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Programas e plataformas de email marketing

email-marketingQuem empreende através da internet ou para quem promove os seus negócios e comunica com os seus clientes através da web importa compreender os benefícios que podem ser encontrados através de ferramentas de automatização de tarefas, como é o caso do email marketing. Assim apresento uma série de recursos que podem ser úteis para quem quer potenciar os seus resultados através do email marketing.

Existem muitas soluções para email marketing, estão sempre a surgir coisas novas, no entanto as plataformas mais relevantes neste área irão ser inumeradas neste artigo, pois já têm um histórico, e provavelmente são até do conhecimento dos leitores que empreendem online. Mas achei que seria relevante apresentar estas plataformas ou programas antes de expôr algumas das minhas estratégias para email marketing.

No passado publiquei um artigo sobre o valor associado a um email,  pode ser lido aqui

O envio de emails desenrola-se essencialmente através de 2 mecanismos: Envio directo e autoresponder.

Envio directo é quando o email é enviado num espaço temporal reduzido após a sua criação, por exemplo o email automático que segue após a publicação de cada artigo aqui no blog, é realizado com recurso ao Feedburner, uma ferramenta gratuita, que pertence ao Google. Quem tem um blog é uma das ferramentas altamente aconselhada, sendo também gratuita.

Envio através de autoresponder,  (auto respostas) o email é enviado após um espaço temporal alargado e programada. A newsletter do investidor.pt utiliza este sistema de mensagens. Criei uma série de emails e programei o envio após a data de registo através do tempo. Assim uma pessoa que se inscreva hoje na newsletter receberá daqui por 60 dias o email referente ao 2º livro que sugiro para leitura, só para dar um exemplo.

Segue-se a lista de programas que podem ser úteis para quem queira beneficiar deste instrumento, que permite automatizar tarefas e reforçar a ligação com leitores e clientes.

Programas pagos e hospedados

As 3 primeiras soluções que exponho são as maiores referências no email marketing, e os que mais confiança transmitem. Mas existem outros e todos os dias surgem soluções novas. São também os 3 que conheço, pois já fui cliente de todos :-)

GetResponse

Foi a plataforma escolhida para a newsletter do blog investidor.pt, uma das três grandes empresas de email marketing mundial, tem diversas vantagens, no meu entender, face aos concorrentes e valor de subscrição inferior à concorrência directa. Tem disponível o português (do Brasil), assim não necessita de conhecimentos de inglês para tirar partido desta ferramenta. Sendo a última empresa de gestão de emails que subscrevi, estou bastante contente. O primeiro mês é grátis.

Pode aceder à Getresponse e solicitar o seu mês gratuito através deste link

Mailchimp

Uma plataforma sobejamente conhecida, pois possui um conta que é gratuita até aos 2000 subscritores. O interface é bastante intuitivo e funcional. Tendo a opção de conta grátis, torna-se imbatível, no entanto não dispõe de formulários. Não possuí a função de design de formulários, e nem dispõe de popups. Eu utilizo esta plataforma para enviar uma newsletter semanal, este envio é feito através de um função que incorpora RSS feeds nos emails, todas as plataformas pagas dispõem desta funcionalidade, mas no MailChimp é gratuito. É a opção acertada para quem não quer gastar dinheiro na fase inicial. No entanto a funcionalidade que mais valorizo (autoresponder) só está disponível após aderir a um plano pago. Continuo a utilizar e no futuro quando ultrapassar os limites do plano gratuito irei manter.

Pode aceder à MailChimp e registar a sua grátis através deste link

Aweber

A Aweber é provavelmente a plataforma de email marketing mais conhecida mundialmente, promovida fortemente por todos os gurus de internet marketing. Realmente é super fácil configurar uma campanha de email marketing e possuí provavelmente todas as funcionalidades que se necessitam. A primeira newsletter do investidor.pt há 4 anos foi concebida através deste sistema. No entanto consigo apontar 1 aspecto que me chateia, não que seja muito significativo, mas nas hora de decidir pode influenciar. Não é possível traduzir o email inicial de confirmação de registo de subscritor. Ora se eu actuo no mercado português, pretendo tudo em português. As taxas de entrega (reais) também são um pouco inferiores à dos seus concorrentes directos.

Pode aceder à Aweber e solicitar o seu primeiro mês por apenas $1  através deste link

Em qualquer das empresas atrás referidas é possível segmentar os contactos, tal como escrever um email e enviar para toda a lista. Existem opções mais avançadas como listas condicionais ou reenvio de emails para os assinantes que não abriram o email anterior.  Para tirar partido a 100% destas plataformas é necessário visualizar os vídeos tutoriais que possuem.

Opções gratuitas de software para email marketing

Há alguns anos pesquisei por programas de email marketing para instalar num servidor e gerir eu próprio todo o processo, foi uma ideia peregrina. Não que seja impossível fazê-lo, mas dá muito trabalho e requer conhecimentos técnicos que eu não possuo, nem quero possuir, não se pode querer saber tudo. No entanto gostava de deixar aqui a listagem de alguns desses programas, pois podem ser úteis para alguém.

Existem opções também pagas, por exemplo a Interspire

Havendo várias opções, acho que a melhor solução para a generalidade das pessoas (eu incluído) é utilizar os serviços de uma empresa de email marketing profissional, pois poupa-se muito tempo e não é caro, visto que os custos são crescentes pelo volume de contactos que se possuí. Por exemplo na GetResponse, comecei por pagar 15 dólares.

Vou ser sincero, o email marketing pode ser uma grande alavanca para negócios online, mas se for bem utilizado e alinhado com os objectivos que possuímos, pois como sabem as pessoas que acompanham o blog desde o início, tive inicialmente uma newsletter que descontinuei, por não ter uma estratégia que compensasse os $15/mês, já que não envio publicidade nem recomendo produtos nem serviços. Apenas no ano passado encontrei a forma de potenciar o blog com a newsletter. Mas como digo, tendo objectivos e uma estratégia acertada é muito vantajoso ter também uma lista de contactos.

O email marketing é uma abordagem que importa ter em mente na hora de comunicar online. Vou por isso desenvolver um pouco o tema e apresentar estratégias de email marketing que funcionam e formas de tirar partido desta ferramenta.


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Comentários

  1. Filipe Silvano diz:

    Bom dia,

    Sou um jovem empreendedor, e gostava de trocar algumas ideias consigo através do meu email pessoal.
    Tenho algumas ideias mas preciso de alguns aconcelhamentos.

    Se tiver disponibilidade agradecia,
    Cumps,
    Filipe Silvano