Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ter ou criar um Bar. Um negócio de modas

Os bares são lugares de convívio entre pessoas que querem ouvir música, beber qualquer coisa e conviver em ambiente festivo. Um dos factores críticos de sucesso é quase sempre o número de clientes que se consegue atrair. É comum desenvolverem-se várias iniciativas de dinamização destes espaços para captar constantemente as pessoas. O Karaoke, festas da espuma, Ladies Night são alguns desses exemplos.

 Os tipos de bares

Existem muitos e diferentes tipos de bares, pois cada bar é o conceito criado, cada um tem o seu mote e personalidade própria, seja pela decoração do espaço, pelo nível de volume do som da música, seja pelas actividades adicionais, pelo nível de preços ou até mesmo pela sua dimensão. Podemos portanto considerar que não existem dois bares iguais.

A dimensão de um bar

Os conceitos de contabilidade analítica juntam-se aos de marketing neste capítulo, pois a utilização da capacidade instalada é importante em todos os negócios, aqui afecta também ao nível do marketing, pois entrar num espaço “às moscas “ reduz drásticamente a duração da permanência do consumidores. Assim ter um espaço de dimensões grandiosas pode afectar todo o negócio. Claro que existem sempre excepções e casos em que as coisas funcionam um pouco de forma diferente, dependente da localização do bar e ainda mais da cultura/personalidade/hábitos das pessoas que os frequentam.

Desvantagens do negócio

Por vezes os bares são afectados por modas, se umas vezes estão in e toda a gente os quer frequentar outras vezes não conseguem atrair o número de pessoas que os torne atractivos. Os bares são movidos por pessoas, assim a sazonalidade das modas está altamente correlacionada com os resultados.

Vantagens deste negócio

Vender um copo de cola ao preço de uma garrafa de litro é fantástico, vender 3 ou 4 whiskies e pagar a garrafa também é bom. Assim podemos ver que as margens de comercialização são um dos factores que mais levam a empreender neste sector.

A segurança

Como em todos os estabelecimentos de divertimento noturno, é necessário possuir alguém que possa pôr em ordem alguém que ultrapasse os limites seja através do excesso de bebidas alcoólicas, drogas ou simplesmente por brigas relacionadas com outros aspectos.

Conceitos de bar

Cada caso é um caso,  pois não há 2 bares iguais. A localização, a dimensão, a decoração, a música, preços practicados, cultura/hábitos da região, os empregados são os factores que influênciam o sucesso do bar. Assim um bar que é um sucesso em Castelo Branco se replicado para Viseu pode ser um fracasso.

Os tipos de bares mais frequentes são: bar restaurante, bar discoteca e o bar puro. Cada um tem as suas características e  distinguem-se pelo tipo de clientela que pretendem captar. Existem outros tipos de bares que não são considerados neste artigo, pois podem ser comparados a casas de alterne.

Conclusão

Um negócio que gosto e que também poderia empreender, por considerar que são espaços de convívio que fazem falta, pois a vida social não é só Facebook e aparentemente tem uma rendibilidade bastante interessante.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Flávio Próspero diz:

    Olá, sou Barman a mais de 15 anos, sempre tive o sonho e a paixão de um dia ter o meu próprio bar em Portugal, neste momento encontro-me a trabalhar em Londres mas as saudades de casa são sempre muitas. Tenho pensado cada vez mais em arriscar nesse sonho, até porque a idade não recua e não queria perder a oportunidade de realizar esse sonho.
    A minha questão é, como posso atrair investidores para abrir o negócio? Que ideias, dicas me pode dar para começar?
    Desde já muito obrigado.
    Cumprimentos.