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Um desafio para todos

meia-maratonaA ideia de lançar desafios agrada-me, gostos de desafios pois ajudam-me a dar o melhor de mim para atingir o que me proponho. Gosto também de coisas que façam sentido, quando divulguei a ideia dos desafios de 30 dias, tive o cuidado de não influenciar ninguém nos desafios que escolhia para si, dei apenas um par de exemplos.

Há uns meses atrás li um artigo num blog que acompanho que me tocou, e é ele o principal impulsionador de lançar este desafio. Faz sentido para mim impulsionar o que acho que tem valor. Correr ou fazer exercício é recomendado por médicos, só isso diz tudo.  A ideia de ter uma vida mais saudável agrada-me bastante.

Como argumento principal para o desafio, relembro o que muitas pessoas dizem, “o mais importante é a saúde”. Ter uma alimentação equilibrada também pode ajudar a ser mais saudável, mas fazer exercício físico é fundamental para colocar os músculos e órgãos a funcionar. A saúde é uma riqueza.

Gostava de lançar um desafio concreto a todos os leitores.

Vamos correr uma meia maratona!

Este é um desafio que lanço a mim próprio, e por isso quis partilha-lho com quem me queira acompanhar.

Porquê uma meia maratona?

Penso que a distância é equilibrada: 21,1 Kms. Se o desafio fosse correr 42 kms, uma maratona era demasiado e poderia retirar o motivação a qualquer um, nada melhor do que estabelecer objectivos alcançáveis. Uma mini maratona (5 ou 7 Kms) parece-me fácil demais, logo não é desafiante. Não digo que correr 21,1 kms seja fácil e não exija um esforço elevado de cada um de nós. Mas parece-me uma meta alcançável com algum trabalho e empenho.

É possível a qualquer um correr esta distância, basta para isso preparar-se, treinar-se  e esforçar-se para atingir o objectivo.

Será difícil para todos

Não sou adepto do desporto, corri 4 ou 5 vezes nos últimos 10 anos. Quando fui árbitro de futebol foi a última vez que corri contra o relógio, isto já lá vão 13 ou 14 anos. Fazer o teste de Cooper, correr 2700 metros em 12 minutos, não foi fácil, exigia resistência e velocidade, cerca de 4 minuto por km. Na meia maratona pode-se correr um pouco mais devagar, cada um ao seu ritmo, diria que correr à velocidade de 6 minutos por km, dá para fazer um tempo de cerca de 2 horas, o que considero um tempo bom. De relembrar que estamos sem a pressão do relógio, basta terminar para ser uma vitória.

O segredo está no treino, treinar 2 a 3 vezes por semana parece-me suficiente, no meu caso pessoal tenho programado correr 2 vezes por semana. Diria mesmo que os primeiros treinos são os que vão doer mais, os músculos estão há muito tempo sem serem puxados, o que não mexe enferruja. Quando há 3 anos fui dar um corridinha com o Rui Costa, andei 3 dias com os músculos a doerem-me. Na semana passada fui correr (6 Kms em 35 minutos), e após 2 dias estou ok. Tirando a parte dos sacrifícios, adianto já para as pessoas que não fazem actualmente exercício, que nos dias seguintes nos sentimos mais vivos e com uma postura corporal diferente, para melhor.

Investimento

Correr é um desporto barato, pois para correr o investimento necessário é pequeno, uns ténis (ténis de corrida), uns calções e uma t-shirt. Adquirir uns ténis apropriados pode facilitar e retirar algumas dores, por menos de 100 Euros já se compram uns ténis muito bons. Como acho que também deve ser divertido esta jornada, e já possuo um smartphone, recomendaria um MP3 para ouvir música enquanto se corre, isto é um opcional :-)

Para quem tem um smartphone com Android ou AppStore, pode descarregar uma app gratuita para controlar e registar os progressos, no meu caso utilizo o Sports Traker, mas existe também o Endomondo. Estes gadgets também incentivam e ajudam, pois permite-nos saber as nossas evoluções fácilmente. Um pormenor engraçado é que pode ir recebendo informações sobre o seu treino, por exemplo: quanto tempo demorou a percorrer o último Km. Pena é que o Gps nem sempre funcione como gostaríamos!

Recompensa

A maior de todas as recompensas é a satisfação de poder dizer que correu uma meia maratona. Completar a primeira meia maratona terá sempre outro sabor, mas a ideia é depois ir mantendo. Quem agradece mais é o corpo, pela actividade física.

Se eu conseguir motivar alguém a fazer desporto, também será uma recompensa para mim. Pois serei lembrado por boas razões.Correr até está na moda, cada vez mais pessoas correm pela sua saúde. Mesmo que não aceite o desafio, pense nisso.

Meia maratona de Lisboa

A próxima meia maratona de Lisboa realiza-se 16 de Março de 2014, é esta que vou tentar já terminar, o valor da inscrição é de 16 Euros, e terá direito a uma T-shit, seguro, abastecimento de água, diploma de participação e medalha, pode saber mais no site oficial.

Para terminar, e antes de perguntar quem me acompanha nesta aventura, gostaria de referir o artigo que me motivou a correr uma meia maratona e que motiva bastante http://dinheirooportunidade.com/index.php/ganhar-dinheiro-online-como-correr-meia-maratona/

Agradeço ao Custódio desde já por também me impulsionar e motivar para este desafio.

Vamos correr?


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Comentários

  1. Quando fiz a minha primeira meia maratona treinei apenas 2 vezes por semana e foi suficiente. Aconselho o plano de treinos que tem no próprio site da maratona de Lisboa. Eu também me propus a um objectivo ambicioso que é a maratona. Boa sorte no teu objectivo.