Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Shark Tank – Lago dos Tubarões

lado-dos-tubarõesÉ com satisfação que partilho a minha última descoberta, um programa televisivo que fiquei fã deste o primeiro episódio que vi. Este programa é um reality show com investidores, onde empreendedores pretendem angariar capital para os seus negócios e tentam atrair os investidores presentes no programa a apostar no seu negócio.

São 5 investidores (Business Angels) de sucesso e milionários  que estão dispostos a investir em novas ideias de negócio e novos produtos e investem mesmo. É, por isso, mais do que um programa de entretenimento pois existe a concretização de negócios. Transformaram um óptimo negócio para todos, num programa televisivo.

Os empreendedores tentam motivar os “tubarões” a investir no seu negócio, possuíndo apenas alguns minutos para despertar interesse no seu negócio e em que os primeiros 30 segundos são fundamentais. A valorização da empresa é também um dos aspectos fortemente negociados. Se o empreendedor pede 100.000$ e está disposto a ceder 10% da empresa, valoriza a empresa em 1.000.000$. O que nos leva à valorização da empresa, pela ideia e perspectivas de expansão do negócio e vendas. É bom ter uma fundamentação para o valor da empresa. Resumidamente o valor é conseguido através de expectativas do negócio. É arriscado, mas pode ser muito lucrativo. Negócios não testados, têm grande dificuldades em obter capital. Mais do que obter financimanto é o aconselhamento que  estes investidores e empreendedores de sucesso dão ao negócio que o faz andar sobre carris. E claro, a responsabilidade perante os mesmos.

Giro, giro, é quando os investidores “Tubarões” competem entre si para investir num negócio.

As vantagens são mútuas para todos, os investidores obtêm participações em empresas promissoras, segundo os seus parâmetros e as suas escolhas, e os empreendedores conseguem capital e acesso a conhecimento e experiência nos negócios. O financiamento é realizado a maior parte das vezes através da cedência de participações nas empresas, mas também existem ofertas sobre percentagem de vendas futuras.

Não podemos esquecer a publicidade gratuita. Participar no programa Shark Tank dá logo visibilidade ao produto ou ao serviço.

O que podemos aprender com o programa

Pode-se aprender bastante com o programa, desde a simples negociação e formas de apresentar negócios a investidores, ao percurso que os empreendedores desenvolveram até chegar ao programa. Por exemplo: dicas de divulgação de novos produtos.  Acesso a novos e inovadores conceitos de negócio, que nos podem inspirar.

Um aspecto importante é que grande parte dos negócios apresentados possuem já algumas vendas, e alguns deles possuem licenciamento através de patentes. Ou seja, não são planos de negócio, são produtos e serviços concretos que estão já em fase ou em vias de entrar em comercialização.

Podemos também confirmar que os investimentos se realizam com base num produto ou serviço que existe, nem que seja um protótipo, muito diferente de investir em ideias em papel. Algumas das ideias até dá vontade de sermos nós próprios a investir.

Um dado curioso e que confirma o empenho dos empreendedores, é a dedicação em exclusivo ao seu negócio, num dos episódios a que  assisti, não financiaram um negócio por apenas ser executado em part-time.

Os sucessos dos outros também nos podem motivar.

Onde podemos ver o Lago dos Tubarões

A primeira série está em exibição na SIC Radical, é exibido às: Quintas-feiras às 19h45, Sextas-feiras às 23h45, Sábados às 21h30, Domingos à 1h00. Na minha opinião, é triste que uma série de qualidade como esta não faça parte da grelha da SIC generalista, num tempo em que o empreendedorismo está na moda e faz falta em Portugal, utilizam o canal de cabo, que nem todos têm acesso. No meu ver, se esse programa fosse criada uma versão portuguesa, era mais do que entretenimento, era serviço público de televisão. Pois contribui para o incentivo à criação de negócios e empresas, precisamente o que Portugal mais precisa.

Como nem tudo pode ser mau, a série pode ser vista através do Youtube, basta pesquisar:

  • Shark Tank season 1 episode 1
  • Shark Tank season 1 episode 2
  • Shark Tank season 1 episode 3
  • …. Existe até à season 4
  • Shark Tank Season 4 episode 1 - Pela primeira vez, os tubarões investem todos num negócio.

Com este programa a minha opinião sobre business angels, modificou-se completamente.

Para finalizar deixo aqui o vídeo do primeiro episódio da primeira série. Espero que gostem


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Rui diz:

    Olá Nuno,

    Tenho vindo a acompanhar há algum tempo as series e tenho delirado também!
    Muito bom o programa, como disseste e bem, acho que é super motivante!

    Um abraço.

    • Nuno diz:

      Olá Rui
      Obrigado pelo comentário
      Vi no Sábado pela primeira vez o programa, fiquei logo fã

      Votos de sucesso

      • Rui diz:

        Aconteceu-me o mesmo quando vi a primeira vez, eh eh!

