Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Sinergias, o que faz modificar as contas simples

Usufruir de sinergias gera retornos superiores, esta é a máxima por detrás desta palavra que tem o poder de trazer largos benefícios a quem a sabe utilizar. O poder das sinergias já foi abordado no artigo que fala sobre criar uma grande empresa, resumidamente pela diminuição de custos faz aumentar os resultados. A dimensão gera ganhos pela optimização de recursos, o que se traduz numa maior rentabilidade dos capitais investidos já que permite usufruir dos famosos efeitos de escala.

Efeito de Escala

O efeito de escala é (resumidamente) o processo de compra que origina, à medida que as compras crescem, um menor custo. O feito de escala é potenciado pela dimensão do negócio, quanto maior, maior será o seu efeito e as suas vantagens. Assim comprar 1 carro terá um custo, comprar 10 carros custará menos que 10 vezes o valor do primeiro. Por isso muitos pequenos negócios nunca conseguiram obter um preço competitivo para ganharem clientes pela via do preço de venda. Para contornar esta questão existem várias soluções, por exemplo o tratamento personalizado do cliente. Poderão ser sentidos os efeitos de escala em muitas outras situações.

Quando 2+2 pode não ser 4

2+2 são sempre 4, contudo quando estamos a falar da compra de empresas e a somar postos de trabalho a conta pode ser 2+2=3.  Como exemplo, na junção de 2 empresas onde cada uma possui nos seus quadros 2 advogados, na reorganização empresarial, um poderá ser dispensado, assim os custos serão menores para o mesmo nível de serviço. Este foi só um exemplo, pois os departamentos onde é possível verificar este tipo de operações são: departamento de recursos humanos, departamento de marketing e comunicação, departamento financeiro. As extinção de postos de trabalho sobrepostos gera uma poupança financeira que se irá repercutir nos resultados líquidos.

Sinergias sem aquisições

Existem realmente muitas formas de obter sinergias e os seus benefícios, que vão muito para além das que ocorrem na aquisição e fusão de empresas, basta pensar na criação de uma nova empresa, ou uma rede de empresas, utilizando e potenciando o movimento empreendedor, nada melhor do criar 2 empresas em vez de uma. Ou até quem sabe uma rede de empresas.

Sinergias de comunicação

Uma das formas de potenciar negócios é através da comunicação, o resultado será tanto mais satisfatório quanto maior for a base de relacionamento com as audiências/clientes e maiores serão os benefícios trazidos através da partilha de bases de dados e das ofertas propostas aos mesmos, maiores audiências originam frequentemente mais resultados.

Sinergias de custos: 2+2=3 ou Sinergias de proveitos 2+2=5

Sinergias no investidor.pt

Esta é uma das técnicas que pretendo colocar em practica aqui no investidor.pt. Através deste site pretende-se potenciar os outros sites que estão relacionados com os interesses de quem nos visita. É uma forma gratuita de conseguir visitantes para os outros sites, sem ter de fazer muito por isso, basta simplesmente publicitá-los aqui. Essa sinergia vai brevemente ser introduzida, no próximo mês irei dar início à apresentação dos meus outros projectos.

2+2= serão sempre 4, se olharmos apenas numa perspectiva puramente aritmética !


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.