Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Casa Segura com o Seguro multi-riscos Habitação

Além do mau tempo, este Inverno provocou também o aumento de participações de sinistros multirrisco nas seguradoras. Os motivos foram vários: inundações, aparelhos eléctricos que sofreram descargas eléctricas ou mesmo telhados que voaram . Se é daquelas pessoas que pensam que as seguradoras só são boas na altura de receber, então está na hora de rever o seu seguro multirriscos.

A maior parte das entidades bancárias obrigam à subscrição de um seguro multirriscos. Mas a maioria fá-lo apenas para o imóvel e muitas vezes unicamente para o valor do empréstimo. Para poder dormir descansado deve possuir seguro para o imóvel e para o recheio com coberturas abrangentes e, de preferência, sem franquias. O valor a segurar deve ser o da reconstrução. Se tiver dúvidas a este nível, as seguradoras dispõem de uma tabela que calcula o custo do m2 na zona pretendida. É só fazer as contas para ter uma ideia de quanto custa a reconstrução da sua habitação.

Mas atenção! Um seguro multirrisco para a habitação não cobre tudo. É necessário ter conhecimento das coberturas que está a contratar, os capitais que abrange e as exclusões. Se estiver bem informado na altura da subscrição do seguro, também o estará se precisar de fazer uma participação de sinistro.

As coberturas deste seguro variam de seguradora para seguradora. No entanto, todas parecem concordar nas coberturas que devem fazer parte do seguro base: o risco contra incêndio. Ao susbcrever esta cobertura ficam garantidos os danos causados ao bem seguro (imóvel e recheio ou só imóvel ou só recheio) em consequência de incêndio, queda de raio ou explosão. Ficam ainda seguros os danos causados pelo meios empregues no combate ao incêndio, assim como pelo calor, fumo ou vapor provocado pelo incêndio propriamente dito.

Além desta cobertura muitas outras podem ser subscritas. Vamos analisar algumas delas.

Furto ou roubo

Com a contratação desta cobertura ficam garantidas as perdas ou os danos resultantes do furto ou roubo dos bens seguros. Se infelizmente for vítima de uma situação deste género, o que deverá fazer em primeiro lugar será chamar as autoridades competentes. Após apresentar queixa faça a sua participação à seguradora. Pode exigir o valor das perdas e/ou o valor dos danos resultantes do acto como portas arrombadas ou janelas partidas. O furto ou roubo de dinheiro, cheques, acções ou valores selados não está seguro. Atenção que deverá ter sempre em mente aquilo que segurou: o imóvel ou o recheio ou ambos. O ideal é ter ambos seguros pois assim tem tudo salvaguardado.

Fenómenos sísmicos

Nunca que sabe quando pode ocorrer um sismo, principalmente se vive numa zona propícia a esses eventos. Se subscrever esta cobertura ficam garantidos os danos causados pela acção de tremores de terra, maremotos, erupções vulcânicas ou iclusivamente fogos subterrâneos.

Danos por água

Ficam garantidos os danos por água causados aos bens seguros ocorridos em consequência da rotura ou entupimentos de canos do abastecimento de água ou por esgotos do edíficio. Nesta cobertura não ficam garantidos os danos provocados pos infiltrações ou humidades. Também não estão garantidos os danos ocorridos com a pesquisa da rotura.

Riscos eléctricos

Esta é talvez a cobertura onde incidem mais participações de sinistro. Se subscrever a cobertura de riscos eléctricos ficam garantidos os danos causados aos aparelhos eléctricos em consequência de alterações provocadas na corrente eléctrica. Ou seja se a sua televisão avariar em consequência de uma trovoada a seguradora indemniza o valor da reparação da mesma ou se esta não for possível o custo de um aparelho novo.

Esta é apenas uma pequena parte das coberturas deste tipo de seguro. Muitas mais há para explorar. Peça sempre as condições particulares do seu seguro ao seu segurador. Tire sempre as suas dúvidas. Confirme qual a sua franquia. Se puder subscrever o seguro sem franquia, melhor. E lembre-se: cliente informado é cliente segurado!