Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Retorno do investimento – ROI

O retorno do investimento é um conceito bastante simples e até pode ser considerado básico no mundo dos negócios e investimentos. Mas pode ser aplicado em muitas outras áreas, como o retorno do investimento do factor tempo, só para dar um pequeno exemplo. Assim podemos verificar se o tempo despendido em determinada tarefa produziu um retorno positivo ou negativo.

Contudo quando nos referimos a estes rácios procuramos informação sobre investimentos financeiros. Saber quando poderemos ganhar em relação ao capital investido é a principal utilidade destes calculos.

ROI= Return on investmen = retorno do investimento

A explicação da formula simples é dividir o resultado pelo total do investimento, assim gera-se um valor que é a rentabilidade. Claro que estes são os cálculos mais simples. No resultado da equação obtêm-se um valor que pode ser expressado em percentagem do investimento realizado. Quanto maior for o resultado da divisão melhor.

O ROI pode ser influenciado por vários factores, por exemplo se no investimento for utilizado capital proveniente de crédito, podemos repartir esta fórmula, e potenciar os resultados, através do efeito de alavanca financeira.

O efeito de alavanca é altamente perigoso, pois potencia ganhos mas também potencia perdas, a sua utilização deve obedecer a um conhecimento claro das sua implicações. No artigo alavanca financeira pode saber mais sobre este assunto. O Pedro Silva num dos seus comentários (neste artigo) também aborda a temática.

Nunca esquecer que interessa calcular as rentabilidades após impostos, pois esse é o efectivo ganho. No caso de calculo de taxas de remuneração de títulos, com a distribuição de dividendos, deve-se considerar o valor de aquisição das acções (cotação de compra, mais custos associados) e o valor do dividendo líquido de impostos. Esse sim é o verdadeiro retorno do investimento.

ROI futuro ou ROI passado

Calcular os retornos do passado são cálculos simples, contudo e como rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras, o ROI que se pretende obter para o futuro é mais importante e por isso também mais difícil de calcular. Para projetar estimativas para o futuro temos de pensar no risco e na incerteza.

Risco é a probabilidade de acontecer algo conhecido

Incerteza é a probabilidade de acontecer algo desconhecido

Neste ponto de vista, calcular o Roi nada tem de simples, pois depende das condições definidas e das projeções, ora num mundo de incertezas essas tendências são cada vez menos certas, onde se podem encontrar margens de erro e de risco mais ou menos viáveis. Mas a incerteza é imprevista e possível!

Um exemplo, as vendas do ipad da Apple provocaram um quebra na venda de computadores portáteis, alguém podia esperar esta mudança nas tendências, na elaboração dos planos estratégicos (3 a 5 anos) das empresas que produzem ou comercializam os produtos concorrentes ou substitutos? Eu acho que não.

Calcular ROIs Futuros

Calcular o potencial retorno de um investimento não é tarefa fácil, pois estimar e prever o futuro pode originar muitos erros, seja através de dos riscos ou através da incerteza. É sempre preferível estimar e errar, do que não ter a mínima ideia e expectativa de ganhos para os investimentos.

Os investimentos de capital com taxas de retorno históricamente baixas, como os depósitos a prazo a rentabilidade é sabida à partida, mas em produtos financeiros onde o potencial é maior importa definir objectivos de rentabilidade e escolher os activos que podem atingir essas metas.

Outros retornos do investimento

O Pay Back é um indicador de análise de investimentos, muito associado à avaliação de projectos de investimento, onde se procura saber qual será o período (tempo) que leva a recuperar o investimento. Para calcular este periodo divide-se o investimento pelo retorno esperado. O resultado apresentará o valor de períodos (anos para simplificar) que leva para recuperar o investimento. Quanto menor, melhor.

As formulas apresentadas são formulas simplificadas de calculo

Em análise financeira existem muitos rácios e indicadores que ajudam a tomar decisões financeiras, estes são fundamentais para analisar empresas e a oportunidade de investir nas mesmas, para alêm de conhecer as empresas e as suas políticas de governação, ajudam e dão boas pistas para realizar investimentos potencialmente rentáveis.

Um retorno muito difícil de calcular é o que eu vou ter por escrever este artigo, :-)


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.