Alternativas para a Gestão condomínios
Conheça as Alternativas para a Gestão condomínios. 3 formas de fazer a administração de condomínios
Com o parque habitacional moderno, onde os apartamentos são a solução de habitação que melhor se adapta às exigências do dia-a-dia de cada um, já que residir nas imediações dos grandes centros urbanos é condição inequívoca para passar menos tempo em deslocações.
Sabendo que existem milhares de prédios em regime de copropriedade, alguém terá que fazer a gestão desse património. Existem 3 possibilidades: gestão do condomínio pelos proprietários, ceder a gestão a uma empresa especializada na função ou um mix das 2.
A auto Gestão do condomínio
Pode parecer tarefa simples, e de facto até o é, mas a verdade é que para quem trabalha e tem filhos a seu cargo, ter de emitir recibos sobre as quotas de condomínio, fazer pagamentos, fazer o orçamento para o ano seguinte, estar disponível para as pequenas avarias é muito difícil, mas não é impossível, afinal podem ser 2 a 3 condóminos por ano a tratar da situação. A grande vantagem da auto Gestão é que estamos a zelar pelo que é nosso, já a maior desvantagem prende-se com situação de poder haver problemas entre vizinhos o que afectará as relações de vizinhança futuras, como é o caso de uma acção judicial contra um condomínio. A gestão do condomínio pode ser remunerada ou não, conforma o regulamento de condóminos.
A Gestão do condomínio por uma entidade externa
Existem muitas empresas já dedicadas ao negócio, contudo neste tipo de negócio existe a necessidade de uma presença nas proximidades, pois dificilmente um condomínio em Santarém poderá ser apoiado por um empresa de Lisboa, os custos seriam imensos.
Fazer a gestão de um condomínio é uma tarefa muito simples, pois as tarefas a realizar são bastante simples, com um programa de gestão de condomínios e alguns conhecimentos de direito, pode ser o suficiente para iniciar este negócio. As tarefas administrativas são apoiadas por um programa informático, logo um grande benefício em termos de tempo, depois terá de solicitar orçamentos para alguma obra que seja necessário efectuar, e fazer a contratação dos serviços necessários para a conservação e limpeza do edifício.
A maior desvantagem de ceder a gestão do condomínio a uma empresa é o facto de poder haver situações impensáveis, como burlas. Aqui é necessário sempre um controlo sobre as empresas e sobre os cheques que se assinam ou autorizações que são concedidas.
A maior vantagem de ceder a gestão do condomínio é a qualidade de vida, menores responsabilidades pelos condóminos.
Gestão documental do condomínio por entidade externa
O apoio à gestão é ainda uma solução pouco explorada ou pouco divulgada, mas consiste essencialmente nas tarefas de: processamento de recibos, gestão de facturas, recolha e arquivamento de documentos, elaboração de convocatórias, elaboração da acta, orçamento, etc.
Existe muitas vantagens de recorrer a este tipo de serviços, especialmente no que concerne ao custo, pois será muito menor do que delegar todas as tarefas! Se existem desvantagens, não sei qual elas são.
Gerir um condomínio é uma tarefa que ocupa algum tempo aos proprietários, por isso nada melhor que delegar essas tarefas a uma empresa de Gestão de condomínios responsável.