Vender frango assado e outros churrascos

O negócio da venda de frango no churrasco já existe há muito tempo. Assim as churrasqueiras estão tão associadas ao frango assado. As pessoas gostam de frango. Pode criar-se um negócio com base somente neste produto, ou apresentando alternativas, com espetadas ou entrecosto para complementar o negócio. O negócio do churrasco é sobretudo venda de frango. Se bem que com a globalização as tradições brasileiras tenham trazido, outros tipos de assados na brasa, como por exemplo a picanha. Os grelhados são saudáveis pois não é necessário adicionar qualquer gordura para serem confeccionados.

Este tipo de estabelecimento é sempre um negócio a pensar para as novas urbanizações que todos os dias florescem.

Existem 2 tipos de modelos de negócio

Consumo no estabelecimento que basicamente é um restaurante especializado em assados. As casas de frango assado sempre foram um forma de fazer refeições fora de casa. Agora estão também presentes nas zonas de restauração dos centros comerciais.

Para levar para casa, outra receita de sucesso. Levar comida pronta para casa, penso que seja até o modelo de negócio mais apetecível já que é necessária pouca mão de obra. A necessidade de espaço também não é muita, uma loja com 30 metros quadrados, é suficiente para criar este negócio. Refeições prontas para levar para casa (take away) é também um negócio que vai ser aqui abordado.

Factores críticos de sucesso

O tempero e o molho são sem margem para dúvidas o que dita o sucesso numa churrasqueira, são o toque que faz a diferença. É onde reside o segredo das casas de venda de frangos assados, seja em Setúbal no famoso Isidro ou em Castelo Branco no 3 Globos. Com o tempero certo conquista-se o estômago do cliente e será ele que lhe fará publicidade referindo que frequenta este ou aquele estabelecimento.

A qualidade ou categoria do frango também são importantes, mas ao que parece existe um monópolio na comercialização de carnes brancas (aves) em Portugal, a Lusiaves é detentora de um império na criação de tudo o que tenha penas. Não há muito por onde escolher. Existem outros revendedores embora seja difícil a sua identificação.

A proximidade de grandes polos habitacionais ou com entrega em casa podem ser factores que alavancam o negócio, mas primeiro é necessário conquistar os clientes. Em qualquer dos casos referidos anteriormente as pessoas chegam a fazer filas à espera de serem atendidos porque querem e não se importam de esperar pelo produto.

Tipos de confecção

Pode ser feito com recurso a assadores eléctricos, a gás ou com assadores a carvão. O sabor será diferente. Assados no carvão sempre foram mais deliciosos. Diferenciar cada tipo de grelhador pode ser complicado para quem não conhece o negócio, só alguém especialista na matéria o poderá dizer.

Os grelhadores eléctricos podem ser colocados num espaço mais reduzido, produzem menos resíduos e dão menos trabalho de manutenção, já os grelhadores a carvão necessitam de carvão, produzem cinza e necessitam ser colocados em funcionamento antecipadamente.

A diferença entre os vários tipos só um especialista na matéria lhe poderá dar uma opinião bem fundamentada.

Casos de sucesso existem muitos, por exemplo a Casa dos Frangos de Moscavide (CFM), expandiu o seu negócio, criando um rede de lojas em centros comerciais:  super braza. Dos frangos assados mais conhecidos em Portugal, sendo também atração turística, são os da Guia (Algarve) que se caracterizam por serem frangos miniatura.

Custos específicos do negócio

Os custos mais específicos relacionados com este negócio, e a ter em conta na hora da fazer o planeamento, são sem dúvida a extracção de fumos, equipamentos de ventilação de baixo consumo podem representar uma melhoria significativa das margens de lucro.

O perigo do negócio

Quando as aves se constipam, o negócio sofre, cada vez que existem notícias na comunicação social sobre doenças que afectam as aves, as vendas de frangos caem, apresentar alternativas como espetadas, enchidos assados, entrecosto, podem  ajudar na facturação global ou ser a tábua de salvação em tempos mais difícieis.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. carlos diz:

    tenho 36 anos com casa propria fiz uma cosinha a moda antiga ao lado da casa com churrasqueira ,com 40 metros quadrados .ja pensei em fazer churrascos para fora ao fim de semana mas nao sei que tipo de legislaçao posso encontrar alguem para me dar umas dicas .obrigado .

