Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Rentabilizar domínios de internet

Sendo o investimento ligado aos domínios da internet bastante especifico e raro em Portugal, vou falar genericamente de como se pode rentabilizar domínios. As hipóteses são muitas mas existem algumas mais conhecidas que outras.

Afinal o objectivo dos investidores de domínios é ganhar dinheiro com domínios e não colecciona-los. Se na venda se obtêm mais valias, existem formas de rentabiliza-los sem deixar de ser proprietário.

Mercado de domínios

Comprar e vender domínios é ser uma das formas mais evidente para ganhar dinheiro com os domínios, mas se os domínios forem em português os valores praticados ainda devem ser baixos, caso contrário dificilmente conseguem fazer negócio. Pode ser a forma mais desencorajadora de investir em domínios, claro com excepção de domínios com valor que interessa guardar para quando existir uma procura. Internacionalmente, especialmente nos EUA, existem regularmente leilões onde são transaccionados,   também existem vários sites onde é possível comprar e vender domínios, como a www.sedo.com. Com especial incidência nos domínios na língua inglesa, contudo mercado como o alemão ou o chinês não são de descurar já que também são bastante desenvolvidos neste negócio.

Alugar domínios

Existem empresas especializadas que em vez de venderem os domínios que possuem, “alugam-nos” através do redireccionamento de tráfego, é um serviço dispendioso. Assim quando as pessoas escrevem o endereço no browser (tráfego type-in) vão ter (redireccionadas) para o site que pagar por isso, ganhando assim visitantes. Este modelo de negócio é apropriado para domínios premium.

Parqueamento de domínios

Uma das formas de rentabilizar domínios mais falada, sendo também conhecida como: estacionar domínios, para a tradução de Park Domain. É um método muito simples, redirecciona-se o domínio para a empresa do serviço, configurando-se o “template” e palavras chave. O registo nestas empresas é grátis, sendo que estes apenas pagam uma percentagem dos lucros com a publicidade no domínio. Contudo existem empresas que recebem uma mensalidade disponibilizando uma maior percentagem dos lucros ao proprietário do domínio. Apesar de estar actualmente a perder o vigor de outros tempos, ainda se consegue ganhar bom dinheiro, especialmente com domínios typo (domínios com erros).

Conteúdo dinâmico

Situação muito parecida ao domain park, mas em que se paga uma anuidade ou mensalidade pelos serviços, colocando a empresa prestadora do serviço conteúdo dinámico com RSS no domínio juntamente com links e banners de publicidade. Os lucros também podem ser repartidos ou não.

Utilizar o domínio

A forma mais vista para ganhar dinheiro com os domínios é construir um site, blog, forum ou loja. É muito utilizado e é sem dúvida uma boa maneira de valorizar o domínio, pois o conteúdo e os links que apontam para o nosso domínio transformam-no, valorizando-o. Afinal esta é a própria razão de existência dos domínios, sendo por isso a melhor forma de receber dividendos por este investimento.

Campanhas de marketing

Utilizar os domínios para promover campanhas publicitárias, programas de afiliados ou simplesmente gerar contactos também é uma forma de fazer utilização e ganhar dinheiro com os endereços de internet que se dispõe.

O negócio dos domínios não é diferente de outro tipo de negócio, é necessário organização, planeamento e controlo. Se gerir centenas de domínios pode não ser tarefa fácil, e é necessário ter em mente que se os domínios não rendem, não têm uma grande potencial de valorização pode ser aconselhável não os renovar, já que todos os anos é necessário renovar o investimento.

Se não se consegue rendibilizar um domínio é uma peso morto na carteira de investimentos, gerando despesa ao invés de rendimento, ter consciência disso é meio caminho para não perder dinheiro no investimento em domínios.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.