Passos para a criação de uma empresa

pessoa a estudarAs novas tecnologias trouxeram algo de muito bom para os empreendedores que querem formar uma empresa. Hoje existe um conjunto alargado de serviços online, que facilitam a agilizam o processo de constituição de uma empresa. Muitos destes programas provenieram dos chamado programa SIMPLEX. Agora é tudo na hora!

Se na procura de bons investimentos o caminho é longo e estreito, na criação de uma negócio empresarial o caminho tem muitas faixas de rodagem desde o início. Assim a parte inicial requer muito tempo despendido em recolha de informação e procedimentos para iniciar a viagem de forma regular.  Temos ao nosso dispor o Portal da Empresa que em muito ajuda na obtenção de informação sobre todas as fases do processo de constituição do negócio. Da ideia à sua implementação.

  • Portal da empresa
  • Marca na Hora
  • Empresa Na hora
  • Segurança Social directa
  • Portal das Finanças

Nos organismos oficiais encontra-se a informação sobre tudo o que é necessário, basta procurar e não desistir, já que a informação por vezes é tanta, e as caixas de pesquisa dos sites não apresentam resultados enquadrados com os termos da pesquisa. Mas a informação está lá quase de certeza.

Se em termos legais as tarefas até são simples, a morosidade de certos processos teima em dificultar a vida de quem quer empreender, por exemplo as candidaturas a incentivos financeiros ocupam o topo da pirâmide da perda de tempo. Pois ao que parece a questão do licenciamento já foi ultrapassada, pelas medidas introduzidas recentemente no processo de licenciamento de actividades, mas deverá ser só para algumas. A questão do licenciamento não é linear, já que cada município pode estabelecer as suas regras, assim o que  é necessário para um determinado local pode não ser válido para outro, aqui ainda é necessário harmonizar os procedimentos de forma a facilitar o acesso.

Apoio ao empreendedor

Existem entidades que têm como objectivo apoiar a constituição de empresas ou negócios próprios, o Estado disponibiliza assim um conjunto mais do que alargado de soluções, que às vezes não é fácil encontrá-las. O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) é uma destas entidades, promove frequentemente reuniões de esclarecimento sobre as medidas e formas de incentivo à criação de empresas. Apoios financeiros a fundo perdido, onde se destaca o incentivo a indivíduos desempregados.

As organizações que mais utilidade podem oferecem são as incubadoras de empresas, um conceito fantástico ainda muito subaproveitado pelas entidades governamentais, uma das mais dinâmicas é referente a apoioar inciativas de empreendedoras (apenas sexo feminino) ANE.

O site do IAPMEI oferece várias  informações úteis para quem quer criar um negócio, claro que na maior parte dos casos é informação genérica, mas é sempre importante ter esse conhecimento.

Algumas instituições que pode ser útil consultar antes de empreender:

  • IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais
  • AEP – Associação Empresarial de Portugal
  • AIP – Associação Industrial Portuguesa
  • ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
  • ANE – Associação Nacional das Empresárias

Incentivos financeiros

Quando se pode obter ajudas financeiras para iniciar um negócio é ouro sobre azul, na verdade as ajudas são apenas adiantamentos, pois mais tarde ou mais cedo a empresa tem de pagar impostos, taxas e contribuições que se podem traduzir na devolução das importâncias recebidas. De qualquer maneira é sempre bom contar com um incentivo na parte inicial do projecto. Também existem incentivos à expansão, contratação, modernização ou internacionalização das empresas.

Recolha de informação

Cada actividade comercial tem as suas especificidades, assim é importante conhecer as entidades ligadas ao sector, bem como ter acesso a estudos, relatórios e análises sobre o mercado. Na criação de uma empresa é sempre necessário fazer vários estudos: mercado, concorrência, consumidores, fornecedores, etc. Quando mais conhecimento tiver sobre a actividade mais fácil é estabelecer estratégias para abordar o mercado de forma vencedora.

Este artigo dá inicio ao uma série de artigos relacionados com a criação de empresas, apesar de ser uma abordagem genérica ao processo de criação de empresas, em breve serão introduzidos novos capítulos sobre este assunto complementando os principais aspectos a ter em conta no planeamento que leva à constituição de uma empresa.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Femke diz:

    Boa tarde, queria agradecer imenso ao criador deste website maravilhoso, parabens :)

  2. Pedro diz:

    Parabéns por este óptimo site.

  3. Guiomar Almeida diz:

    Obrigadíssima pelas dicas….

  4. Carlos Pereira diz:

    Queria abrir uma empresa de transportes de mercadorias, com camiões sujeitas a conservação de frio, para distribuição de bens essenciais, como alimentação, medicamentos, por conta de terceiros (ao serviço de empresas de logisticas). Muito sinceramente não sei o que fazer em termos de licenciamentos, IMTT, valores para a criação do capital social. Não sei qual a vantagem de criar empresa com capital social, ou apenas actividade por conta propria. Gostaria que alguém ligado a este setor, me desse uma ajudinha.
    Grato
    Carlos Pereira

    • antonio oliveira diz:

      Boa noite Carlos pereira é um negocio aonde é necessario ter muito cuidado que passo a explicar, a trabalhar para clientes directos é uma coisa para empresas de logisticas é outra por exemplo tem o investimento inicial que é sempre igual para um caso ou outro, no investimento a seguir já não é assim para o cliente directo vai receber a 30 dias mais o tempo de transporte para logisticas conte com 60, 90, 120 dias ou mais faça contas a gasoleo motorista seguros segurança social portagens de seguida analize um abraço
      antonio oliveira

  5. Guilherme diz:

    Mais uma vez muito obrigado e desejo muito sucesso para este espaço. Pois é um espaço que estou a pouco tempoe parece que veio a calhar bem na hora certa, porque ha muito tempo que não me sinto realizado na minha profissão e já existe um bichinho a desejar para abrir um espaço meu……mas ha sempre um receio……pois existe despesas quer familiares quer deposi com o negocio que ando a pensar abrir……um bem haja e mais uma vez obrigado

  6. naftal da silva diz:

    gostaria de abrir uma gasolineira, gostaria de ter umas dicas



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.