Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como criar produtos inovadores? Ideias simples.

Criar um negócio com base num produto é bastante comum. É o produto estrela que vai ser a catapulta do negócio. Existem muitas marcas que estão associadas a um produto e também tipos de produtos que estão associadas a determinada marca. Assim descobrir um produto novo, um novo conceito ou uma nova utilização para um produto pode ser inovador sem ser altamente tecnológico, como muitas das vezes está associada a palavra inovação. Inovação é apenas algo novo, seja a sua origem qual for.

A criação de novos produtos pode surgir através de vários processos:

ID, inovação e desenvolvimento, procurando novas soluções através da investigações. Muitos destes novos produtos são patenteados, pois requerem um nível de conhecimento bastante aprofundado, estão a cargo geralmente de de cientistas.

Marketing – Através de estudos de mercado procura-se perceber o que os consumidores desejam, posteriormente cria-se um produto para a satisfação dessa necessidade. Pelo menos em teoria é assim.

Ideias geradas. A técnica que requer menos conhecimentos, basta criatividade para poder inventar um novo produto. Poderá ver no artigo técnicas para a geração de ideias, como se consegue gerar ideias facilmente. Depois se são  úteis é outra história. Mas são estas as técnicas que estão acessíveis a qualquer pessoa. Aliás muitos dos novos produtos têm origem quando um indivíduo quer algo e não existe, assim cria ele próprio o produto. Uma área onde se pode ver isso são todas as ferramentas especificas que existem para o mundo automóvel.

Técnica mais simples para a criação de novos produtos

Mas existem formas de criar produtos sem ter que recorrer a nada do que foi dito atrás. Assim basta juntar 2 produtos existente num só. Criando um novo produto. Ou até mais, por exemplo o canivete suíço tem multíplas funções. Existem ideias bem simples, colocar uma borracha na extremidade de um lápis foi uma delas. Talvez a ideia que toda a gente tenha em mente seja mesmo os champoos 2 em 1 (champoo + condicionador).

Criar novas ideias

Escolhe-se um produto e pensa-se que outro produto poderia ser agregado ao mesmo fazendo subir a sua utilidade. Existem possibilidades infinitas! De realçar que nem todas são exequíveis ou terão sucesso comercial. Mas no meio de tantas ideias que podem ser geradas através deste processo,  pode ser que se encontre alguma que valha a pena apostar.

Exemplos de produtos já existentes

  • Chocolate + brinde surpresas = ovo surpresa
  • Água + limão = Limonada ou Frize limão
  • Água + gás = água gaseificada
  • Àgua gaseificada + glucose = gasosa
  • Carro + barco = Carro anfibio
  • Moto + carro = moto 4
  • Moto + barco = Mota de água
  • Moto + Sky = Mota de neve

Tendências e oportunidades

As águas com sabores são um óptimo exemplo como a junção de 2 produtos num conceito podem ter algum sucesso. Que pode ser transposto para outros produtos, nomeadamente: o azeite com vários sabores. É só juntar condimentos ou ervas aromáticas.

Comentários

  1. luciano de toledo diz:

    hoje tive uma ideia,que pode ser inovadora no mercado.
    O item e para utilidades domiciliar,pesquisei e nao vi nada igual ou parecido.
    quero saber como posso desenvolver ou criar este produto.

    • José da Rosa diz:

      Essa é que é.
      Ideias não faltam, o problema é depois porque antes de o tentar produzir tens que o proteger.
      Sem patente não tens modo de vender a tua ideia.

  2. felipe diz:

    Ha alguma empresa que produziria algum objeto que eu inventasse?

    • Nuno Casimiro diz:

      O que mais existem é fábricas para produzir tudo e mais alguma coisa.
      Basta ter dinheiro para pagar a produção

    • Harley diz:

      Olá, tenho interesse na sua idéia. Possuo uma metalúrgica com mais de 30 anos de mercado e estamos aceitando novas propostas e desafios.

      • Marcos diz:

        Tenho uma ideia e penso que voce me poderia ajudar ao construi la, é uma ideia que atinge todas a fases etárias e decerto terá bastante utilidade no dia a dia dessas pessoas em questao. Gostaria de saber se me pode ajudar. cmpts

  3. Ricardo Rocha V.Boas diz:

    Desenvolvi a primeira Eco raquete do mundo de alta resistência e gostaria de introduzi-la no mercado, com sou cientista do esporte , também desenvolvi um projeto de um novo esporte , e tem sido de muita aceitação por parte de todas as pessoas . Uma novidade que engloba , sustentabilidade , inovação , esporte, saúde , preservação ambiental e inclusão social . Fico no aguardo para explicar melhor as diretrizes do projeto . Prof: Ricardo 55 12 31443135

  4. Francinete diz:

    Tenho produto para oferecer no mercado mas, não tenho como criar . E um produto novo q todo ambiente tente a possuir.