Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais
Tudo o que precisa saber antes de criar um negócio ou empresa. dicas de empreendedorismo. Possibilidade de criação de estratégias mais eficazes para ser bem sucedido empresarialmente.

Custo de contratar um trabalhador

Custo de contratar um trabalhador

Na criação de um negócio é por vezes necessário recrutar colaboradores para executarem tarefas necessárias à exploração e desenvolvimento do negócio, assim será importante ter uma ideia de quanto custa ter um trabalhador numa empresa. A ideia será apresentar o custo da mão-de-obra por hora de produção, onde poderemos tirar boas conclusões e ver o quanto é importante possuir colaboradores... 


Fabricar, distribuir e comercializar

Fabricar, distribuir e comercializar

A cadeia de valor de um produto resume-se a 3 etapas fundamentais, o fabrico, a distribuição e a comercialização. Quando se pensa em criar um produto tem que se pensar obrigatoriamente nestes processos. Estes são o motor, mas existem outros factores que podem limitar as decisões a tomar nomeadamente o fornecimento de matérias primas. As tomadas de decisão que acompanham a criação de um... 


Como avaliar uma ideia de negócio

Como avaliar uma ideia de negócio

Uma das maiores dificuldades para quem tem várias ideias para criar um negócio é fazer a sua avaliação. Aferir o potencial da ideia. Avaliar ideias pode até ser fácil. Existem alguns factores e regras que ajudam nessa avaliação. O primeiro ponto que gostaria de focar antes de abordar os factores para realizar a avaliação, pois não se pode avaliar um ideia isoladamente. Ou seja, as ideias,... 


Triângulo dos clientes, categorias de cliente

Triângulo dos clientes, categorias de cliente

O triângulo pode ser utilizado para dar forma a muitos conceitos, os clientes possíveis para um negócio é uma delas. Os clientes podem dividir-se em 3 grandes grupos, vértices do triângulo, assim temos: clientes particulares ou consumidores, empresas ou organizações e Estado. A partir da escolha dos clientes surge a abordagem ao mercado, já que as condições de venda são dispares tal... 


Como ter ideias originais de negócios

Como ter ideias originais de negócios

No mundo dos negócios e dos novos negócios ser o primeiro dá uma vantagem que pode ditar o sucesso. Nem sempre assim acontece, mas ser o primeiro a vender um produto ou a prestar um serviço pode ser uma alavanca para o negócio, podendo catapultar o sucesso de forma estrondosa. Assim há que ter em mente como se conseguem obter boas ideias para criar algo de novo ou encontrar uma ideia de negócio... 


Criação de negócios com base na pirâmide das necessidades.

Criação de negócios com base na pirâmide das necessidades.

A pirâmide de hierarquia das necessidades de Maslow é um bom ponto de partida para várias actividades, onde se destaca o Marketing. Utilizar a pirâmide de Maslow para segmentar negócios ou ideias de negócio, parece-me uma ideia diferente de olharmos para esta pirâmide e assim perspectivar um futuro negócio. Através dela podemos recolher ideias para o posicionamento do negócio, se queremos... 


Importância de ter uma marca para o seu negócio

Importância de ter uma marca para o seu negócio

A marca é um dos factores mais importantes num negócio, pois é ela que possibilita aumentar as margens de contribuição ou margens de lucro brutas, já que a Marca faz elevar o preço de venda.  De forma muito simplista, o uso de uma marca faz vender mais caro o mesmo produto, comparativamente. Assim o investimento na sua criação é facilmente amortizado. O que é uma MARCA? Por vezes... 


Financiar uma ideia através de bussines angels

Financiar uma ideia através de bussines angels

Uma das missões/ideias que gostaria de desenvolver no futuro seria transformar-me num investidor de capital de risco. Mas primeiro terei de encontrar as formas de enriquecer para depois poder ajudar financeiramente os outros a desenvolverem as suas ideias de negócio. Ajudar os outros é algo de gratificante. Este artigo vem de alguma forma complementar o anterior sobre formas de financiamento... 


Longevidade de um negócio. Continuidade de uma empresa

Longevidade de um negócio. Continuidade de uma empresa

O tempo de vida de um negócio pode ser variado, até por que existe sempre incerteza face ao futuro. Contudo existem negócios onde as probabilidades de continuidade podem ser mais reduzidas do que noutros. Se quando se cria um negócio o objectivo é desenvolvê-lo para a posteridade, então a escolha do mesmo deve ser feita tendo por base vários factores. Podemos começar logo por abordar o... 


Resistências à criação de negócios. Entraves ao empreendedorismo

Resistências à criação de negócios. Entraves ao empreendedorismo

As maiores resistências ao empreendedorismo não se situam nos recursos necessários para a sua implementação, pois é possível encontrar financiamento para superar as necessidades financeiras, é possível contratar pessoal especializado para superar dificuldades operacionais e é possível encontrar formas para superar os obstáculos naturais de criação de um negócio. O acto de empreender,... 


Como obter financiamento para uma ideia de negócio

Como obter financiamento para uma ideia de negócio

É necessário dinheiro para desenvolver ideias de negócio, assim coloca-se a questão onde encontrar quem financie o projecto. As hipóteses são imensas, sendo que as soluções adequadas variam muito em função dos montantes envolvidos, uma coisa é precisar de 5000 Euros, outra coisa é necessitar de 300.000€ ou 1 Milhão! Apoios financeiros Uma das formas mais apetecíveis é através... 


Como escolher o nome para uma empresa

Como escolher o nome para uma empresa

Uma das coisas que acompanham a criação de uma empresa é a designação comercial da mesma, ao que se dá o nome de firma. Esta escolha envolve criatividade, estratégia, matemática ou gostos pessoais. Este nome será a marca da empresa, e como esta será conhecida ou reconhecida no mercado. Se através de processo de registo online de empresas existem marcas pré-aprovadas que facilita o... 


Modelos de comercialização / canais de venda

Modelos de comercialização / canais de venda

A criação de um negócio pressupõe a estratégia a implementar de forma a conseguir vender os seus produtos/serviços. Deste modo apresentam-se as formas e canais mais comuns de levar produtos e serviços até aos consumidores. Ficando apenas de fora concursos de aquisição de clientes. A comercialização de produtos assenta numa cadeia de distribuição que leva os produtos da fabrica até... 


Planear a criação de uma empresa

Planear a criação de uma empresa

A criação de um negócio deve ser antecedida dum período de planeamento já que por vezes somos levados pela precipitação. Em momentos de crise tentamos encontrar soluções para superar obstáculos, sejam eles o desemprego ou as dificuldades financeiras. Deve-se empreender por oportunidade e não por necessidade. Se podemos considerar por vezes esta pressão como sendo positiva, isso... 


O que vender? Produtos físicos ou produtos digitais

O que vender? Produtos físicos ou produtos digitais

Um dos dilemas quando se quer iniciar um negócio que envolve a comercialização de produtos, é decidir quais ou qual o produto a vender. Se em determinadas situações podemos actuar como revendedores outras há em que podemos ser os criadores desses mesmos produtos, digo criadores, porque nem todos os produtos são produzidos, alguns são simplesmente criados! A ver mais à frente. Se os canais...