Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como avaliar um domínio de internet

Saiba como avaliar um nome de domínio. ideias para a fazer a avaliação de domínios de internet

Todos os domínios têm um valor de mercado, sendo por vezes muito difícil determiná-lo. Existem empresas especializadas na avaliação do activo que para o caso é um domínio da internet. Contudo fazer a sua avaliação pode acarretar um custo que poderá ser superior ao valor do domínio. Assim torna-se evidente que a lei do mercado é que dita o seu valor. Colocando o domínio em leilão saberemos ao certo qual o valor que alguém está disposto a pagar para o possuir nesse momento.

Existem alguns factores que podem ser determinantes para a avaliação do domínio pelo menos teoricamente:

Extensão do domínio

Será mais ou menos consensual que a extensão mais valorizada é o (.com) superando em boa percentagem as extensões alternativas, nomeadamente o (.net) e o (.org). Ter o domínio nas 3 extensões mais procuradas acrescenta substancial valor a todos eles.

Domínio em si

A composição do domínio é muito importante e um dos aspectos muito valorizados, se o domínio for composto por uma palavra em inglês valerá mais do que aquele que utilizar uma palavra num outro idioma, tudo isto sem erros ortográficos. Dependerá também da palavra em questão.

Mercado potencial

Quanto maior for o número de potenciais interessados maior irá ser o seu valor. É a lei da procura e oferta a funcionar. Quando maior e mais desenvolvido for o mercado, maiores são as possibilidades de encontrar pessoas ou empresas que valorizam os domínios.

Nicho de mercado

Existem sectores de actividade que estão mais expostos à internet, logo um domínio relacionado com cartões de crédito tenderá a ser mais valorizado do que um relacionado com água, pois um consegue vender-se online e as vendas de água na internet são residuais, se as houver.

Utilidade do domínio

Se o domínio estiver relacionado com algo que ainda não existe mas poderá existir em breve ou relacionado com algo exequível no futuro também poderá ser tomado em conta.

Tamanho (número de caracteres)

Quanto menos caracteres tiver o domínio, também mais valorizado será, por exemplo domínios com 3 caracteres já não estão disponíveis para registo, sendo agora vendidos a preços bastante substanciais.

Remuneração e tráfego

Se o domínio tiver tráfego natural, ou seja, é conhecido o seu nome e a pesquisa é direccionada para esse domínio em particular é um factor que em termos de cotação fará toda a diferença, se por outro lado obtiver rendimentos deverá também ser tido em conta sendo este um dos factores mais valorizados, pois o domínio só por si consegue gerar receita.

Para concluir importa referir que a demonstração de  interesse por parte de alguém poderá valorizar o seu activo pois se interessa a uma pessoa poderá também interessar a mais, a melhor coisa a fazer é um leilão, assim ninguém sai enganado.

Curiosidade: O domínio Euro2030(.)com já está registado, e o evento só acontece dentro de 20 anos.

Os domínios mais valiosos vendidos nos últimos anos

As pérolas ou cerejas em cima do bol0, quem não queria possuir um destes domínios, são transacções como as que de seguida vão ser apresentadas que me motivaram a investir em domínios. Nada melhor do que um exemplo de quanto podem valer.

Os domínios mais caros do mundo:

Domínios transaccionados em 2006

  1. Diamond.com vendido por $7,500,000
  2. Vodka.com vendido por $3,000,000
  3. Cameras.com vendido por $1,500,000
  4. NAV.no vendido por $717,978
  5. On.com vendido por $635,000

Domínios transaccionados em 2007

  1. Porn.com vendido por $9,500,000
  2. Seniors.com vendido por $1,800,000
  3. Tandberg.com vendido por $1,500,000
  4. Scores.com vendido por $1,180,000
  5. Chinese.com vendido por $1,120,000

Domínios transaccionados em 2008

  1. Fund.com vendido por $9,999,950
  2. Pizza.com vendido por $2,605,000
  3. DataRecovery.com vendido por $1,659,000
  4. Kredit.de vendido por $1,169,175
  5. Invest.com vendido por $1,015,000

É sempre difícil avaliar um domínio e saber o seu valor justo, mas se alguém está disposto a despender este tipo de somas, de certeza que não pensa em perder dinheiro, será que o negócio dos domínios é como o da arte e raramente desvaloriza. E pensar que tudo começa com o registo que custa menos de 10 Euros!

O valor de um domínio é sempre difícil de avaliar, mas resumidamente e tal como no mercado de acções, se existe procura o preço sobe e se não existe o preço desce, assim existem com certeza domínios que não valem “praticamente” nada e outros que valem uma fortuna.

Pesquisa do blog