6 dicas para divulgar uma empresa no mundo real
Artigo com ideias para divulgar negócios em empresas através de formas convencionais de publicidade
A comunicação é um vector essencial na estratégia de qualquer empresa ou negócio. Todas as empresas comunicam, utilizando vários tipos de comunicação. Algumas destas formas de comunicar não requerem grandes investimentos. Por exemplo as Relações Públicas, embora requeiram um investimento de tempo e conhecimento na sua concretização, os resultados podem não ser imediatos.
Nem sempre é importante o retorno do investimento em comunicação, ou dito de outra forma, nem sempre é possível medir o retorno de uma campanha de comunicação. Importa no entanto alcançar os objectivos de cada acção que desenvolvemos na promoção de uma empresa ou de um negócio.
A internet é um canal de comunicação que não pode ser ignorado, já aqui apresentamos algumas ideias para divulgar um negócio através da internet e que poderá reler:
- Divulgar um negócio através da internet
- Tirar partido de redes sociais para comunicar produtos e serviços
- Promover uma empresa através de um blog
- Plataformas para criar websites grátis
Existem formas simples de comunicar e que requerem por vezes um investimento financeiro reduzido, sendo até mais compreensíveis do que as utilizadas no mundo web. A distribuição de folhetos nas imediações do negócio, pode trazer retorno após poucas horas ou dias. Existem formas de comunicar no curto prazo, bem como no longo, fazer um mix de várias estratégias, para mim faz muito sentido. Por isso mesmo apresento ideias para diversificar as formas de comunicação para negócios. Não sendo exaustivo, apresento só algumas ideias.
Evidentemente que as ideias visam pequenas empresas e orçamentos de comunicação pequenos, pois caso haja possibilidades financeiras, pode-se utilizar muitas outras formas de promover uma empresa. Apresento por isso ideias low cost, algumas são estratégias de comunicação que eu próprio aplico aos meus negócios :-)
Decoração de Viaturas
A decoração de viaturas com vinil publicitário é uma das minhas formas preferidas de fazer publicidade, pois à medida que circulamos com as nossas viaturas, promovemos o nosso negócio. Não é nada de novo, até há bastante pessoas a utilizarem este recurso. Tenho, no entanto, a ideia que muitos empresários não utilizam esta forma de publicidade ou ainda não recorreram a ela.
A decoração de uma viatura pode custar valores a rondar os 600 euros, é um investimento significativo e não é possível medir o seu retorno, no entanto pode fazer uma decoração mais simples, apenas letras recortadas, sem imagens e sem fundo. Convêm que as letras sejam grandes, para que possam ser vistas ao longe. Temos 7 locais para colar as letras: Laterais, portas, frente, traseira e tejadilho. O metro quadrado de vinil recortado custa cerca de 30 euros (+ ou -), com 2 metros, pode utilizar-se 2 cores e fazer algum publicidade. Tudo depende da frota. Altamente aconselhado.
É publicidade em movimento
Envio de cartas
Com a introdução das novas tecnologias os meios tradicionais de comunicação ficaram um pouco abandonados, cada vez mais pessoas e empresas utilizam o email para comunicar. Este meio é bastante consensual, o envio de um email custa pouco, ou pode não custar nada. No entanto, no capitulo da diferenciação face a concorrentes, pode fazer sentido enviar uma carta a cada cliente de vez em quando. O ideal será utilizar selos de filatelia, o preço é o mesmo, só terá de ser colado. Fazer diferente, dar atenção ao clientes e a potenciais clientes pode fazer muita diferença. De recordar, que cada vez mais o correio que recebemos é com contas para pagar, receber um carta ou um postal pode ser bem simpático.
A utilizar em ocasiões festivas, seja a passagem de ano ou pelo aniversário dos clientes. No entanto, e por forma a não perder muito tempo com esta acção, será preferível desejar um bom ano novo (enviando por exemplo um calendário de bolso). Pois assim seria mais fácil coordenar tudo, seria colocar a impressora a trabalhar, dobrar, colar e enviar.
