Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Trabalhar em casa versus montar um escritório

foto de escritórioA escolha de um local para desenvolver uma actividade empresarial não pode deixar de contemplar a análise das várias possibilidades. Se o negócio necessita de um estabelecimento comercial para desenvolver a actividade, actividades de revenda, é possível encontrar um espaço para criar um pequeno escritório para tratar da parte burocrática do negócio, contudo podem também ter uma sede alheia ao ponto de venda.

Já os negócios que consistem na disponibilização de serviços nem sempre necessitam de um local onde possam receber visitas profissionais, deslocando-se às instalações dos clientes. Aqui subsiste a questão do local para desenvolver as tarefas administrativas relacionadas com a  actividade, montar um escritório em casa (habitação) ou encontrar um local para se estabelecer profissionalmente.

Nem todas as actividades permitem trabalhar desde casa

Trabalhar em casa

Utilizar a habitação para desenvolver um negócio e até mesmo sediar uma sociedade comercial pode ser uma solução, contudo importa conhecer os seus benefícios e as suas limitações, para que possa decidir de forma mais ajustada às necesidades e objectivos de cada um. Caso se pretenda desenvolver um negócio desde casa é boa ideia reservar um espaço para esse fim, assim afectar uma divisão será o ideal criando um escritório em casa, contudo nem todos possuem esse espaço extra numa habitação, espaço é dinheiro.

Vantagens de trabalhar em casa

Desvantagens de trabalhar em casa

  • Dificuldade de separação entre vida social/profissional
  • Propenso a distrações, sem controlo social
  • Impossibilidade de contratar colaboradores

Montar um escritório

Um escritório é a solução para possuir um espaço dedicado a uma actividade de forma independente, permitindo separar o ambiente profissional de outros. Útil quando é necessário receber clientes e fornecedores. Caso a empresa encerre, existe um corte com contactos facilitado (exceptuando o Fisco e a Justiça).

Vantagens de montar um escritório

  • Profissionalização da actividade ou prestígio
  • Separação de papeis sociais, facilidade na definição de horários e maior foco
  • Facilidade na venda da empresa e no seu encerramento (processos e situações)

Desvantagens de montar um escritório

  • Custos elevados na exploração
  • Arrendamento ou compra do espaço/imóvel
  • Serviços complementares

Solução híbrida

Se antigamente se utilizava muito o arrendamento de salas (por exemplo a Advogados) para desenvolver a sua actividade profissional, hoje eliminaram-se as paredes e criaram-se espaços abertos (open space) onde se “alugam” secretárias ( o chamado CoWorking). Um novo conceito onde se destaca o ambiente mais descontraído,  que se pode aplicar a muitas actividades, especialmente as ligadas à internet, ao design, marketing, jornalismo, consultoria ou outras actividades tipicas de desenvolvimento em regime de freelance. O contrato de arrendamento da secretária inclui geralmente todos os custos, assim fornecimento de água, electricidade, acesso à internet e climatização são incluidos.

Tudo deve ser ponderado, até para que se possa construir um projecto vencedor para o futuro.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.