Serviços de limpeza, um negócio muito simples

Criar uma empresa de limpezas é uma das formas mais fáceis de entrar no mundo dos negócios empresariais, basicamente qualquer pessoa pode fazer limpezas, pois é uma tarefa que faz parte das nossas vidas, pelos cuidados que uma habitação merece.

As empresa de limpezas podem prestar serviços em diversos sectores, conforme as necessidades específicas,com base na complexidade da tarefa podemos dividir a actividade das limpezas em 3 vertentes:

Serviços de limpeza simples

  • Limpezas de escadas em condomínios
  • Limpezas domésticas/habitações
  • Limpezas de escritórios

Nestas espaços não são requeridos grandes conhecimentos para efectuar um serviço, os básicos instrumentos de trabalho estão ao alcance de qualquer um: vassouras, esfregonas, panos, polidora rotativa, etc. Na verdade este negócio pode ir uma pouco mais além e proporcionar recolha de contentores do lixo e até a limpeza mecanizada de espaços de estacionamento dos condomínios.

Limpezas técnicas

  • Limpezas em altitude
  • Limpeza de fachadas e remoção de grafitis

Para fazer estes serviços é requerido equipamento especial e conhecimentos mais aprofundados sobre o que propõe fazer, nomeadamente sobre condições de segurança. Poderá dizer-se que seja o sector onde existe menor concorrência, mas satisfaz a procura.

Grandes Limpezas

  • Limpezas industriais
  • Limpezas de Hospitais
  • Limpezas de entidades públicas

Existem um outro nível no sector, as grandes empresas como clientes e fornecedoras, é necessário capacidade, para poder concorrer a um concurso para fazer a limpeza de uma grande entidade, pois necessitará de muita mão-de-obra, com um bocadinho de empreendedorismo, pode-se sempre concorrer e se depois ganhar fazer a contratação de pessoal através de uma empresa de trabalho temporário. Ou até existem modelos de contratação de empresas que apenas gerirá o pessoal afecto a actividade que já tem contrato com a empresa cliente.

Uma das grandes vantagens em abrir uma empresa de limpeza é a procura que existe para este tipo de serviços, pois em qualquer centro urbano existem escritórios, fábricas,condomínios, para não falar em pessoas. A indústria das limpezas pode-se dizer que está numa fase de crescimento/maturidade, pois é fácil entrar na mesma, os custos de entrada são muito baixos porque a concorrência é pulvorizada, tal como os clientes.

A maior desvantagem deste tipo de negócio é a facilidade com que se instala a concorrência, podendo sempre conquistar clientes pelo factor preço, aqui é que existe o grande problema, pois muita dessa concorrência tem políticas salariais muitos baixas, com alta rotação de pessoal, e por vezes o recursos a mão-de-obra não legal faz com que os custo sejam menores, logo maior possibilidade de fazer um preço mais baixo. Neste sector um bocadinho de fiscalização seria benéfica para todos e para uma concorrência mais saudável.

Um dos grandes inconvenientes que vejo neste tipo de negócios, é não ser possível retribuir os trabalhadores convenientemente, pagar pouco mais que o Salário mínimo nacional, parece-me exploração, contudo se os vencimentos forem mais elevados, lá se vai o objectivo principal de quando se inicia um negócio, o lucro.

Com uma estratégia acertada pode-se entrar e construir/criar uma empresa de limpeza com hipóteses alcançar o sucesso, ou até mesmo começar por comprar um empresa já em laboração e expandir-la, ou até mesmo iniciar uma negócio na área das limpezas através de franchising, as ofertas são mais que muitas.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Patrícia diz:

    Olá!
    Quero enfrentar a crise e por isso abrir uma empresa de limpezas… O que é necessário?
    Precisamos de alvará ou CAP?
    Obrigada!

  2. Emanuel diz:

    Ola!
    Neste momento gostaria de saber o que é necessário para se poder abrir uma empresa de limpezas, para poder enfrentar esta crise.
    Obrigada!

