Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Vantagens em abrir um negócio em franchising

Participar na expansão de uma empresa com provas dadas num mercado, é benéfico para as duas partes. A empresa não tem custos, cede os direitos e também possibilita dar a ganhar dinheiro aos franchisados, que vão usufruir dessa marca e obter os benefícios de trabalhar através de franchising.

Muito mais do que uma estratégia de expansão das empresas é um modelo de negócio que pode ser utilizado para criar marcas globais num curo espaço de tempo. Podendo por isso ser considerado como uma boa ideia, tanto para as marcas bem como para os potenciais empreendedores.

Negócio testado e comprovado

Sendo um modelo de negócio comprovado e tento também já algum sucesso, é a grande vantagem de participar no crescimento de uma marca ou empresa, assim os riscos da sobrevivência são diminutos. O que faz com que seja interessante investir através deste modelo de negócio.

Marca com notoriedade

O processo de criação de uma marca e seu posicionamento é uma tarefa que envolve muita comunicação e também um esforço financeiro considerável, utilizar então uma marca já existente no mercado e reconhecida pelos consumidores, fará com que tenha o processo de captação de clientes facilitado, contudo muito dependerá de si e também da localização do negócio.

Sinergias em Comunicação e Publicidade

As taxas de Publicidade aplicadas na generalidade dos Franchisings possibilida acumular somas consideráveis para investir em Publicidade e Promoção do negócio, faz-se uma contribuição e depois obtêm-se o retorno.

Fazer negócios sem comunicação é uma missão impossível, juntando o esforço de todos os franchisados é possível fazer campanhas de maior dimensão e com isso obter maiores resultados.

Desconto de quantidade em fornecedores

Os famosos custo de escala, quanto mais se compra, mais barato nos fica, assim maior será a rendibilidade desses bens, a negociação de contratos de fornecimento de quase tudo o que precisa passa pela empresa-mãe, assim será mesmos uma tarefa com que se terá que preocupar, negociar contratos.

Sistemas de informação personalizados

As redes informáticas adaptadas a cada negócio, CRMs custam somas consideráveis quando ajustadas a cada tipo de negócio, mais uma vez aqui existe a sinergia, pois pagará uma pequena parcela do que pagaria caso encomenda-se um sistema idêntico apenas para si

Metodologia nas tarefas a realizar

Uma das coisas mais importantes, é como executamos as tarefas, se optimizadas, pode-se ganhar muito tempo, e tempo transforma-se em dinheiro, as regras para executar as tarefas, como manuais de procedimentos e normas internas desempenham aqui um papel fundamental, para instruir os seus funcionários do que têm a fazer e como o farão.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Crítico diz:

    Caro Nuno,

    Acho este tópico muito interessante nos dias que correm. De facto, as pessoas estão cada vez menos propensas ao risco. Talvez iniciar um negócio em regime de franchising seja uma boa alternativa. No entanto já li num dos seus artigos que o franchising é apenas realmente bom para o proprietário. Talvez seria interessante explorar um pouco mais esta matéria, dando-nos até mesmo a sua opinião pessoal acerca do franchising e indicando até um TOP10 dos melhores franchising. Existem vários rankings em sites relacionados com o franchising que já mencionou num outro seu artigo, mas se nos formos valer em tudo aquilo que nos é apresentado nesses sites, muitas vezes de forma não muito clara estaremos apenas a servir de engodo.

    Bom trabalho!

  2. Nuno diz:

    Olá Crítico, obrigado
    Já escrevi alguns artigos sobre franchising, que também podem ser úteis:
    http://investidor.pt/desvantagens-de-alguns-negocios-em-franchising/
    http://investidor.pt/master-franchiser-o-vendedor-de-franchisings/

    Cada um vende o seu produto, assim os sites de franchising têm de vender o deles. Realmente poderia criar listas top 10 de franchising, e talvez o faça, quando não tiver mais imaginação para escrever outro tipo de artigos. Este projecto ainda só têm 1 ano e meio.

    A minha opinião sobre o franchising é muito simples: existem alguns que são bons.

  3. antonio oliveira diz:

    os franchising como foi dito uns são bons outros não, com o mercado actual a nivel nacional o que hoje é verdade amanhã deixa de ser, eu tenho um caso para comentar na minha terra existe um franchising no ramo alimentar é uma povoção pequena e um conselho pequeno agora vão abrir outro de outra marca , o segundo sabe o risco que corre o primeiro se calhar nunca o imaginou. cumprimentos

  4. eduardo ozana diz:

    Neste seculo e necessario que as empresas e as associações devem se adecuarem ao padrão da globalização para não ficarem atrais,

  5. isaac Calopa diz:

    Este é um dos muitos artigos que foram criados para revolucionar as empresas.