  2. Nuno diz:

    Olá Carlos
    Obrigado pelo seu comentário
    Sobre a situação exposta vou ter de fazer umas averiguações, mas parece-me que a nível legal pode haver alguns constrangimentos. Mas será um ideia a analisar em futuros artigos.
    Para obter respostas, talvez a ASAE pode ser o local indicado para as conseguir, existem também entidades que regulam o sector da restauração e similares. De momento não disponho de informação/conhecimento para responder às suas dúvidas.
    Votos de sucesso

  3. Miguel diz:

    Boa noite
    tenho uma loja que é dos meus pais bem localizada, actualmente é uma mercearia, mas queria transformar em uma casa de frangos para fora.
    Sabem me dizer por onde começar a dar os passos ou um site que tenha as informações necessárias.
    Cumprimentos

    • rui ferreira diz:

      Bom dia gostaria de saber se ainda esta interessado em fazer parceria de negocio,o que penso ser um bom negocio é precisamente grelhados para fora,neste caso frango de churrasco,o que vai diferenciar o produto sao 3 pormenores, simpatia,qualidade, molho,gpstaria entao de saber qual a sua posiçao se ainda esta de pé,eu possu-o experiencia no que toca grelha,carvao,e tenho tambem alguns equipamentos,deixo meu contacto movel 918991538,ibrigada Rui Ferreira

  4. Nuno diz:

    Olá Miguel
    Obrigado pelo seu comentário
    A reconversão é uma boa ideia para dinamizar ou iniciar um negócio.
    Poderei tentar (sem promessas) investigar esse assunto. Mas eu tentaria ver no site da ASAE a informação disponível. Para o licenciamento da actividade o Portal da empresa parece-me o local mais indicado: https://www.portaldaempresa.pt/CVE/Services/BalcaoUnico/CatalogoLicencas.aspx?CodLingua=PT
    Votos de sucesso

  5. Ricardo diz:

    O artigo é simples mas muito interessante.
    Surgiu-me uma dúvida relativamente à legislação pois em tempos falou-se na proibição dos grelhados a carvão mas o certo é que continuamos a ver essa prática em todo o lado.
    Sempre avançou essa proibição ou está previsto que venha a haver alguma limitação no uso do carvão?
    Obrigado pela ajuda.

  6. Nuno diz:

    Olá Ricardo, obrigado pelo comentário

    Se essa legislação foi aprovada, não sei, sei que no local onde compro frangos assados ainda são assados com carvão vegetal, assim presumo que é permitido por lei.

    • Jose loureiro diz:

      Ola !

      1.= atencao na compra da loja ou local onde pertende fazer FUMOS porque pode dar problemas com os vizinhos se for em predios ai ainda pior…

      2.= A loja tem que estar licenciada para restaurante churrasqueira e bebidas ,nao caem na asneira de comprar um imovel sem que o vendedor licenceie a mesma para esse fim, ou se ja estiver licenciada ainda melhor…Dai tera de fazer um projeto de restaurante churrasqueira para entregar na camara para ser aprovado mas antes falem com um arquiteto.
      Se tiver vizinhos de volta a viver em predios tenhao cuidado embora a camara de a licenca mas se houver qualquer acusacao na camara e que seja submetido um baixo assinado as coisas tornao- se mesmo feias porque ai englove advogados e sujeita-se a ter que fechar o negocio ou fazer alteracoes carissimas nao caem nesta porque eu conheco estabelecimentos que tiveram os mesmos problemas um deles foi CHURRASQUEIRA DA RETUNDA LUMINOSA em S.Joao da Madeira (Portugal)
      Obtenhao as melhores informacoes que poderem porque o seguro morreu de velho …
      Quanto ao resto e preferivel casas nao muito altas para fazer este tipo de negocio porque e melhor para as exaustoes da churrasqueira…
      Abrir este tipo de negocio em zonas muito povoadas bom local ,com muita vista UM BOM LOGOTIPO e onde tenha um sitio onde possam estacionar os carros .
      Facao uma boa confecao com bons molhos atencao a assar os frangos porque qualquer pessoa assa frangos MAS o importante e saber assa-los estas coisas tem sabedoria desde as brasas ate ao final da confecao porque tem de ficar ao agrado do cliente e o que fica no recorde da nossa fama …

      Sou especialista neste ramo tenho casa aberta tambem em Portugal e neste momento estou na Australia.
      Caso precisem de uma informacao ,Ou se quizerem um bom logotipo eu dou a direcao de uma pessoa que os faz com boa vista e barato .
      Meu Emaile:
      jose.antonio.loureiro@hotmail.com
      Facebook para partilhar** SAUZZA’S Portuguese Grilled Chicken

      Jose loureiro

  7. Luis Ferreira diz:

    Olá

    estou a pensar fazer um negocio de frango no churrasco na Espanha, concretamente em Madrid, gostaria de saber se ha alguma franquicia que possa contactar para realizar o negocio duma maneira mais facil. Sei que há uma chamada Frangus que é tipo uma franquicia dos Reis dos Frangos mas nao sei é possivel abrir uma outra loja.

    obrigado pela informaçao.

