Passos para a criação de uma empresa

pessoa a estudarAs novas tecnologias trouxeram algo de muito bom para os empreendedores que querem formar uma empresa. Hoje existe um conjunto alargado de serviços online, que facilitam a agilizam o processo de constituição de uma empresa. Muitos destes programas provenieram dos chamado programa SIMPLEX. Agora é tudo na hora!

Se na procura de bons investimentos o caminho é longo e estreito, na criação de uma negócio empresarial o caminho tem muitas faixas de rodagem desde o início. Assim a parte inicial requer muito tempo despendido em recolha de informação e procedimentos para iniciar a viagem de forma regular.  Temos ao nosso dispor o Portal da Empresa que em muito ajuda na obtenção de informação sobre todas as fases do processo de constituição do negócio. Da ideia à sua implementação.

  • Portal da empresa
  • Marca na Hora
  • Empresa Na hora
  • Segurança Social directa
  • Portal das Finanças

Nos organismos oficiais encontra-se a informação sobre tudo o que é necessário, basta procurar e não desistir, já que a informação por vezes é tanta, e as caixas de pesquisa dos sites não apresentam resultados enquadrados com os termos da pesquisa. Mas a informação está lá quase de certeza.

Se em termos legais as tarefas até são simples, a morosidade de certos processos teima em dificultar a vida de quem quer empreender, por exemplo as candidaturas a incentivos financeiros ocupam o topo da pirâmide da perda de tempo. Pois ao que parece a questão do licenciamento já foi ultrapassada, pelas medidas introduzidas recentemente no processo de licenciamento de actividades, mas deverá ser só para algumas. A questão do licenciamento não é linear, já que cada município pode estabelecer as suas regras, assim o que  é necessário para um determinado local pode não ser válido para outro, aqui ainda é necessário harmonizar os procedimentos de forma a facilitar o acesso.

Apoio ao empreendedor

Existem entidades que têm como objectivo apoiar a constituição de empresas ou negócios próprios, o Estado disponibiliza assim um conjunto mais do que alargado de soluções, que às vezes não é fácil encontrá-las. O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) é uma destas entidades, promove frequentemente reuniões de esclarecimento sobre as medidas e formas de incentivo à criação de empresas. Apoios financeiros a fundo perdido, onde se destaca o incentivo a indivíduos desempregados.

As organizações que mais utilidade podem oferecem são as incubadoras de empresas, um conceito fantástico ainda muito subaproveitado pelas entidades governamentais, uma das mais dinâmicas é referente a apoioar inciativas de empreendedoras (apenas sexo feminino) ANE.

O site do IAPMEI oferece várias  informações úteis para quem quer criar um negócio, claro que na maior parte dos casos é informação genérica, mas é sempre importante ter esse conhecimento.

Algumas instituições que pode ser útil consultar antes de empreender:

  • IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais
  • AEP – Associação Empresarial de Portugal
  • AIP – Associação Industrial Portuguesa
  • ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
  • ANE – Associação Nacional das Empresárias

Incentivos financeiros

Quando se pode obter ajudas financeiras para iniciar um negócio é ouro sobre azul, na verdade as ajudas são apenas adiantamentos, pois mais tarde ou mais cedo a empresa tem de pagar impostos, taxas e contribuições que se podem traduzir na devolução das importâncias recebidas. De qualquer maneira é sempre bom contar com um incentivo na parte inicial do projecto. Também existem incentivos à expansão, contratação, modernização ou internacionalização das empresas.

Recolha de informação

Cada actividade comercial tem as suas especificidades, assim é importante conhecer as entidades ligadas ao sector, bem como ter acesso a estudos, relatórios e análises sobre o mercado. Na criação de uma empresa é sempre necessário fazer vários estudos: mercado, concorrência, consumidores, fornecedores, etc. Quando mais conhecimento tiver sobre a actividade mais fácil é estabelecer estratégias para abordar o mercado de forma vencedora.

Este artigo dá inicio ao uma série de artigos relacionados com a criação de empresas, apesar de ser uma abordagem genérica ao processo de criação de empresas, em breve serão introduzidos novos capítulos sobre este assunto complementando os principais aspectos a ter em conta no planeamento que leva à constituição de uma empresa.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Femke diz:

    Boa tarde, queria agradecer imenso ao criador deste website maravilhoso, parabens :)

  2. Pedro diz:

    Parabéns por este óptimo site.

  3. Guiomar Almeida diz:

    Obrigadíssima pelas dicas….

  4. Carlos Pereira diz:

    Queria abrir uma empresa de transportes de mercadorias, com camiões sujeitas a conservação de frio, para distribuição de bens essenciais, como alimentação, medicamentos, por conta de terceiros (ao serviço de empresas de logisticas). Muito sinceramente não sei o que fazer em termos de licenciamentos, IMTT, valores para a criação do capital social. Não sei qual a vantagem de criar empresa com capital social, ou apenas actividade por conta propria. Gostaria que alguém ligado a este setor, me desse uma ajudinha.
    Grato
    Carlos Pereira

    • antonio oliveira diz:

      Boa noite Carlos pereira é um negocio aonde é necessario ter muito cuidado que passo a explicar, a trabalhar para clientes directos é uma coisa para empresas de logisticas é outra por exemplo tem o investimento inicial que é sempre igual para um caso ou outro, no investimento a seguir já não é assim para o cliente directo vai receber a 30 dias mais o tempo de transporte para logisticas conte com 60, 90, 120 dias ou mais faça contas a gasoleo motorista seguros segurança social portagens de seguida analize um abraço
      antonio oliveira

  5. Guilherme diz:

    Mais uma vez muito obrigado e desejo muito sucesso para este espaço. Pois é um espaço que estou a pouco tempoe parece que veio a calhar bem na hora certa, porque ha muito tempo que não me sinto realizado na minha profissão e já existe um bichinho a desejar para abrir um espaço meu……mas ha sempre um receio……pois existe despesas quer familiares quer deposi com o negocio que ando a pensar abrir……um bem haja e mais uma vez obrigado

  6. naftal da silva diz:

    gostaria de abrir uma gasolineira, gostaria de ter umas dicas

  7. Hélder Jambo diz:

    Bom dia, agradecer pelas dicas que vejo nesta pag. sou novo aqui, mas ja me sinto familiarizado, tenho uma empresa que presta serviços de limpeza, actualmente estou meio parado, sinto que falta algo, quero uma ajuda no sentido de organização da pro-pia empresa, como devo conduzi-la e o que devo fazer para obter mais clientes?



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue investidor.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.