  3. Paulo diz:

    Ola, gostaria de saber o que é necessário para poder abrir uma empresa de limpezas, a minha mulher ficou desempregada e achei que seria uma boa forma de se conseguir dar volta á situação financeira em que ficamos agradecia imenso a vossa ajuda e esclarecimento…Obrigado

  4. Helder diz:

    Olá boa tarde, gostaria de saber o que é necessário para abrir uma empresa de limpezas. Pois com esta crise penso que é uma forma de ganhar dinheiro, mais não sei nada; o que é preciso pra abrir, como fazer pra adquiri clientes etc. Ficarei muito agradecido se poderes me ajudar. Obrigado

  5. Clauudia diz:

    Olá gostaria de saber mais detalhes de como fazer para abrir uma empresa de limpeza, mais disponho de pouco recursos

  6. Sandra Bueno diz:

    Ola
    Gostaria de todos os detalhes possiveis para abrir uma empresa de limpeza. Desde como abrir se é pequenas empresas ou como, como captar clientes, material para iniciar, qual o minimo de investimento possivel, pois tenho poucos recursos, qual a melhor forma de captar profissionais comprometidos, nesta area, quero dizer as pessoas para trabalhar. Enfim tudo, pois nao tenho conhecimento nenhum no momento.
    Desde ja agradeço sua atenção.

  7. paulo goncalves diz:

    boa tarde, gostava que me desses detalhes como se faz a busca de clientes na net e como criar uma empresa de limpeza, agradeço a tua atenção

  8. Marcelino Soares diz:

    Ola
    Gostaria de todos os detalhes possiveis para abrir uma empresa de limpeza. Desde como abrir se é pequenas empresas ou como, como captar clientes, material para iniciar, qual o minimo de investimento possivel, pois tenho poucos recursos, qual a melhor forma de captar profissionais comprometidos, nesta area, quero dizer as pessoas para trabalhar. Enfim tudo, pois nao tenho conhecimento nenhum no momento.
    Desde ja agradeço sua atenção.

  9. QUESIA diz:

    Bom dia,Tudo bem
    Me interessei em montar algo no ramo da limpeza porque conheço muitas pessoas desempregadas a procura de uma recolocação no mercado.
    Mais gostaria que me explicasse passo a passo como investir o capital sem gastar muito e como oferecer os serviços para as empresas,quais materiais necessários etc….

    GRATA

    Quésia

  10. Ana Jorge diz:

    Olá, também gostaria de saber o que fora citado anteriormente pela sandra e pelo marcelino.
    “Gostaria de todos os detalhes possiveis para abrir uma empresa de limpeza. Desde como abrir se é pequenas empresas ou como, como captar clientes, material para iniciar, qual o minimo de investimento possivel, pois tenho poucos recursos, qual a melhor forma de captar profissionais comprometidos, nesta area, quero dizer as pessoas para trabalhar. Enfim tudo, pois nao tenho conhecimento nenhum no momento.”

    Obrigado pela sua atenção.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Ana Jorge

      Obrigado pelo comentário.

      No início do ano vou empenhar-me na redacção de novos artigos relacionados com o início de actividades comerciais.

      Votos de sucesso

  11. jose antonio diz:

    eu comecei a minha do nada comecei limpando caixa dágua que é muito simple na internete tem muita materia e assim comprei uma maquina semproficional de alta pração uns rodos e com cada serviço eu comprei uma maquina depois que comprei um aspirador de liquido e po e uma conservadora de piso 350 da certec ai choveu de cliente agora ja faz 4 anos e não venço mais os clientes voce tem que aprender sozinho niguen te ensina cuidaddo com produto que joga nõ chão pra não estragar o piso produtos tem treis modo quimicos cada um para uma função é so pesquiza alcalino, neutro , e acido o mais perigoso estragar piso é o acido não tem segredo trabalhar com limpeza basta ter vontade de trabalhar boa sorte meus amigos

  12. claudia pereira diz:

    Eu queria saber o que é preciso para abrir uma empresa de limpezas quanto é preciso investir como toda a parte democratica

  13. Helder Masoka diz:

    Gostaria de saber quais sao as dicas para abir uma empresa de limpeza.

