Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Se Tempo é dinheiro, então ganhe tempo

Um dos recursos escassos que temos de lidar no dia-a-dia é o tempo, tantas são as solicitações que temos, assim gerir o nosso tempo de forma a optimizar tarefas através da organização torna-se imperioso. É o tempo que nos faz ganhar dinheiro, assim é conveniente fazer um gestão do mesmo para que possamos ganhar mais dinheiro e mais tempo.

Assim a gestão deste recurso escasso é de extrema importância, pode-se dizer que a utilização deste de forma planeada aumenta a produtividade e a sensação de realização pessoal pelo que se consegue fazer. Se fosse possível guardar tudo na memória é que era bom, contudo o processamento de tanta informação não é possível, resta-nos utilizarmos os auxiliares de memória:

Agendas

Os famosos caderninhos onde se apontava tudo o que era realmente importante, nunca deixaram de ter o seu espaço nas vidas das pessoas mais atarefadas, seja para contactos profissionais como para agendar reuniões com clientes ou a nível pessoal para apontar datas de aniversário e números de telefone. Continuam em uso e provavelmente são as que reúnem maiores utilizadores.

Agendas electrónicas

Através do computador que a função de organização pessoal passou para o formato digital, e com o aparecimento dos PDAs (assistente pessoal digital) foi mesmo a explosão deste tipo de meio para organizar a vida das pessoas. Com a evolução estas formas começam já a perder alguma força para os aparelhos electrónicos mais versáteis que existem, os telemóveis. Os telemóveis mais recentes da gama média possuem quase todas para não dizer mesmo todas as funções dos PDAs, com sincronização com o computador é fácil ser lembrado de algo que nos esteja a escapar, datas de aniversário é uma dessas coisas.

Agendas temáticas

Não é por acaso que todos os anos são editadas as agendas para Advogados, agendas para Professores, agendas para Contabilistas, etc, utiliza-las trás um benefício adicional, pois as datas mais importantes para essa profissão vêm já destacadas, não necessitando de estar todos os anos a ver quando será preciso entregar determinada declaração fiscal ou as férias judiciais.

Listas de tarefas

Tal como se faz listas de compras para o supermercado, elaborar listas de assuntos que temos para tratar e depois ir riscando, é uma forma simples de impor alguma organização na sua vida e assim conseguir fazer que provavelmente se iria esquecer. As listas são adequadas para pequenas tarefas domésticas e assuntos pessoais.

Com tempo pode-se ganhar dinheiro, e com dinheiro pode-se ganhar tempo. Assim utilizar um para potenciar o outro traduz-se numa tarefa de extrema importância. Se não somos nós a valorizar o nosso tempo, ninguém o fará por nós. Pensar neste aspecto, pode levar-nos a utilizar o nosso tempo com maior nível de rigor.

Organize-se, e ganhe tempo.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.