Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Procure problemas e encontre hipóteses de negócio

 problemas e soluçõesAs ideias de negócio podem ser geradas de várias formas, contudo nada melhor do que encontrar essas ideias através de problemas que nos vão surgindo. Pois os problemas são a expressão de necessidades.

Para o problema da falta de tempo, por exemplo contratar alguém para fazer o que não lhe dá prazer realizar. Mais concretamente passar a ferro. Assim surgiram as engomadorias, etc.

Esquema da detecção de uma oportunidade de negócio

Problema – necessidade –Satisfação da necessidade – Rentabilidade – Negócio

Problemas

Um problema é uma carência, onde é necessária uma solução. Essa solução pode ser uma simples ideia que não tem valor comercial ou pode ser uma solução com valor. Transformar problemas em dinheiro é comum, basta pensar em tudo o que adquirimos para confirmar esta frase.

Necessidades

Os negócios vêm responder a necessidades, se as pessoas precisam de se proteger da chuva, compram um chapéu-de-chuva. Problema originou a necessidade, solução originou vários negócios: produção e comercialização. A necessidade é um estado de carência.

Satisfazer necessidades ou soluções

Este é o segredo mais mal guardado e conhecido por todos, encontrar um solução, satisfazer a necessidade através de um produto ou serviço e ganhar dinheiro. A ideia é encontrar uma solução para o problema e comercializa-lo. Tem de se vender soluções. Não produtos nem serviços.

Os bens não são valorizados pelo que são, mas pelo que resolvem.

Rentabilidade

Nem todos os negócios são rentáveis, algumas ideias são excelentes mas economicamente não possuem rentabilidade. O que não quer dizer que não possam ser materializadas, por exemplo empreendedorismo social ou outras actividades de cariz social. Desde que seja com ética e honestidade são de extrema importância para melhorar a sociedade em geral. Avaliar ideias de negócio é fundamental.

Existem pessoas que são focadas nos problemas, existem até problemas que não vislumbro qualquer solução ou possibilidade de originarem um negócio, estou-me a lembrar de situações ligadas à política.

 Negócios

Encontrar negócios é fácil, mais difícil é encontrar aqueles em que estamos realmente dispostos a investir o nosso dinheiro e tempo. Tal como foi referido no artigo como encontrar ideias de negócio é necessário estar atento a tudo o que nos rodeia. Os negócios só existem porque existem necessidades.

Experiência pessoal

As experiências recentes foram ricas na detecção de oportunidades de negócio, nas 2 últimas reuniões de negócios que tive, só encontrei oportunidades. Numa pretensa aquisição de uma parte social de um empresa (que não chegou a concretizar-se), nas limitações à actividade deram-me um ideia e resolveram-me um problema. Pois o foco dos intervenientes nesse constrangimento abriram a minha mente para fazer uma abordagem diferente a um público alvo. Ajudaram a transformaram um conceito básico numa ideia excelente. Esta ideia vai ser materializada para breve ;-)

Numa reunião para a construção de um website empresarial deparei-me com 2 problemas empresariais que necessitam de uma solução. As necessidades das empresas no que diz respeito ao mundo online estão agora a florescer. Se para as grandes empresas tudo pode ser fácil, para PMEs nem sempre é assim.

Negócio em ascenção.

O negócio até nem é nada de novo, gerir páginas nas redes sociais para empresas. As empresas de dimensão podem contratar alguém para executar esta tarefa ou adjudicar o serviço a empresas de comunicação. O que nem sempre é acessível financeiramente para as PMEs.

Assim gerir páginas por exemplo do Facebook de forma profissional e acrescentado valor às empresas é uma oportunidade de negócio a explorar em Portugal nos próximos anos. Ainda não sei se me hei-de debruçar sobre este negócio. Mas sei que não seria necessário angariar muitos clientes para tornar a actividade extremamente rentável.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.