Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

A forma mais simples de investir em domínios

As formas para se ganhar dinheiro com domínios são variadas como foi apresentado no artigo rentabilizar domínios, contudo peca por não dar  opções, ou seja, onde colocar os domínios. Focando-se muito nas ideias globais de como se pode rentabilizar os domínios. Assim este artigo pretende dar uma das soluções mais simples ou mais fáceis de implementar. É o chamado Domain Parking ou em português estacionar domínios. Atenção, investir em domínios pode ser arriscado.

Para quem quer rentabilizar os domínios de internet  após o seu registo, utilizar o estacionamento do domínio surge como a melhor opção, pelo menos até poder dar uso ao domínio. É um processo relativamente simples e em poucos minutos o domínio registado passa a ter anúncios publicitários. As empresas ficam com uma percentagem dos ganhos obtidos pelos anúncios.

Empresas de Domain Park

As empresa de park domain são empresas que agrupam imensos domínios e possuem contratos com fornecedores de anúncios, assim o proprietário de um domínio não têm que se preocupar com esses aspectos. Existem templates prontos a usar, onde vai ficar a publicidade. É tudo muito simples. As opções disponíveis para começar a ganhar dinheiro existem as seguintes alternativas:

Colocar os domínios que regista numa empresa de domain parking, não custa nada e pode começar logo a ganhar algum dinheiro com os domínios, mesmo antes de os desenvolver ou vender. Uma das melhores opções é  a Namedrive, em poucos minutos colocam-se lá vários domínios, o que mais custa é mesmo escolher o primeiro template, depois é escolher sempre o mesmo na fase inicial e introduzir uma palavra chave para cada domínio. Mas existem outras empresas de Parkdomain: Sedo, Parked, WhyPark e outras que nunca utilizei, algumas delas pelos requisitos de acesso.

A Whypark foge um pouco ao conceito de domínios estacionados, pois fornece conteúdo para os seus domínios através de RSS feeds, demora mais algum tempo a configurar/ personalizar, pode ser até ser uma alternativa ao próprio desenvolvimento dos próprios domínios sem recurso a alojamento web (servidores).

Os domínios da internet podem ser utilizados de diversas formas, como já aqui foi referido, contudo existe uma forma bastante simples e que não requer muito conhecimento para iniciar este investimento.

A ideia será registar um domínio, coloca-lo num programa de rentabilização (park domain) e posteriormente vende-lo ou obter rendimentos caso o domínio tenha visitantes (atenção que não se podem promover/publicitar domínios incluídos nestes programas). Assim os visitantes para estes domínios apenas podem ter origem em 2 fontes de trafego.

Tráfego ou visitantes para os domínios

O tráfego possível para domínios provêm de trafego directo ou type-in (quando as pessoas escrevem directamente o endereço no browser) ou de backlinks que o domínio obteve no passado, o que é muito difícil acontecer com domínios novos! Em relaç\ao ao trafego directo (type-in) este pode ser de 2 categorias: um domínio excelente, por exemplo: www.dinheiro.com ou ser de um domínio typo, por exemplo: www.facebok.com (repare que falta um o). Os domínios typo podem gerar confusões legais e não são nada recomendados.

Resumo do processo

  1. Registar o domínio
  2. Apontar (redireccionar o domínio)
  3. Assignar do domínio no site de destino
  4. Categorizar o domínio , escolha do nicho de mercado
  5. Escolha da palavra-chave relevante para o domínio
  6. Escolher o template

Estacionar um domínio ou Domain Parking é a mesma coisa, resumidamente são utilizadas páginas de publicidade para rentabilizar os domínios. Um domínio inserido no serviço de estacionamento permite ganhar dinheiro com os seus domínios sem ter a necessidade de desenvolver o seu próprio site, logo sem custos de desenvolvimento e alojamento web.

Factores que condicionam a escolha de uma empresa de domain parking

Credibilidade da empresa

Cada vez existem mais empresas /sites para estacionar domínios, qualquer pessoa pode criar um site para estacionar domínios, quando é assim torna-se necessário levar em consideração esta questão, para não perdermos dinheiro através de um site amador. Existe scripts para tudo, este negócio não foge a essa regra.

Payouts – Valor de divisão dos lucros da publicidade nos domínios.

A repartição dos lucros da publicidade é um dos factores críticos de sucesso das empresas, pois a concorrência é cada vez maior, mas infelizmente é difícil saber ou até conhecer estas percentagens.

Templates ou layout das páginas de anúncios

Existem muitos templates já associados a este negócio, decerto conhece essas páginas, pois já as viu em dezenas de sites, assim no meu entender quanto os layouts dessas páginas se associarem a sites reais melhor serão as conversões, logo mais ganha.

Relatórios e Estatísticas

Para avaliar o negócio e introduzir melhoramentos através da optimização será necessário  ler e analisar as estatísticas para melhorar rácios dos indicadores,  este é um ponto de elevada importância, logo os dados apresentados nos relatórios devem ser compreensíveis. Pessoalmente é onde cometo mais erros, pois não os utilizo o que se reflecte nos ganhos.

Ferramentas para optimização dos domínios

Para optimizar os domínios estacionados são necessárias funções para selecção das palavras/palavra chave do domínios para apresentar publicidade contextual relacionada com essas palavras, mas também existe a hipótese de colocar meta tags nos domínios e até mesmo inserir conteúdo nos domínios para ter optimização para os motores de pesquisa.

Apoio ao cliente

Apresentar soluções aos clientes, melhorar rácios de conversão são alguns dos temas que podem ser tratados além da habitual resolução de problemas e até mesmo dúvidas sobre as condições de utilização do programa.

Outros Serviços Profissionais

Aliado ao serviço de fornecimento de anúncios para os domínios, as empresas podem  ter também mercados de domínios, onde utilizam as estatísticas como informação aos investidores e potenciais interessados em adquirir os domínios.

Avaliar domínios e mediarem as transacções de domínios são outros dos serviços oferecidos e pagos, que algumas empresas disponibilizam.

Conclusão

Após ter utilizado todos os programas descritos neste artigo, actualmente apenas utilizo a Namedrive e os rendimentos que consigo são uma fracção dos de outros tempos 🙁  muito devido ao facto da evolução dos browsers (Internet Explorer, Chrome, Safari, etc) utilizarem o histórico dos sites visitados e assim não ser tão fácil as pessoas visitarem novos sites (neste caso novos domínios) . Este artigo é a junção de 2, e foram originalmente escritos em Agosto de 2010 para um outro blogue meu!

Comentários

  1. Rui diz:

    Olá Nuno!

    Mais um grande artigo e super esclarecedor. Obrigado pela partilha 😉

    Um abraço.