Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Poupar na energia eléctrica. Mudar de fornecedor

Uma das formas mais apreciadas de poupar é pagar menos pelo mesmo bem ou serviço sem ter de fazer concessões. Assim escolher o fornecedor que oferece as melhores condições, ou traduzindo, o fornecedor que apresenta o tarifário mais baixo, parece-me acertado. O mercado liberalizado de energia está agora a dar os primeiros passos, surgindo novos concorrentes à tradicional fornecedora. Se a concorrência funcionar efectivamente o consumidor irá ganhar, pois uma das técnicas mais utilizadas para atrair clientes é oferecer descontos.

Com esta guerra pela angariação de novos clientes, as empresas predispõem-se a oferecer descontos, contudo e para tirar partido destes descontos devemos conhecer as ofertas e a nossa situação, pois como vamos poder verificar existem diferenças. São as vantagens de mercados liberalizados.

Mudar de fornecedor não custa nada, mesmo nada

Fazer a alteração de fornecedor é muito simples, e resume-se à assinatura de uns papeis (contrato de adesão), não existe interrupção de fornecimento sendo um processo puramente administrativo. Pode-se fazer a adesão numa loja do cidadão, via telefone ou via internet, dependendo das empresas.

Ofertas promocionais dos fornecedores de energia eléctrica:

EDP Energias de Portugal

A EDP aliou-se à Sonae e oferece 10% do consumo eléctrico em Talão Continente. Existem várias nuances no contrato, uma delas é que os clientes devem possuir contador simples. Assim quem possua contador bi-horário não é abrangido por esta campanha. Será necessário fazer contas para ver se compensa pagar mais pelo aluguer de um contador e ver se a diferença é compensada pelo diferencial do custo da energia em horas de vazio e da tarifa normal.

Endesa

A Fornecedora espanhola de energia Endesa, oferece 5% de desconto sobre o consumo em horas de vazio para quem possua tarifa bi-horária. O desconto realizado na factura acaba por ser diminuto, pois recai apenas na energia gasta no período mais económico (horas de vazio). De salientar que foi a primeira empresa a oferecer descontos na electricidade.

GalpEnergia

A GalpEnergia alarga a sua oferta, tornando-se a empresa com a oferta de energia mais abrangente, combustíveis, gás e electricidade. Está a oferecer aos novos clientes 15% de desconto no consumo de energia electrica e para clientes que sejam cumulativamente clientes do fornecimento de gás, um desconto de 5% no consumo de gás. Requer informação adicional. Vi apenas o folheto promocional na loja do cidadão.

Este artigo requer uma análise pormenorizada das ofertas por parte dos leitores, pois não posso comprometer com o total rigor sobre os tarifários, analisei a questão por alto. Mas que se pode poupar com a escolha apropriada do fornecedor certo, não restam dúvidas. É só uma questão de cada um fazer a sua própria análise e ver o que lhe é mais favorável.

A não esquecer: também se pode poupar no consumo de electricidade

A razão deste artigo, surge pela oportunidade da poupança, da oferta crescente de fornecedores de energia eléctrica e ainda porque também eu vou mudar de fornecedor. Depois de anos a fio na EDP, mudei para a Endesa, mas como o desconto é tão pequeno, vou agora alterar para a GalpEnergia.

São estes pequenos actos de gestão das finanças pessoais que levam a um poupança considerável ao fim de algum tempo. Se se poupar 3 euros mês num ano são 36 Euros, já dá para ir jantar fora 1 vez ;-)


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Pedro Silva diz:

    Boas tardes,

    Se alguém tem experiencia com a Galp Energia na mudança de fornecedor de Electricidade, agradeço que partilhe.

    Eu simplesmente tentei saber quais os valores da energia, de modo a poder fazer a comparação, e acreditem, que só perdi tempo.

    Primeiro devemos mudar de fornecimento de gas (á nossa custa) e logo aí as tarifas são em Kvw quando há fornecedores que apresentam o preço ao m3 de gas. Perguntamos a taxa de conversão de uma unidade para outra e a menina da Galp não nos sabe dizer… Aliás a única coisa que me soube dizer foi: “Depende, depende, depende”! (mas não diz do que isso depende!!!!)

    Para a tarifa de energia electrica, a mesma coisa.

    Conclusão: Fiquei a saber o mesmo e vou continuar com os meus fornecedores habituais.

    Cumprimentos

    • Nuno diz:

      Boas Pedro

      Acabei há pouco de aderir. E na verdade vou esperar para ver a factura, pois como o serviço é recente ainda existe alguma dificuldade na comunicação ou compreensão da oferta. Oficialmente acho que este serviço ainda nem sequer foi lançado :-)

      De momento a GalpEnergia não dispõe de tarifa bi-horária, apenas tarifa simples :-( . Para uma potência contratada de 4,6 KVA, o custo €/KWH é de 0,1393 com um termo fixo de 0,2155 dia. Nem sei sinceramente se compensa.

      No que diz respeito ao gás, a escolha do escalão de consumo pode originar poupanças, no meu caso a alteração do escalão vai resultar numa poupança de 3 Euros/mês no gás, caso mantivesse o mesmo escalão essa poupança seria de 1 Euro/mês

      O factor de conversão de kWh é de ~11,62. Ou seja: 1 m3 = 11,62 kWh

      Votos de boas poupanças ;-)

    • Renato Amorim diz:

      Boa tarde, sou representante da BERG / IBERDROLA. Caso necessite de alguma informação em saber qual a melhor campanha no mercado no momento, envie-me um email para :
      renatoamorim.energiamais@gmail.com

      Terei muito gosto em ajudar e / ou esclarecer qualquer dúvida que tenha.

    • António Veiga diz:

      Boa Noite: sou cliente da Galp ON à dez meses e, sinceramente não vejo transparência absoluta! Conclusão, qual delas a melhor! Pois o veredito é, que todos os meses dou contagem da eletricidade e do gás, mas a fatura vem sempre na estimativa e, prossuposto valores muito acima do real. Outra coisa que me suscita transparência é, a trapalhada dos números e cálculos cobrados nas faturas, assim como os valores em KWh e os respetivos descontos.
      Boa sorte para quem apostou no certo.

  2. Antonio Serrano diz:

    Boa noite, uma vez que pretendo alterar de empresa fornecedora de energia, gostaria que me esclarecesse qual a empresa que tem a melhor campanha neste momento.
    Muito agradecido

    • Nuno diz:

      Boa noite António

      Só existem 3 ou 4 empresas fornecedoras de energia, não é difícil encontrar a melhor solução para si.

      Votos de sucesso

  3. elisio fernandes diz:

    Boa tarde, sou PROMOTOR / IBERDROLA. Caso necessite de alguma informação em saber qual a melhor campanha no mercado no momento, , caso deseje transferir o seu contrato é a melhor solução com 10% no mercado residencial,mais informação p\ elisiofernandes@iol.p

  4. António Veiga diz:

    Os promotores vendem o peixe que não é deles!
    Pois se não conseguirem clientes, ao fim de mês vão para casa de mãos a abanar:

  5. ANTINIO MIGUEL diz:

    estou confuso nao sei para qual empresa de eide virar ou melhor qual e a mais barata e rentavel
    tenho um valor altissimo para pagar PRECISO DE AJUDA