        Obrigado e igualmente.

  2. jorge diz:

    Ola,
    Não conheço esta serie, mas pela descrição, será algo como o Dragons Den da BBC?
    Peter Jones, Duncan Bannatyne… Multimilionários que investem em novos talentos e ou projectos, e o mais interessante e que ambos começaram do zero, sem nada! Para quem não conhecer esta serie ou estes senhores..vale a pena “Google it” !

    Continue com o Bom trabalho!

    Jorge

    • Nuno diz:

      Olá Jorge

      Obrigado

      Efectivamente o Dragons Den é o original que deu origem ao Shark Tank, o Miguel Ferreira já tinha referido isso na Página do Facebook do investidor, quando partilhei o artigo. Está-se sempre a aprender e a conhecer novas coisas :-)

      Votos de sucesso

  3. Farturas diz:

    Para mim é a melhor serie tem uma aprendizagem de fazer negócios formidável, é pena não haver disto em Portugal, no nosso pais só há é novelas e não aprendemos nada,zero,népia .Desculpa amigo mas é o que eu vejo todos os dias. Como eu ,sou um homem de negócios sou um pensador e um aventureiro gosto de seguir prá frente como no meu próximo projeto . Comprimentos

    • Bala diz:

      Na verdade houve em Portugal o AUDAX – Negócios à prova. Um programa muito semelhante.

  4. manuel ricardo diz:

    Boa noite a todos

    Espetaculo de programa

    Sucesso para todos

  5. Pedro diz:

    Adoro este programa! Sucesso Nuno! Abraço

  6. Rui Azevedo diz:

    Boa Tarde! Eu para acabar o meu curso tenho que realizar uma tese na qual o tema que eu escolhi é o empreendedorismo e tenho que realizar um caso prático, ou seja um projeto inovador, tentei ver os videos para ver se consigo encontrar algum projecto interessante mas não consigo ver, poderas-me ajudar?

  7. E:C: diz:

    Boas tardes

    Eu tenho uma ideia de negócio, que já está pronta, inclusivé tenho amostras que produzi em minha casa.
    È uma ideia de negocio inovadora, vocacionada para o mercado global, e que produzindo cerca de 500 unidades /dia, dá uma facturação anual de 3.500.000,00€, com um lucro de 150 % !!!, acontece que neste País, é só fachada, as portas não se abrem, a muitas ideias que deveriam ser apoiadas.
    O investimento necessário, é de cerca de 400.000 €, que se paga logo no primeiro ano.
    È um produto nacional, tradicional, histórico, e de luxo, o mercado alvo é as mercearias portuguesas lá fora, CANADA / EUA / ALEMANHA / FRANÇA / INGLATERRA / CHINA / MACAU / BRASIL , DUBAI, e tantos outros.
    Agora veja 500 unidades/dia a dividir por todos estes mercados, dará qualquer coisa como 25 a 50 produtos/dia, muito fácil de concretizar, não conseguindo suportar as encomendas, se estiver em todos os mercados logo desde o inicio !!!, terá que crescer á medida que alarga o mercado.

    Se acha que conhece quem me poderá ajudar a conxcretizar o negócio, agradeço.

    Muito Atenciosamente
    E.C

    • Alexandre diz:

      Caro Sr.

      Em que zona do país se encontra ? Tem alguma brochura / plano de negócios que possa apresentar par estudo ?

  8. a.m.m. diz:

    Plenamente de acordo!
    O Lago dos Tubarões faz-nos pensar positivo e mostra-nos que por vezes temos na nossa frente uma oportunidade de negócio e nao a vemos.
    Cumprimentos

  9. Vs diz:

    Concordo plenamente eu vejo todos os episódios desde o início e acho progama extraordinário.

    E triste no nosso país não haver nada igual em prime time.

    Mas enfim só interessa novelas e a deprimencia de programas como big brother e splash e outros…..

    Boas ideias e negócios

  10. Marcel Schmitz diz:

    Adorei ver a série. Acho que se pode aprender muito com ela. Nós às vezes estamos cegos com uma ideia que temos e julgamos ser a melhor do mundo, e o programa ensina vários aspetos a ter em conta que não nos é imediatamente óbvio. Parabéns pelo artigo, adoro a série e também acho que mereceria outro destaque!

    Cumprimentos,
    Marcel Schmitz

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Marcel

      Obrigado. As ideias de negócio só têm realmente após a sua concretização.

      Votos de sucesso

  11. wellingto barros diz:

    ola boa tarde .. vejo sempre esta serie .. e sempre pensei que deveria ter disto aqui em Portugal…mais fica aqui uma ideia .. se fosse um web designer eu faria um site cujo as função era as pessoas colocarem as suas ideias e os investidores fossem atrás da ideia que se adequa aquilo que ele quer… e assim estaríamos a ajudar muita gente..!!

