Análises possíveis para tomar decisões no investimento em bolsa
Existem 4 modalidades para iniciar o investimento em acções, sendo que em 3 delas é o investidor que toma as decisões por si, enquanto que na última depende das recomendações seja de analistas ou mesmo de conhecidos e familiares. Existe uma grande diferença entre investir e comprar acções, por isso o melhor é fazer um […]
Existem 4 modalidades para iniciar o investimento em acções, sendo que em 3 delas é o investidor que toma as decisões por si, enquanto que na última depende das recomendações seja de analistas ou mesmo de conhecidos e familiares.
Existe uma grande diferença entre investir e comprar acções, por isso o melhor é fazer um análise profunda antes da tomada de qualquer decisão e em caso de dúvidas poderá ficar sempre na posição de não fazer nada.
Análise Técnica
Efectuar transações através deste tipo de estratégia pressupõe um conhecimento específico, pois existem ferramentas e noções que são fundamentais como seja o conhecimento das resistências e suportes de um determinado título bem como as barreiras que travam o a valorização dessa mesma acção. Aqui são avaliadas todas as tendências, analisando o passado e extrapolando para o futuro, com equações de base estatística e mais umas quantas específicas. O investimento em acções através da análise técnica é especialmente aconselhado para quem quer comprar e vender acções no mesmo dia (intraday).
Análise fundamental
Este é um método que assenta em avaliações da empresa, pode-se calcular o valor da empresa através de vários métodos, entre os quais pode ser necessário prever os fluxo de caixa para os próximos anos utilizando o método dos cash flows. Avaliar uma empresa é um processo complexo, onde é necessário recorrer por vezes a informação muito complexa, por exemplo: medir o nível de rendibilidade esperada para a empresa através do Beta médio das empresas concorrentes com o mesmo nível de endividamento.
Com as ferramentas certas e parametrizadas é fácil fazer estas avaliações para fazer a comparação do valor da empresa teórico com o valor de mercado em capitalização bolsista. Os investimentos com base neste método pressupõem um horizonte temporal do investimento mais alargado, o maior investidor do mundo Warren Buffett utiliza esta estratégia.
Análise mista
Esta é uma técnica que não existe nos livros, é um mix das 2 últimas analisa-se o passado e faz-se previsões para o futuro. Por exemplo faz-se uma análise histórica de cotações, onde podemos encontrar as resistências e os suportes para dar início ao investimento, mas pensado sempre no médio/longo prazo. Avalia-se o comportamento provável da empresa através de relatórios e notícias que vão sendo apresentados aos investidores. Utiliza-se a visão para os negócios e o feeling para fazer previsões ou especular o comportamento dos mercados e da empresa em análise. O rigor científico e matemático neste tipo de análises é fraco, já que não são muito aprofundadas, sendo por isso a fiabilidade duvidosa, esta é a técnica que utilizo.
Análise externa
Quando utilizamos as análises de outros, pode-se dizer que estamos a fazer uma análise externa, já que primeiro decidimos em quem confiamos, e depois seguimos as suas recomendações. Pode escolher-se analistas, jornalistas, fundos ou investidores com notoriedade, depois seguem-se as suas dicas, ou copiam-se os seus investimentos.
Seja qual for a análise que se efectue não existem garantias de nada, existe sim, um conhecimento mais aprofundado da operação que se vai realizar diminuindo assim as probabilidades de perder dinheiro.