Na foto ao lado está a minha máquina que dobra folhas A4 em 3 partes. Pode ver a máquina através desta ligação. Bastante útil, para fazer envios frequentes, foi um investimento que fiz há 2 anos ;-)
Cartões de visita
Uma das ferramentas mais importantes na comunicação de uma empresa são os seus cartões de visita. É provavelmente a forma universal das pequenas e médias empresas de comunicar, não há quem não possua cartões de visita.
Para acrescentar algum impacto, porque não criar cartões de visita com design diferente de tempos a tempos, ou alterar os materiais com que são criados, existem colecionadores de cartões de visita, só eu tenho umas dezenas, do tempo em que era comercial e vendedor. Se os cartões forem muito originais, alguém vai falar nisso, tento o cartão mais do que 1 utilidade, o que é óptimo.
Uma dica que li não me recordo onde é: dê sempre 2 cartões de visita por contacto. 1 é para quem recebe, o outro é para que essa pessoa possa dar a alguém que possa ter interesse nesse tipo de produto ou serviço.
Reclames luminosos
Quando se possuí um espaço físico comercial com fachadas para a via pública é possível e, provavelmente vantajoso, investir num reclame luminoso. Existe um pormenor muito importante, importa utilizar lâmpadas economizadoras de modo a que os custos com a electricidade possam compensar o investimento.
Quando se possuí montas para a rua com vidros decorados, também se pode deixar a luz ligada de noite, promovendo a empresa durante a noite a quem passa. Com as dificuldades financeiras que muitas empresas atravessam, a primeira bola a sair do saco é a redução de custos, infelizmente em vez de cortar custos, acabam por cortar investimentos que poderiam ajudar na diferenciação da empresa.
Um dica de poupança será a programação das luzes, pois pode fazer sentido, ter presença luminosa às 23 horas, mas talvez às 4 da manhã possa não fazer sentido. Dependerá do tipo de negócio, mas estes dispositivos não são caros e podem assim diminuir os custos associados a esta acção.
Folhetos
Os folhetos são um óptimo instrumento para divulgar negócios iminentemente locais, distribuir folhetos de tempos a tempos faz sentido, se bem que já haja muitos empresários a faze-lo. O investimento não é elevado, requerendo algum tempo para os distribuir, também poderá contratar alguém para o fazer, embora, caso a pessoa não seja de confiança, poderão os folhetos acabar num qualquer caixote do lixo. Atenção por isso a este aspecto, quando lançar uma acção destas, serei eu próprio a fazer esta distribuição :-)
Temos de ser originais, por exemplo, distribuir um mês apenas em automóveis brancos, no mês seguinte automóveis pretos, e assim sucessivamente. O resultado será desenvolver esta forma de comunicação de forma mais diversificada. No caso da distribuição de folhetos directamente em caixas de correio, poderá utilizar-se um mês nos números pares, e no mês seguinte os ímpares.
Patrocínios
Patrocinar uma equipa desportiva na área de actuação da empresa é muito mais do que mecenato. É uma boa estratégia de comunicação, existem equipas infantis, juvenis, iniciados, juniores (caso do Futebol) mas poderá ser noutro desporto qualquer que necessite de vestuário desportivo, oferecer os equipamentos com o logotipo da empresa não é caro e terá alguma visibilidade principalmente junto das famílias dos pequenos atletas. Dependendo do valor do patrocínio, também se poderá negociar placas informativas ou publicitárias com o logotipo da empresa nas instalações desportivas, isto só para dar mais um exemplo.
A publicidade é um investimento de longo prazo
Promover um negócio, diversificar ou variar as formas de comunicação pode fazer sentido, uma ideia útil será planear diversas acções de divulgação e distribui-las ao longo do ano. Fazer um mini plano de comunicação é uma boa ideia embora seja necessário dispor de verba para esse fim. Relembro no entanto que um dos maior erro que vejo é a deficiente promoção de negócios e empresas. De que que interessa ter uma empresa com produtos muito bons mas que ninguém conhece? Se vamos esperar que a publicidade boca-a-boca nos traga clientes bem podemos esperar sentados uma vez que nos dias de hoje não é fácil ser alvo deste tipo de recomendação tão gratificante.
Investir em publicidade é uma das regras base para aumentar as probabilidades de sucesso de uma iniciativa empresarial.