    Cumprimentos

    Wbarros

  12. Tiago Oliveira diz:

    Conheci o programa ontem, enquanto fazia zapping.. Já vi alguns episódios e digo que é bastante interessante. Temos a oportunidade de ouvir empreendedores que pretendem lançar os seus negócios, e a opinião frontal de empreendedores bem-sucedidos. Aprende-se algumas lições com o programa, cruciais para qualquer pessoa que tenha negócios.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Tiago Oliveira

      Obrigado pelo comentário

      Não conhecias o blog investidor.pt, caso contrário já conhecias ;-)

      Votos de sucesso

  13. Tiago diz:

    Boa Tarde,

    Também sou um grande fã deste programa e foi de lá que tirei uma excelente ideia de negócio. O Filtro Nasal (First Defense Nasal Screens). Assim surgiu a ProNasum e temos o objectivo comercializar este produto em Portugal e ajudar as milhares de pessoas que sofrem com alergias e problemas respiratórios. Podem nos encontrar em pronasum.pt

    • Marcio Neves diz:

      Tiago, como vai?
      Excelente produto, gostava de testar, vi a apresentação do produto nos tubarões, muito bom. 961469903 Marcio Neves.

  14. Norberto Dias diz:

    Boa tarde Sr.Nuno Casimiro.adorava trocar uma serie de ideias como eu apresentar um novo produto para a industria da construcao civil ,propriamente a acabamentos (ou seja na pintura de portas e janelas) eu detectei a uns meses atras que atraves de um produto fica mais facil pintar com um simples apetrecho que eu peguei quando pintava meu apartamento ,eu vivo numa pequena aldeia da Alemanha ,eu no mes de Julho deste ano fui a Portugal para registar a marca e patente do produto ,mas nao o fiz por causa da falta de capital e em Portugal me falaram do vosso programa de tv Shark Tank i e por este meio que venho pedir a ajuda do Sr Casimiro.meu telefone e 0049 8562962861 ou telemovel 00491747645001 Norberto Sias
    muito atenciosamente Norberto Dias

  15. luis diz:

    O progama é muito bom e espero um dia lá ir adoro negócios e os milionários do progama inspiram-me todos os dias penso numa invenção para quando criar a minha empresa contrtar uma equipa de pesquisa e criar produtos de guerra, de investigação, de limpesa do meio ambiente e tecnologias até hoje consideradas impossiveis um dia se for aí gostarei de fazer parceria com um deles não quero muito dinheiro pela parceria mas sim sair com um idolo no meu negócio

  16. joao Alves diz:

    25-03-2014
    Estou aberto a propostas de negócio e lançamento de produtos,tenho acompanhado os programas com muito interesse. (LAGO DOS TUBARÕES)

    tm 969060797

  17. José Pereira diz:

    Boa tarde, adorei ver esse programa era bom fazerem um programa destes cá em Portugal.
    Fica aqui a dica se tiverem alguma ideia de negocio interessante e precisarem de investidores enviem para o meu mail que depois de analisar se for viável entrarei em conacto para exclarecer certos pontos.

    • Manuel diz:

      Resposta ao Sr José Pereira,

      Bom dia,

      Tenho um projeto original no ramo da restauração inexistente em Portugal que seria um sucesso, preciso mesmo de um investidor que terá toda a minha colaboração e apoio.
      Cumprimentos

  18. Mauro Fernandes diz:

    É sem duvida um programa excelente que a Sic Radical tem. Aprende-se imenso e consegue-se ter uma perspetiva dos dois lados da moeda, o investidor e o empreendedor.

    Engraçado como às vezes fico com a sensação que a apresentação foi boa e eles dizem que não e às vezes não achar nada demais e eles adorarem.

    Fantástico sem duvida.

  19. marcos diz:

    boa tarde eu também vejo o programa e acho interessante. vi la uma coisa no episódio de hoje dia 29 de 2014 que fiquei bastante interessado, algum sabe como se pode entrar em contacto com as pessoas que vão la pedir investidores?
    comprimentos

  20. Marcio Neves diz:

    Boas Sr Casemiro, sou um Jovem empreendedor de 41 anos, sou Brasileiro e vivo com minha família em Portugal a cerca de 11 anos, tenho um negócio que se chama Soluções Eficientes, comercializamos produtos e serviços nas áreas de construção civil, eletricidade, telecomunicações e energia solar.

    Meu negócio e fruto do Amadora empreende, que trata na formação no âmbito do empreendedorismo social, um programa voltado para formação e apoio a novos empreendedores, fui destaque neste concurso, estou precisando de um colaborador, tenho muito potencial e nos momentos menos fáceis que Portugal esta a passar, a venda de serviços destas áreas estão em alta, preciso de ajuda.
    961469903 – “Antes estar preparado para a oportunidade e não a ter, do que ter a oportunidade e não estar preparado”. Um Grande abraço!

    Empreendedor Marcio Teles