Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

5 Perguntas proibidas sobre dinheiro

O tema DINHEIRO é algo envolto em mistério e segredos. Aliás poucos são os temas que podem causar tanta impressão e ofender os outros quando abordados de forma pessoal. Falar de dinheiro é quase como falar das coisas mais íntimas, tem de se ser genérico quando se fala sobre este tema. Até se fala bastante de dinheiro, mas nunca no valor do saldo da conta bancário de cada um.

Quanto dinheiro é que tens?

É a primeira questão que nunca se deve fazer a ninguém! As pessoas não gostam nem pretendem que se saiba quanto dinheiro têm, pois considera-se que ninguém tem de saber o património financeiro de cada um. Aqui existem várias particularidades, umas pessoas têm grandes quantidades de dinheiro e querem passar despercebidos enquanto que outros tem pouco e querem fazer crer que têm muito. Uma outra curiosidade e que tanto dá que falar é a lista dos pessoas mais ricas do mundo. Esta avaliação é realizada com base nas participações sociais em empresas e bens que sejam do conhecimento público. Portanto existem pessoas que mesmo que não pretendam que se saiba quanto possuem vêem o seu nome nestas listas de milionários.

Quanto dinheiro ganhas?

Também não é de boa educação perguntar às pessoas quanto ganham, seja salários ou através de negócios, mesmo quando se fala deste assunto com pessoas que nos são próximas, fala-se quase sempre em termos de intervalos. Também o que é que os outros precisam de saber quanto auferem as outras pessoas, apenas por curiosidade? A curiosidade matou o gato!

Quanto dinheiro queres ganhar?

Por detrás desta pergunta, podem estar acções ilegais ou de natureza duvidosa, pois propostas para ganhar dinheiro de forma ambígua deixam prever tarefas que não devem ser muito desejadas ou apropriadas. Embora, por vezes, as empresas também façam esta pergunta de modo mais discreto: qual a retribuição pretendida? Aqui é possivelmente para nivelar ou contratar o candidato a emprego por um valor menor.

Quanto dinheiro me podes emprestar?

Existe até um ditado popular que tenta prevenir sobre o resultado que pode ser gerado a partir deste pergunta. Se queres perder um amigo empresta-lhe dinheiro. Se por um lado ninguém gosta de pedir dinheiro emprestado, pois revela necessidades ou dificuldades financeiras, o ser interrogado sobre este tema também não é muito apetecível. Quem tem dinheiro não pretende emprestar. Pois muitos destes empréstimos são livres de juros!

Precisas de dinheiro?

Talvez pior do que pedir dinheiro emprestado é perguntar a outro se precisa de dinheiro, pois para surgir esta questão revela que alguém muito próximo notou que existem dificuldades financeiras que estão a interferir com a pessoa e que esta está a atravessar momentos de aperto financeiro. Mesmo que seja este o caso ninguém gosta de o demonstrar.

O dinheiro é muitas vezes visto como sucesso e a falta do mesmo como fracasso. A importância do dinheiro que se possui é cada vez maior, contudo e no meu ponto de vista a quantidade de dinheiro que se possui não é importante. O ideal é mesmo nunca pensar em dinheiro, isso significa que temos o suficiente para fazer aquilo que pretendemos. Desde que não falte, está tudo bem. Claro que para isso acontecer temos de viver de acordo com as nossas possibilidades.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.