Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Plano de negócios versus projecto de investimento

Conheça as diferenças entre Plano de negócios e projecto de investimento. São semelhantes mais existem aspectos diferentes

A diferença entre um plano de negócios e um projecto de investimento vai muito para além da dimensão do projecto, temos de considerar a profundidade do estudo que fundamenta as decisões e até mesmo a forma como se faz a análise.

Qualquer destes documentos visão a criação de negócios, sendo por isso muito comum a sua elaboração quando se quer empreender. Até porque é praticamente impossível angariar investidores/financiamento sem eles.

As semelhanças

Se em qualquer dos casos temos partes comuns ao estudo da ideia de negocio que será colocada ou não, conforme se verifique viabilidade do negocio ou não.

Alguns dos temas que terão de ser analisados:

  • Legislação e regulamentação da actividade
  • Estudo de mercado
  • Estratégia do negócio
  • Plano de Marketing
  • Operacionalidade do negócio
  • Plano de comunicação
  • Política de distribuição
  • Demonstrações financeiras
  1. IR (Índice de rendibilidade)
  2. TIR – Taxa interna de rendibilidade
  3. VAL ou VLA (Valor liquido actualizado)
  4. Análise de sensibilidade
  5. Indicadores económicos

 As Diferenças

Agora que vimos as semelhanças, vamos abordar as diferenças, uma das principais é a dimensão do investimento, pois investir 50 milhões de euros é sempre diferente de investir 100 mil Euros.  Assim a profundidade dos estudos deve estar de acordo com o investimento. Também a abrangência terá de ser necessariamente diferente pois o âmbito é diferente.

A principal diferença entre o plano e o projecto.

Num projecto de investimento analisa-se onde se obtém maior rendibilidade para o projecto, num plano de negócios analisa-se se o negócio é viável naquela localização. O rigor e responsabilidade é tanto maior quanto for o nível de investimento.

A melhor forma de explicar penso que seja através de exemplos :

  1. Projecto de investimento: quero construir uma fábrica de  cerveja em Portugal, analiso todas as localizações, com diferentes variáveis, onde através de uma matriz se vai encontrar a localização ideal.
  2. Plano de negócios. Quero montar um restaurante na minha localidade, as análises e estudos recairão para aferir se é viável avançar e colocar em prática essa ideia de negócio.

Quanto custa o PN e o PI?

O valor de uma projecto de investimento pode ascender a vários milhares de Euros, enquanto que um plano de negócios pode custar muito menos, pois naturalmente as horas necessárias para a elaboração de um são diferentes do outro. Por exemplo uma projecto de candidatura à criação do seu próprio posto de trabalho através do IEFP, onde se podem receber as prestações de desemprego na sua totalidade é possível conseguir por 500 Euros, se bem que é um mini plano de negócios. Tão mini que quando criei o meu posto de trabalho através desse benefício, fui eu próprio que o fiz, na altura nada percebia de finanças empresariais, nem tão pouco conseguia calcular a taxa de amortização do imobilizado (activos do negócio)!

Sendo estes documentos fundamentais para quem quer investir em negócios empresariais e elemento obrigatório na obtenção de financiamento de projectos terão de ter uma apresentação cuidada, tal como é  fundamentar que seja um elemento de ajuda à tomada de decisão.

Pesquisa do blog