia. Contudo, utilizo principalmente fotografias tiradas por mim, mesmo que não tenham muita qualidade. Assim posso ir melhorando as minhas técnicas de captação de imagem.
Criar um política editorial de selecção para que o jornal se mantenha constante ao longo do tempo, não vá fazer um edição com metade de informação desportiva e na edição seguinte esquecer-se de referir actualidades do desporto.
Encher (leia-se preencher) a publicação
Existem assuntos de que não é necessário saber muito para preencher o espaço. A meteorologia é daqueles que pode figurar em quase todo o tipo de publicações. As frases da semana ou do dia, podem ser retiradas de dizeres populares, ou então com o passar do tempo de edições antigas (ninguém dá por nada!) Dependendo do público pode considerar introduzir-se anedotas e passatempos.
Depois do último parágrafo, que até pode fazer rir, relembro um negócio milionário que assenta neste tipo de conteúdo, em que apenas se adiciona publicidade local, conteúdo humorístico e números da sorte, como Euromilhões e lotarias. É o Coffee News, exactamente, um franchising de baixo investimento, onde se distribuem folhetos de cor bege por tudo o que é restaurante da zona de actuação do franchisado.
Contratar a produção
Para terminar este capítulo, gostaria ainda de referir que para um empreendedor entrar neste negócio poderá não necessitar de produzir a publicação. Fazendo o outsourcing total da produção num agência de comunicação ou publicidade. Regra geral qualquer pequena empresa conseguirá fazer isso. Os preços praticados variam com a extensão e qualidade requerida. Pessoalmente preferiria ser eu próprio a realizar esse trabalho, pelo gozo. Sabendo mesmo assim que para se ganhar dinheiro, contrata-se.
Nunca é demais lembrar que para qualquer projecto de investimento é necessário elaborar um plano de negócios onde se pode aferir a viabilidade financeira do mesmo.
No próximo artigo irei focar os aspectos legais inerentes à criação de um jornal, seja ele gratuito ou não, juntamente com as entidades a que se deve recorrer para iniciar um Orgão de Comunicação Social.