Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Trabalhador por conta própria versus trabalhador por conta de outrém

sentidoAs diferenças entre ser trabalhador por conta de outrém ou por conta própria (trabalhador independente) são imensas. Ser trabalhador por conta própria ou trabalhador por conta de outrem também têm sempre vantagens e desvantagens de um face ao outro.

Se por um lado um tem retribuições mais ou menos constantes estas são também geralmente menores a quem se dispõe a arriscar na incerteza das retribuições, esta incerteza vem muitas vezes acompanhada de outros benefícios não podendo ser fácilmente contabilizados.

Trabalhar por conta de outrém

Os empregos para a vida provavelmente estão condenados, ou seja, terá de encontrar empregovárias vezes ao longo da sua vida profissional, aqui começa um grande problema, já que se quando somos jovens temos sempre oportunidades e portas abertas, no decorrer na idade estas começam a fechar-se.

A grande vantagem de trabalhar por conta de outrem é a quase isenção de risco e volatilidade nos rendimentos, ordenado certo no final de cada mês. Se for numa empresa pública as coisas podem correm às mil maravilhas, o pior que pode acontecer é não ter actualizado o seu salário em anos de maior aperto para as contas do Estado.

Se trabalhar para uma empresa privada, os salários até podem ser mais gratificantes, contudo as coisas não são tão simples, até porque esta pode ir a falência e aqui não existe ninguém que a impeça de fechar, consequêntemente os seus trabalhadores farão fila à porta do Centro de Emprego e Formação Profissional.

Trabalhar por conta própria

O espírito empreendedor de cada um de nós deve ser estimulado e quem arrisca num negócio com perspectivas de futuro, pode muito bem conseguir atingir a independencia financeira e ganhar também qualidade de vida relativamente cedo, possuir um fundo de reserva para eventuais oscilações dos rendimentos é totalmente obrigatório.

Criar o próprio emprego ou a própria empresa é um movimento que deverá ser muito bem pensado, até porque nem todos terão sucesso, infelizmente, mas as vantagens de trabalhar por conta própria são imensas: é o seu próprio patrão, com o que isso tem de bom e mau, o seu salário será na medida do seu esforço, faz os seus próprios horários, tira férias quando lhe convem, já para não falar nas vantagens fiscais, menor tributação dos rendimentos, seja em que regime se enquadre, simplificado ou com Contabilidade organizada.

Qual a melhor forma de trabalhar

Poderá depender de cada um e da sua auto-disciplina, caso seja pouco empreendedor e se desmotive facilmente, talvez seja melhor tentar encontrar um emprego para a vida! Quem opta por arriscar na criação do seu emprego e criar o seu próprio negócio e desde que o faça de forma sensata e comedida, sem grandes investimentos iniciais, é provavelmente a melhor forma de ganhar dinheiro, aliás, depois se as coisas correrem bem até pode contratar alguém para o seu lugar e viver dos rendimentos.

(actualização) Após escrever este artigo,  publiquei 2 artigos que complementam esta informação:

Empreender acarreta os seus riscos e as suas recompensas


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Achei o conteudo muito interessante diz:

    obrigado pela ajuda

  2. Carlos diz:

    Muito agradecido!