Começar um negócio sem investimento inicial
Saiba como começar um pequeno negócio sem necessidade de capital inicial.
Para iniciar um negócio não é necessário dinheiro. Existem alguns modelos de negócio que permitem o seu lançamento sem ser necessário qualquer investimento inicial. As hipóteses são várias e algumas foram já aqui apresentadas, por exemplo algumas ideias foram afloradas no artigo abrir um negócio com pouco dinheiro.
Tendo esta ideia como base (Começar um negócio sem investimento inicial) e onde o risco financeiro é nulo, chegamos à conclusão, que para ter um negócio basta apenas querer e ter tempo para o desenvolver. Como somos nós que gerimos o nosso tempo, são 24 horas num dia, se dormirmos 8, utilizarmos 2 horas para refeições, ainda nos sobram 14 horas para produzir ou simplesmente fazer coisas.
Antes de listar as alternativas, e há-as para todos os tipos de pessoas e géneros, há que referir que se o investimento financeiro tende para zero, o investimento ocorre em tempo em forma de trabalho e a remuneração sob a forma de objectivos. Os negócios relacionados com a internet ficam de fora deste artigo.
Tem de se fazer alguma coisa para ganhar o dinheiro, normalmente são vendas. Ninguém dá nada a ninguém.
Dar explicações
Um exemplo clássico e bastante antigo: dar explicações. Esta actividade pode ser realizada por professores e alunos. Um aluno do 11º pode dar explicações com facilidade a outro aluno do 7º basta que tenha jeito e goste de saber mais. Para um professor dar explicações acaba por ser um rendimento extra, enquadrado na sua vocação. O que é necessário: o passar a palavra nas escolas é a melhor divulgação. Esta oportunidade restringe-se ao meio escolar.
Formação – Workshops
Cada vez mais o conhecimento é um recurso que pode ser capitalizado, assim quem sabe pode utilizar esse conhecimento e transformá-lo num negócio. Com um investimento mínimo podem ser organizados colóquios e workshops sobre quase todos os assuntos. Seja Workshops culinários, Workshops sobre técnicas mecânicas, workshops sobre gestão de páginas do Facebook, workshops pastelaria, workshops de criatividade, Workshops financeiros, etc. Não é difícil organizar um evento, basta ter assunto, depois mediante o valor das inscrições (pagamento antecipado) será só reservar uma sala num hotel para a realização da iniciativa.
Recentemente fui a um workshop de alimentação vegetariana, realizado na cozinha de uma escola.
Fazer angariação de clientes e mediação
Existem geralmente 2 tipos de mediação que podem ser transformados num negócio, são negócios de venda de serviços. Na vertente mais simples não é necessário qualquer investimento financeiro para lhes aceder, embora por vezes seja necessário possuir formação específica para aceder a estas oportunidades. Ser mediador de seguros, ou ser um mediador de crédito (os chamados consultores financeiros) permite obter rendimentos sobre clientes angariados para determinada instituição ou simplesmente receber uma comissão pelas suas vendas.
Ser angariador, levar clientes para uma empresa de forma pura, pode ser realizado de diversas formas, seja através de contactos
Onde procurar: Seguradoras, mediadores de seguros (com dimensão), imobiliárias e empresas de telecomunicações.
Vender à comissão
Depois da venda de serviços, existe um mundo inteiro de possibilidades de venda de produtos que pode ser realizada através de vendas à consignação ou até mesmo vendas por catalogo. Existem nesta capitulo algumas empresas ou produtos mais famosos, mas também existem oportunidades por explorar. Pois quando as oportunidades são abertas, qualquer um pode vender caminha-se para a hiperconcorrência. Provavelmente não há em Portugal quem não conheça a tupperware, ou quem não conheça alguém que venda e as famosas reuniões de chá/lanche para apresentação de produtos. Existem empresas em que os produtos de demonstração têm de ser adquiridos.
Algumas empresas que vendem os seus produtos através distribuidores independentes ou comissionistas
- Electrodómesticos de Cozinha: Bimby
- Utensílios de cozinha: Tupperware
- Sistemas de limpeza (aspiradores): RainBow, Kirby e Ritello
- Suplementos alimentares: Herbalife
- Cosmética: Avon, Oriflame
- Empresas de publicidade, venda de publicidade à comissão
- Empresas de segurança, venda de extintores e ou alarmes à comissão
Nalguns dos casos anteriores, os produtos são vendidos com base na estratégia de demonstração de produto nos próprios lares das famílias, o que coloca o produto logo dentro de casa e depois é só pagar :-)
A técnica das demonstrações é uma boa forma de impulsionar vendas, a imagem deste artigo é uma das “ferramentas de cozinha” mais utilizada cá em casa. Adquirida numa feira (FIL artesanato) há alguns anos atrás, não propriamente barata mas que se revelou uma aquisição muito útil. Pois por vezes compram-se equipamentos ou utensílios que raramente são utilizados (desperdício financeiro).
Mais algumas ideias podem ser encontradas na secção negócios de baixo investimento
Os melhores produtos para vender são os que ainda não são vendidos através de distribuidores. Para fazer isso acontecer será necessário contactar as indústrias que produzem o produto que se pretende vender bem como as empresas do sector em que se prende comercializar. Muitas oportunidades estão em aberto, pois quem não pretende vendedores comissionistas para os seus produtos, onde o encargo financeiro é zero? As receitas provêm dos resultados ou seja através das comissões de venda.
Por vezes somos tentados a pensar que para iniciar um negócio é necessário muito capital, mas nem sempre é assim. É certo que o negócio propriamente dito não é nosso, mas recebemos em função do que realizamos, tal como quando possuirmos um negócio. É o risco do empreendimento.
A experiência em vendas é fundamental para criar um negócio, por isso nada melhor que aprender a vender, para depois utilizar essa experiência em benefício próprio.
Tal como tudo, começar um negócio sem investimento inicial tem as suas desvantagens, pois na maior parte dos casos não existem patamares mínimos de remuneração. No limite e no pior dos cenários todos os esforços de venda ou de execução de serviços podem traduzir-se em perdas: por exemplo de tempo. Já se a actividade requer deslocações acabamos forçosamente por incorrer em perdas. São os riscos de grande parte destes negócios. Mas penso que não são inibidores da não experimentação.