    • Josemary diz:

      Ola a todos,
      como Luis Ferreira, queremos abrir uma churrasqueira na Espanha. Nos gostaria entrar en contacto contigo Luis. Obrigado.

  8. Virgilio diz:

    Boa tarde a todos!

    Concordo que para o sucesso de uma casa de frangos o tempero e o molho são importantes. Acrescento-lhe que frango no carvão é o melhor que há. Tanto mais que já há no mercado carvão certificado de acordo com normas europeias e é ecologico, feito de casca de coco “ECOGRILL”. Consultem http://www.ecogrill.pt/pt/produts_charcoal.htm

  9. joao costa diz:

    boa noite a todos

    estou a pensar em abrir uma charruscaria mas gostava que alguem me ajuda-se em preparar frango para por na brasa e como fazer ou a empresa onde comprar o molho

  10. Inês diz:

    Boa noite
    estou a tentar descobrir a diferença entre um grelhador de frangos e um assador de frangos.
    alguém me pode ajudar? Os dois equipamentos fazem exatamente o mesmo e produzem o mesmo resultado final?

  11. helder diz:

    quanto custara abrir uma casa de frangos take away only?sem contar com as rendas,estamos a falar de frangos, grelhador,frigorificos,etc.

  12. joaquim sousa diz:

    tenho um bom negocio para vender, a quem quizer abrir uma churrasqueira/pronto a comer, tudo novo de novembro de 2012, 936319491

  13. heider diz:

    ola sou Heider, venho a lhe esquever a uma duvida com poxo começar um negocio de churrascaria com 2.000 como caixa de giro ?

  14. Tiago Dias diz:

    Olá, estou a pensar começar um negócio de churrasqueira cujo produto base serão os frangos grelhados, claro. Tenho algum capital para iniciar esse negócio, a minha dúvida é se o que tenho é suficiente, ou seja, apesar de ser uma pergunta de resposta naturalmente nem fácil nem imediata, quanto se terá que investir à partida opara iniciar um tal negócio? (claro que dependerá das condições do espaço, se estão já preparadas para o efeito ou se não).

    Mais uma questão, há franchising deste negócio?

    Muito obrigado.

    Tiago Dias

  15. alexandre nunes diz:

    olá, bom dia, sou Alexandre estou pensando em abrir um negocio do tipo frangos grelhado de Portugal em forma de franquia aqui no brasil, por tanto gostaria se a vossa empresa esta com estas possibilidades ou seja interesse em abranger a vossa rede de negócios por aqui.

  16. gilberto diz:

    Ola eu já tenho uma casa de assados eu queria saber o que é melhor eu comprar uma frangueira a gas ou a carvão será que gasta muito carvão?

  17. paula diz:

    Olá. Estou a pensar montar uma churrasqueira take away em Espanha. Preciso de consultar a lei espanhola, decretos e normativas para o efeito, mas não encontro nada.
    A ASAE poderá me fornecer esses elementos? Serão igualmente válidos para Espanha uma vez que ambos os países pertencem à CEE.

  18. Emanuel Serrano diz:

    Boa tarde estou com um projecto em mãos de abrir uma churrasqueira de frangos assados e de leitão assado,e pensem nestes dois produtos alimentícios pelo seguinte motivo pois sabemos que existe poucos estabelecimentos que optem neste ramo na zona da grande Lisboa,o projecto esta no bom caminho a zona de abertura desse comercio não existe nenhuma churrasqueira,agora a parte má é o financiamento pois as entidades bancarias é que estão a dificultar a minha vida,pois este projecto será o primeiro de muitos que tenciono fazer em todo o pais,pois irei sei que vou vencer na vidae ajudar futuros e novos investidores,o meu sonho será ajudar os jovens Portugueses abrir um franchaising da minha futura empresa,pelo meu estudo eorcamentos só preciso d 20.000euros se algum investidor me quizer ajudar,sei que iremos vencer,só preciso de ajuda para me lançar!!!

  19. Joaquim diz:

    Boa tarde
    Tenho um edíficio “estabelecimento” óptimo para montar uma churrasqueira para consumo no local, com grande parque , bons acessos, algum equipamento sem vizinhos, situada a 1km do mosteiro da Batalha
    Alugo ou aceito parceiro para negocio



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.