Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Tudo o que precisa saber sobre dinheiro

Na verdade existem apenas 4 coisas que necessita de saber sobre dinheiro, parece simples mas não é o caso: como ganhá-lo, como poupá-lo, como investi-lo e como desfrutá-lo.

O dinheiro é o valor que permite usufruir de bens, é o elemento fundamental nas trocas comerciais, assim quem tem dinheiro pode usufruir do melhor que este mundo tem para oferecer, mas para chegar a esse patamar é necessário conseguir tê-lo em quantidade suficiente  para que não seja  necessários estar sempre a fazer contas. Poder gastar e investir sem olhar a poupanças.

O foco em cada uma das etapas pode representar uma enorme diferença, pois geralmente encurta o espaço de tempo a chegar ao patamar desejado. Viver a vida sem ter de pensar em dinheiro acho que é a maior riqueza.

Como ganhar dinheiro

A tarefa mais complicada no que diz respeito ao dinheiro é mesmo ganhá-lo, esta é a primeira fase no caminho para a constituição do “império”.  Na grande maioria dos casos é necessário possuir dinheiro para iniciar um investimento, assim as formas mais fáceis de o obter é através de trabalho ou através de um negócio empresarial.

Quando já se detém uma almofada confortável podemos entrar na 3ª fase, ou seja, o que se pretende não é ganhar dinheiro, mas sim multiplicá-lo.

As formas para ganhar dinheiro são imensas: ver aqui

Como poupar dinheiro

Para poupar dinheiro, é necessário possui-lo (primeiro é necessário ganhá-lo), a poupança gera oportunidades de investimento, será através do mecanismo seguinte que se poderá aumentar as capacidades financeiras e entrar na fase que motiva todo o processo, poder usufruir do dinheiro, utilizando e consumindo o que nos dá prazer. Poupar não é mais do que adiar a compra, pelo caminho tenta-se que o dinheiro poupado possa originar novas quantias de dinheiro, os chamados rendimentos passivos.

As formas para poupar dinheiro são imensas: ver aqui

Como investir o dinheiro

Investir é a forma de multiplicar as poupanças e consequentemente o dinheiro que cada um tem. As formas de investir são variadas, apesar das mais publicitadas serem os produtos financeiros, pode-se investir numa imensidão de activos: negócios, arte, materias prima e tudo o que for um bem escasso com procura.

As formas para investir o capital que se possui não é um caminho único, existem casos de sucesso em todos os quadrantes de investimento, tal como também é verdade o seu oposto. Estar ciente dos riscos a que se expõe o dinheiro é fundamental até para não perder o dinheiro poupado por vezes com tanto esforço e privação de consumo.

As formas para investir o dinheiro são imensas: ver aqui

Como desfrutar o dinheiro.

Só faz sentido querer ter dinheiro para o utilizar, poder possuir o melhor que este mundo tem para nós, seja viagens, restaurantes ou algo que seja ambicionado. Realizar sonhos próprios e de quem gostamos. Ajudar os outros nunca deve ser deixado de lado pois só quem tem mais dinheiro é que pode ajudar um número maior de pessoas.

As maneiras de disfrutar do dinheiro são imensas.

Apenas uma destas temáticas  ainda não foi aqui abordada, ou seja onde gastar o dinheiro. Penso que isso ficará para quando entrar nessa fase, o que não se prevê que seja para breve. Tentar percorrer as 4 fases ao mesmo tempo trará resultados num período temporal maior, e é isso precisamente que tenho feito!

 Este artigo foi inspirado nos ensinamentos de Arkad “O homem mais rico da Babilónia”.  Apesar de ainda não ter lido o livro espero lê-lo dentro em breve.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.