Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Tirar partido do poder dos números

númerosOs números têm poder, o poder de influenciar as pessoas, pois actuam ao nível psicológico e muitas vezes dão sinais ao subconsciente. Sabendo isto podemos definir estratégias para colocar os números a nosso favor.

Na abordagem que se segue a ênfase será dada à utilização do número na publicidade, contudo não podemos nunca esquecer do poder negocial que advêm do poder financeiro. O número de algarismos que compõem o património da entidade que detém esse poder face a outro com menos algarismos

Se não possuímos os números que pretendemos ou consideramos adequados para tirar partido dos mesmos, é bastante simples não se referem. Os menos éticos podem mesmo mentir indo conta a regras do código da publicidade. Em situações específicas os números podem não ser evidenciados, havendo lugar a uma associação espontânea.

10.000 pessoas já compraram

Expressões deste tipo são muitas vezes utilizados em anúncios publicitários, a razão é mostrar que já houve pessoas que decidiram adquirir determinado bem. Este argumento de venda vem retirar “ alguma desconfiança” face ao bem promovido, mostrando claramente o caminho a seguir. Por vezes ainda são utilizados adjectivos para colocar o consumidor em determinada posição ou status social, como exemplo: 50.000

8 em cada 10 gostaram deste produto ou serviço

Os estudos de mercado são fonte de informação e obviamente também de números, podem por exemplo indicar o nível de satisfação do consumidor. Com base nestas informações e utilizando os valores e ou características mais bem cotadas nas amostras, constroem-se mensagens publicitárias.

Poder de ser o número 1

Ser o líder de mercado tem diversas vantagens, pois é a referência para o sector, é mencionado quase sempre que se fala desse mercado, se for uma marca de grande dimensão será lembrada sem ter de se dizer mais nada, basta a referência ao mercado. Ser o número 1 é do melhor.

É fácil ser o número 1, basta escolher ou criar um nicho de mercado e actuar com foco no mesmo, posicionando-se para assumir a liderança desse mercado. Exemplo: águas com sabores (nem é necessário dizer a marca que o fez). Existe um mundo de nicho de mercado onde ainda é possível assumir a liderança, podem não ser é os mais rentáveis ou abrangentes.

Como forma de teste e a título de exemplo do poder de associação do nº1:

  • Mercado dos hambúrgueres
  • Mercado dos carros desportivos
  • Canal televisivo para crianças
  • Operador de comunicações móveis

O sucesso é muitas vezes medido através de números, o volume de vendas, a quota de mercado, o número de clientes, o número de fãs do Facebook de determinada figura pública face a outra, só para dar mais um exemplo.

Utilizar os números é um arte que pode ser utilizada por qualquer um, é só saber os números que devem ser destacados e os que devem ser omitidos.

Os números do investidor.pt

Atingi recentemente os 1000 assinantes das actualizações do investidor.pt via email, uma pequena vitória que desencadeou a construção da parte superior do blogue onde irá ser exibido o número actual de assinantes e de gostos da página do Facebook. O número mil tem um valor simbólico, por exemplo outra das metas será atingir 1000 visitantes por dia,  já esteve mais longe ;-)


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.