Técnicas para geração de ideias de negócio
Saiba como gerar ideias, através das várias técnicas apresentadas. Dê largas à sua imaginação e crie um negócio inexistente
Conhecer as formas que fomentam a criatividade permite trabalhar na criação de negócios inovadores e nunca antes implementados. As novas ideias possuem um potencial elevado. Embora as ideias sejam espontâneas e originais existem formas de “forçar” a geração de ideias, daí o valor das ferramentas de apoio à criatividade.
Um aspecto importante é que todas as pessoas são criativas, por vezes é necessário criar as condições ideais para que o processo criativo se desenvolva ou seja, aquecer o lado esquerdo do cérebro Se nos debruçarmos e nos dedicarmos à actividade geração de ideias, podemos ficar surpreendidos com os resultados.
Este artigo vem completar os artigos sobre fontes de ideias para negócios, na realidade este artigo deveria ter sido o primeiro da série. Os outros artigos que podem ser interessantes, para encontrar ideias de negócio:
Introdução à criatividade
Criatividade é a actividade ligada à criação. E criar é construir, dar existência, fundar, construir. A criatividade é utilizada para ter ideias e para ter ideias é necessário desafiar as premissas alterando a forma como olhamos para determinada situação, é fugir ao racional e entrar no campo do surreal ou imaginário, é colocar em causa conhecimentos científicos, é necessário suspender juízos de valor abstraindo-nos de opiniões pessoais, gostos e valores.
A criatividade pode ser aplicada na procura de soluções para diversos problemas, sob a forma de produtos, serviços ou processos. Um problema pode ser uma oportunidade de negócio, pois é uma necessidade por satisfazer.
Antes de iniciar o processo de geração de ideias, existe um factor que importa sublinhar, o FOCUS. O Focus é onde vai incidir a nossa atenção (foco), é por assim dizer o ponto de partida. Focus é o problema, o desafio ou a melhoria. É a base de trabalho.
Técnicas de geração de ideias
Brainstorming (tempestade de ideias)
A forma mais conhecida de gerar ideias e amplamente utilizada. Utilizando um grupo procura-se criar ideias, com vista a um objectivo. Tal como um tempestade, esta técnica pode gerar ideias em todas as direcções. Não sendo uma técnica metódica, os resultados são imprevisíveis. A geração de ideias de forma aleatória nem sempre resulta. Pois as ideias podem fugir das nossas necessidades e objectivos.
Roteiro conceptual:
- Focus
- Geração de ideias
Random Word (palavra aleatória)
Esta técnica é muito simples pois basta relacionar o problema, desafio ou melhoria com uma palavra aleatória. A palavra aleatória pode ser qualquer palavra, para isso pode utilizar-se um dicionário. O relacionamento entre o focus e a palavra aleatória deverá gerar 3 a 5 ideias. Depois pode fazer-se o exercício com outras palavras aleatórias e assim geram-se muitas ideias.
Roteiro conceptual:
- Focus
- Palavra aleatória
- Associação do Focus com a Palavra aleatória
- Geração de 3 a 5 ideias.
Esta é a minha técnica preferida para gerar ideias. Consegue obter-se com relativa facilidade várias ideias inovadoras.
Fraccionamento
A técnica do fraccionamento permite procurar a geração de ideias através da divisão do Focus, assim pretende dividir-se para aproximar de várias soluções, ou ideias. A repartição do Focus em temas, e os temas em subtemas permite gerar ideias com base na “raiz do problema” ou seja na base do que motiva este exercício, o Focus.
Roteiro conceptual:
- Focus
- Temas
- Subtemas
- Geração de ideias
Geração de Alternativas
A geração de alternativas é um roteiro conceptual que nos leva a gerar ideias através de associações originadas do Focus. A associação é algo que pode não estar associado ao focus, pode ser externo. A geração de ideias terá como base a associação realizada.
Roteiro conceptual:
- Focus
- Associação
- Geração de ideias
Extracção de conceito
O método da geração de ideias através da extracção de conceito é provavelmente a técnica mais difícil de colocar em prática pois exige vários processos. Geram-se ideias a partir do Focus, selecciona-se uma ideia de onde será extraído o conceito. A geração de ideias ocorre com base no conceito, as ideias geradas são utilizadas para melhorar a ideia seleccionada.
Roteiro conceptual:
- Focus
- Ideias
- Selecionar ideia
- Extração de conceito
- Ideias
- Melhoria da ideia inicial
Pessoalmente acho complicada esta técnica, pois existem outras que considero melhores. Mas para processo de inovação tudo deve ser equacionado pois não se sabe de onde poderá surgir a ideia que vale milhões.
Inversão de Premissas
A inversão de premissas não é mais do que inverter o Focus, uma técnica é utilizar a palavra “não” ou caso o Focus possua a palavra “não” retirar-lha. Desta forma a geração de ideias surge pelo lado invertido.
Roteiro conceptual:
- Focus
- Focus invertido
- Geração de ideias
A minha própria técnica
Conhecendo estas técnicas, infelizmente não as utilizo como gostaria mas reconheço o seu valor ou poder. Penso utilizá-las com os meus filhos, pois para além de lúdico pode ser enriquecedor para todos. A técnica que utilizo para encontrar ideias passa pela análise de mercado, depois pensar no que poderia ser feito de forma diferente e no que faz falta. Evidentemente que os conceitos são por vezes utilizados de forma inconsciente.
Um exemplo (tirado das aulas de Criatividade Aplicada, 2008) – Focus: Como aumentar a luminosidade nas ruas sem gastar dinheiro? Depois de muitas ideias geradas, alguém surgiu esta ideia: Limpar os vidros dos candeeiros públicos. Achei fantástica.
Para finalizar e atendendo a que o facto de utilizar as técnicas de geração de ideias pode originar uma quantidade de ideias de negócio considerável será necessário fazer uma avaliação das mesmas. No artigo como avaliar uma ideia, considera uma série de factores que podem ser utilizados nesta avaliação. Vamos criar ideias!