  14. luis pereira diz:

    boa noite ,gostava de saber o que é preciso para abrir uma actividade na área de limpeza geral ,barcos carros casa escritórios etc… dicas como chamar a atenção de clientes e como angariar clientes de todos os meios ,publicidade,via net .gostaria que me transmitisse um pouco do seu conhecimento no meio dos negócios,pois tenho vontade de dar um passo em frente só preciso de uma ajuda em como começar,obrigado e um grande abraço por por ajudar desta forma várias pessoas.ABRAÇO.

  15. esmeralda diz:

    Ola,gostaria de saber como motar uma empresa de limpeza,pois eu e meu marido estamos querendo voltar a terrinha e gostariamos de montar algo assim,dispomos de poucos recursos,gostariamos que nos ajudasse com seu conhecimento no meio dos negocios,pois temos imensa vontade de montar o nosso propio negocio mas precisamos de ajuda para comecarmos.Obrigada por nos ajudar e um grande abraco.

  16. Celia diz:

    Gostaria de saber o que é necessario para a abertura de uma empresa de limpezas

  17. Dora isabel Dias diz:

    Boa noite gostaria de saber como abrir uma empresa de limpeza como começar que tipos de documento precisa quero combater esta crise e como tou desempregada a muito tempo por podem me ajudar?

  18. Fernando diz:

    Ola, comecei a trabalhar com conservação e limpeza a 1 anos em uma empresa privada e, agora gostaria de abrir minha própria empresa de conservação e limpeza. Gostaria de receber algumas dicas de pesquisa de mercado e plano de negocio para este setor. Obrigado!!!

  19. Angela diz:

    Boa tarde gostaria de saber como abrir uma empresa de limpeza como começar que tipos de documento precisa quero combater esta crise e como tou desempregada a muito tempo por podem me ajudar?
    Desde como captar clientes, material para iniciar, qual o minimo de investimento possivel, pois tenho poucos recursos, qual a melhor forma de captar profissionais comprometidos, nesta area. Enfim tudo, pois nao tenho conhecimento nenhum no momento.

  20. Paulo diz:

    Boa noite.
    Quero abrir uma firma de limpezas, podem-me ajudar o que é necessário de vias legais e como e o que é preciso para captar os mais variados clientes, bastantes clientes. Tambem quais as marcas de produtos de limpeza que aconselham e onde os adquirir ?
    Cumprimentos e desde já obrigado

  21. Cleiton diz:

    Olá, quero saber onde consigo informações para abrir uma conservadora, desde a documentação a cálculos para propostas de prestação de serviços.

    grato.

  22. Jose Alves diz:

    Olá boa tarde. Estou começando nessa área de limpeza empresarial e residencial, mas tenho algumas dúvidas. Poderiam me orientar? Minha maior dúvida é sobre o quanto cobrar nas limpezas (faxinas, diárias, mensalistas) Quanto pago pela diária dos meus colaboradores e quanto fico para a empresa, quanto cobro do cliente?

  23. frederico oliveira diz:

    ola.eu resido em mocambique, e tenho uns investidores interessados em montar uma empresa de limpeza, visto esses servicos serem muito escassos. gostaria de mais imformacoes. os meus agradecimentos ficando a aguardar uma resposta.caso esteja interessado em colaborar connosco. um abraco

  24. Suzete Lima diz:

    Ola boa tarde,chama-me suzete,gostaria de saber o que é necessário para abrir um empresa de Limpezas.Estou muito interessada em investir neste ramo e fazer deste negócio um diferencial.por isso desde ja conto convosco o mais rapido possível.Aguardo a vossa resposta.



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.