Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Riscos específicos do investimento em Florestação

Para apuramento do risco de investimento, podemos comprara os Betas das empresas do sector, assim na base teórica encontra-se um valor para apurar o custo do capital e a rentabilidade. Contudo neste tipo de investimento será sempre bom fazer uma análise dos factores que condicionam e viabilizam o projecto, tais como: Risco de incêndio, Recebimento da venda, preço da pasta de papel, condições meteorológicas e manutenção da exploração florestal.

Risco de incendio

Os incêndios são talvez o risco que acompanha toda a evolução do projecto, podem inviabilizar economicamente o projecto, assim convêm sempre diversificar, utilizar parcelas de terrenos afastadas umas das outras, para assim minimizar os riscos em caso ser vítima do fogo.

A limpeza das florestas, até mesmo em redor da exploração florestal dão também uma ideia dos potenciais riscos a que se está sujeito. Fazer essa limpeza pode minimizar as probabilidades de estar sujeito a este risco.

Recebimento da venda

Um outro problema que aflige quem possue madeira para venda, é mesmo a quem a vender, pois existe a forte possibilidade de lhe levarem a madeira e não receber o seu valor, assinar um contrato com o madeireiro ou serração não deve ser uma possibilidade, mas sim uma realidade. O histórico das empresas deste sector pode não servir de muito, pois a história do sempre pagou a todos, já não pega, pois sempre pagou mas pode deixar de pagar precisamente com os clientes actuais.

Preço da pasta de papel e da madeira

Sendo a referência para o preço de venda, não é possivel nas pequenas explorações fazer muito para contornar a situação, se bem que com um contrato de futuros com posição compradora pode bloquear o preço de determinada data.

Condições meteorológicas, clima e solo

As condições meteorológicas afectam mais o início da exploração, pois a fase de plantação é necessário que as culturas “peguem”, assim condições favoráveis são sempre benvindas, em tempos de seca terá possivelmente que se regar  para favorecer o rácio de sucesso da plantação. O clima e a morfologia dos solos específicos da zona de implementação do projecto também podem ser considerados como um risco para o sucesso da cultura.

Manutenção da exploração florestal

Terá também que se contar com a manutenção necessária para que as arvores crescem no potencial máximo, lavrando a terra de tempos a tempos, adubar e derramar as arvores das pernadas que retardam o crescimento do tronco principal.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Carlos diz:

    boas, este ano apatir de setembro vou fazer umas plantaçoes de cerdeiras bravas nos montes para ter alguma rentablidade deles e nos campos plantaçoes de vinha nome da casta (Alvarinho) é uma casta que se da muito bem aqui na minha zona e é das castas mais caras em portugal.
    cumprimentos