Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Um blogue pode ser um negócio. Basta ter visitantes!

Os blogues nasceram há mais ou menos 7 ou 8 anos. Sendo uma forma de comunicar, existem para todos os gostos, só sobre finanças pessoais e investimentos devem existir mais de 300! Cada um publica o que mais lhe interessa e assim podemos ver blogues sobre cozinha e receitas, blogues sobre carros, blogues generalistas, resumindo, em cada actividade já deve existir pelo menos um blogue que aborde essa temática :-)

Existem já muitos casos de sucesso em Portugal, especialmente no universo feminino, onde podemos destacar a Ana Garcia Martins com o seu blogue a pipoca mais doce (visitar blogue). Onde partilha desde 2004, ideias e opiniões,  transformou a Ana, na mulher mais conhecida da blogosfera portuguesa. Mas existem muitos outros exemplos, normalmente só os melhores blogues portugueses para vários interesses têm essa possibilidade.

Como ganham dinheiro os blogues

Os blogues obtem rendimentos, através de publicidade e vendas de artigos, por isso é comum os bloggers mais famosos terem já publicado um livro, começando assim a surgir novos famosos. Também os artigos patrocinados ou concursos/passatempos originam ganhos. Claro que apenas uma elite o consegue fazer, já que os maiores anunciantes são bastante criteriosos nas escolhas que fazem para comprar publicidade directamente a proprietários de blogues. Existem, no entanto, programas que colocam os  anunciantes em contacto com os administradores de blogues e que permitem a qualquer um obter receitas através de publicidade.

 O segredo

Não havendo segredos, existem aspectos que marcam os blogues, além do cariz pessoal da pessoa que está por detrás do mesmo, os gostos e os interesses atraem pessoas idênticas, sempre com um cheirinho de novidades e informação. Muitos dos blogues mais famosos e mais visitados foram simplesmente os primeiros sobre o tema que abordam, logo são os originais e merecem todo o mérito pela sua visão ou paixão.

Hoje existem cada vez mais aspectos que podem ditar o sucesso de um blogue, como as redes sociais ou a sua divulgação.

O segredo para ter um blogue de sucesso é apenas um: ter bastantes visitantes fieis, o dinheiro virá por arrasto. Ou poderá apenas ganhar visibilidade pública,  certo é que ganhará sempre qualquer coisa, nem que seja satisfação pessoal. Dependerá sempre da pessoa que está na retaguarda do projecto. Nem sempre as motivações de uma pessoa são puramente financeiras.

Os opinion markers

Silva LopesSer líder de opinião é poder mostrar aspectos que por vezes as pessoas não tinham pensado, com esta argumentação podem fazer mudar de opinião as pessoas. Por vezes têm o poder de influenciar massas, com as vantagens e desvantagens que isso pode trazer. As características essenciais num Opinion Maker é sem dúvida: isenção, conhecimento, visão e não vender opiniões! Mas também é possível ser apenas pelo mediatismo. O Cristiano Ronaldo é-o, basta que alguém pague e faz-se um anúncio. Para ser líder de opinião tem de se lhe reconhecer mérito pelas suas opiniões por um conjunto alargado de pessoas, pois qualquer pessoa pode influenciar comportamentos, mas de uma forma mais pessoal ou a mini grupos.

Por exemplo um dos meus principais opinion markers , e que me faz mudar de opinião (ou confirma as minhas ideias) é o Prof. Silva Lopes. (um dia falo aqui dos outros).

Iniciar um blogue

Com os serviços de blogging gratuitos só não tem um blogue quem não quer, pois para além de ser simples é também gratuito. Em Portugal existem 3 grandes fornecedores deste tipo de utilidade:

  • WordPress – Software e blogues gratuitos Open Source
  • Blogger – Blogues blogspot pertencente à Google
  • Sapo – Blogues do portal Sapo

Todos os dias são criados novos blogues, são milhões de blogues criados anualmente, muitos não sobrevivem ao primeiro mês, deixando logo de ser actualizados com novo conteúdo. Li algures que a longevidade de um blogue é de 2 anos.

Se nos primórdios (5 anos atrás) era simples fazer um blogue e ter visitantes, pois a oferta era muito menor, hoje existem tantos, que é difícil marcar a diferença e captar a atenção das pessoas, mas como sempre existem sempre excepções!


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Luis Mendonça diz:

    Bom Dia Nuno,

    abri recentemente actividade como trabalhador independente na área da consultoria informática e webdesign. Fiz já um site utilizando joomla – classibike.pt -. Infelizmente na área onde resido por ser um meio pequeno e também devido à crise, as empresas não estão abertas à criação de sites profissionais. Na minha opinião falta visão a essas empresas, pois um site é sempre uma porta aberta para novos negócios / clientes. Possivelmente terei de procurar por clientes em outras localidades.

  2. Edgar Costa diz:

    Olá Nuno,
    Fiquei bastante agradado com o seu site, especialmente este artigo que fez com que criasse o meu blog
    Estou no início e agora falta é conteúdo para que venham os visitantes, espero que corra bem.
    Parabéns pelo seu site, e continue com o seu bom trabalho.

    Abraço

    • Nuno diz:

      Olá Edgar Costa
      Agradeço o seu comentário

      Desejo toda a sorte para o vosso projecto.
      Mas penso que seja boa ideia fazer spam na divulgação. Existem algumas regras a seguir.

      Votos de sucesso