Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Análise de ideias. Da ideia ao negócio

Artigo sobre a análise de ideias, ideias que se podem transformar num negócio. Impulso ao empreendedorismo

Todas as ideias podem ter valor mas se não forem postas em prática não passam disso mesmo, ideias, pensamentos e por isso nada valem.  A criatividade é uma capacidade do ser humano, todos temos ideias, encontrar soluções para problemas é por vezes onde está mais visível esta capacidade.

O grande problema das ideias é que nem todas funcionam, por vezes são más ideias (não se pode dizer isto) outras estão fora de tempo, ou seja é uma ideia genial, mas ninguém lhe encontrará utilidade neste momento.

As ideias são soluções de problemas.

Pode ser um problema de comunicação, as empresas necessitam de comunicar logo é por que têm um problema, precisam de mais clientes. Na Era da industrialização não era necessário fazer publicidade, pois as fábricas não conseguiam fabricar o suficiente para satisfazer a procura mas agora pode ser o factor diferenciador. Genericamente as melhores ideias de comunicação fazem vender mais produtos.

A chuva era uma problema pois molhava as pessoas, surge a ideia: invenção do chapéu de chuva. Uma pequena ideia resolveu um grande problema.

Técnicas para a criação de ideias

A criatividade é uma disciplina que estuda o fenómeno, dotando as pessoas das ferramentas certas para explorar a sua capacidade inventiva, assim é comum fazer vários exercícios para potenciar esta faceta de cada um de nós pois todos têm esta capacidade pode é estar mais ou menos desenvolvida.

As técnicas de geração de ideias mais comuns são:

  • Brainstorming (geração de ideias aleatórias, a mais conhecida)
  • Random word (palavra aleatória, a minha técnica preferida)
  • Fraccionamento (geração de alternativas)
  • Método da inversão ( olhar pelo lado oposto do problema. Inverter o problema)

É claro que existem também as ideias expontâneas que surgem quando menos esperamos.

A única forma de avaliar ideias é através da comparação. De um leque de por exemplo 10 escolher uma, com base em vários ponderadores: originalidade, exequibilidade, investimento, implantação e possibilidades de sucesso.

Transformar uma ideia num negócio

Nem todas as ideias são passíveis de ser convertidas em negócios. E mesmo as que são podem não ser rentáveis. Investir 1 milhão para depois produzir 100.000 de resultados não é minimamente viável.

Colocar uma ideia de negócio em prática pode ser a realização de uma sonho, nunca se sabe de onde vai surgir uma ideia milionária, se por acaso tem alguma proteja-se. É mesmo por essa razão que existem as patentes e registo de marcas através dos quais pode assegurar os seus direitos caso a ideia ainda não esteja registada.

Para colocar uma ideia milionária em prática, defenda-se não revelando todas as nuances e conceitos que podem estar envolvidos na mesma, até para evitar que algum “chico-esperto” a utilize antes do autor da mesma. Temos aqui já uma pequena bolsa de ideias para negócios, e serão muito mais no futuro. Umas originais outras nem tanto.

Existem ideias de negócio que requerem um investimento tão baixo que não há razão para não as colocar em prática.

Pessoalmente, se for presenteado com A IDEIA, vou avançar com toda a força. Mas como tenho uma imaginação bastante fértil, ainda estou à espera da melhor!

Para credibilizar uma ideia é necessário elaborar um plano de negócios para que possa ser visualizada a viabilidade por parte de potenciais investidores. Elaborar uma boa fundamentação com a explicação detalhada da ideia e como irá funcionar e os resultados que se esperam.

Para finalizar, o que costumo responder aos meus amigos quando me questionam o que eu acho sobre determinada ideia de negócio: penhoravas a tua casa para a pôr em prática?

Pesquisa do blog