Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Sugestões para negócios focalizados na Terceira Idade

Hoje em dia a Terceira idade é tão activa como os adolescentes, obviamente que em sentidos diferentes, mas não deixa de ser activa. Por isso é necessário que haja ocupações e distracções para que estes se possam sentir bem e possam gozar também a vida da melhor forma. Proporcionar alternativas para a ocupação do seu tempo disponível pode revelar-se uma actividade social e lucrativa.

Álbuns de recordações

foto de casal de reformadosUma vida sem recordações acaba por ser uma vida sem vivências, por isso o ideal mesmo é recolher todas as recordações pertinentes, e elaborar um álbum de recordações. Ora isso além de ser bom para recordar todos os momentos passados, é ainda excelente para um dia mostrar a netos e bisnetos para que estes conheçam um pouco da história da sua família. No entanto nem todas as pessoas têm capacidade para isso, por isso se é uma pessoa com habilidade para o design e com bom gosto pode iniciar um pequeno negócio de composição de álbuns, o ideal é tentar vender logo em quantidade, para depois poderem distribuir pela família.

Cuidados médicos

Todos sabemos que a idade não perdoa e com o passar dos anos a saúde começa a ressentir-se, os cuidados começam a ser constantes e os problemas de saúde atrapalham o dia-a-dia. Se é uma pessoa que gosta de ajudar os outros e tem formação nas áreas da saúde pode juntar o útil ao agradável e ajudar todos aqueles que necessitem de pequenas ajudas para que o seu dia-a-dia seja muito mais agradável. Existem vários negócios que podem assentar nesta ideia: apoio ao domicílio, assistência permanente, clínica de recuperação de pequenos traumatismos, etc.

Centros de convívio

Para que as pessoas de idade avançada não sejam solitárias e não vivam os dias sozinhos foram criados os centros de convívio diurno, permitindo assim que pessoas da mesma idade se juntem para trocar histórias e convivências, além de fazerem companhia uns aos outros. Se acha que a sua zona não está bem servida nesse sentido, então é uma óptima oportunidade de negócio a abertura de um centro de convívio, ou até mesmo um lar a tempo inteiro. Para isso o melhor mesmo é analisar a faixa etária da sua cidade e perceber se existem muitas pessoas a necessitarem desse tipo de serviços.

Viagens temáticas

Ao mesmo tempo que apareceram os centros de convívio, apareceram também oportunidades para grupos de algumas pessoas se juntarem para umas pequenas excursões a sítios específicos no país (ou até fora) para que as pessoas tivessem uns dias diferentes com alguma cultura agregada e um convívio que faz qualquer um sentir-se como novo. Uma boa oportunidade de negócio é a organização dessas excursões para a terceira idade, se escolher bem os destinos verá que muita gente vai aderir e fazer de um fim-de-semana banal, um fim-de-semana para conviver com outras pessoas e até conhecer sítios que em novos nunca tiveram oportunidade para conhecer. Por exemplo, uma excursão que é sempre bem recebida por pessoas da terceira idade é as excursões a Fátima para devoção da sua religião e crenças. Mas existe tanto para descobrir em Portugal que não existe limite, poderá criar um destino diferente por semana durante 2 ou 3 anos.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Elsa Pereira diz:

    Gostaria que podesse fornecer alguma informação acerca de um negócio que pensei, vocacionado para empresas, serviços administrativos ao domicilio.
    Fiz pesquisas na net mas não encontrei nada.Será que não existe este serviço em Portugal?

    • Nuno diz:

      Olá Elsa
      À primeira vista parece-me uma boa ideia. Eu não conheço nenhuma empresa a actuar nesse nicho de mercado específico, mas também dependerá muito do que se pretende oferecer.
      Vou escrever um artigo sobre isso nos próximos dias.