Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Trabalhar e investir em equipa = melhores resultados

Os benefícios de trabalhar em equipa são variados, mais criatividade, mais espírito crítico, mais discussão, enfim mais inovação. Pedir ajuda, pedir opinião, conversar, debater ideias são algumas das coisas que se o fizessemos sózinhos ficavamos “malucos”.

Como é que se desenvolve a criatividade, como surge a inovação, é fácil perceber que sozinhos não vamos a lado nenhum, quem nos diz: “isso está fixe”, “boa ideia” e todas aquelas expressões que podem alavancar a motivação? O espírito de competição saudável está onde está uma boa equipa.

Trabalhar em equipa é alterar as leis da matemática, 1+1 não são 2 mas sim 3, pois a soma das partes é maior que as 2 partes em separado. A este resultado chamam-se comummente sinergias.

Ser mais do que um

Para criar um negócio a sociedade é sempre uma opção em que dividir o risco e os proveitos pois apenas algumas das suas características. O espírito de compromisso e de entreajuda a superar os obstáculos naturais de qualquer actividade comercial são a mais valia. Até mesmo para quem deseja fazer trader (compra e venda) e activos em bolsa, terá maior facilidade se se juntar a outros investidores. Mesmo investindo cada um os seus capitais. Seria uma sala de trading, com partilha e rectificação de estratégias de parte a parte.

Não é fácil trabalhar em equipa

Cada pessoa é única, tem as suas ideias, a sua personalidade, a sua forma de estar na vida, assim é normal que nem sempre exista acordo unânime em relação a decisões que necessitam de ser tomadas. Existem os atritos que podem gerar disputas e discussões. Pode haver muitos factores que condicionam os grupos e às vezes até nem funcionarem. A verdade é que se houver respeito pelos outros tudo se resolve.

5 vantagens de trabalhar em equipa

  • Maior criatividade (2ª opinião)
  • Maior produtividade
  • Motivação em cadeia (há menor probabilidade de desistência)
  • Maior Sinergia
  • O facto de não ser um projecto solitário ajuda a manutenção de uma boa saúde mental

5 desvantagens ao trabalhar em equipa

  • Discussões sobre assuntos não relacionados
  • Menos produtividade através de distracções
  • Possibilidade de choque de personalidades
  • Ter que acatar a decisão do grupo em detrimento da sua opinião em particular
  • Elementos que se “encostam” ao trabalho realizado por outros

Um dos factores inibidores de ter o objectivo de trabalhar exclusivamente em casa é o facto de não trabalhar em equipa. Quero socializar e esta é uma característica do ser humano. Estar como estou neste momento, sozinho em casa e em frente ao computador a escrever um artigo é algo que não posso ambicionar para o meu futuro! Eu gosto de trabalhar em equipa.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. David Rufino diz:

    O trabalho em equipa é bom e recomenda-se tal como se lê no artigo! Mas tem de haver sempre quem faça o desempate! A falta de consenso pode levar a inércia! Trabalhar em casa é cada vez mais uma boa opção e não vejo porquê não se possa conviver com outros! E já agora, não coloque nos seus planos deixar de escrever estes artigos sff

    Tudo de bom

    • Nuno diz:

      Olá David Rufino

      Obrigado, tenho de me dedicar mais à escrita :-)

      Votos de sucesso