Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Os melhores depósitos a prazo em Portugal

Saiba como encontrar as melhores taxas de juro para depósitos a prazo

depósitos a prazoOs depósitos a prazo são aplicações financeiras que pelos baixos riscos que comportam agradam a um vasto leque de pessoas. Aplicar as poupanças em depósitos a prazo permite obter um rendimento de tempos a tempos, dependendo da maturidade da aplicação e da modalidade de juros. Como tal, e como existe uma procura por este tipo de aplicação financeira, apresentam-se algumas ideias para ajudar na hora de decidir onde aplicar as poupanças.

O título, faz referência a Portugal, por uma única razão, qualquer cidadão português pode abrir uma conta bancária num país da Comunidade Europeia e constituir aí um depósito a prazo. Por isso e para quantias mais elevadas é uma hipótese a considerar, talvez a única barreira seja a linguística.

O mais importante quando se procura depósitos a prazo.

Antes mesmo de procurar um depósito a prazo é importante ter mais algumas informações sobre o assunto, até para que não haja surpresas. A criatividade na banca é enorme, por isso um depósito a prazo pode apresentar características que fogem à normalidade, com opções de vários prazos ou maturidades (horizonte temporal), por isso é cada vez mais importante saber analisar. Só para avaliar os diferentes depósitos a prazo num banco podem ser necessários longos minutos.

  • Juros postecipados: o pagamento dos juros ocorre no final do prazo (o mais comum).
  • Juros antecipados: o pagamento dos juros ocorre no início.
  • TANB: Taxa Anual Nominal Bruta (taxa de juro publicitada)
  • TANL: Taxa Anual Nominal Líquida (taxa de juro após impostos)
  • Mobilização antecipada: Acesso ao dinheiro antes do final do prazo do depósito

Onde encontrar as melhores taxas de juro

As melhores taxas de juro associadas aos depósitos a prazo podem ser encontradas geralmente nos bancos de menor dimensão, pois pretendem atrair clientes. Os bancos utilizam as taxas de juro como chamariz de clientes ou para reforços de fundos nas contas que possuem.

Como o sector bancário é bastante dinâmico, novos produtos surgem frequentemente, as taxas dos produtos também alteram, seja por razões de gestão ou pelo facto do indexante também alterar.

Existem tantos produtos que o mais correcto será a fazer-se uma ronda pelos sites dos bancos, fazendo assim uma pesquisa actualizada e  no momento que mais convêm.

Importa ainda ressalvar que por vezes existem taxas de juro para depósitos a prazo “especiais” ou diferentes que apenas podem ser conseguidas ao balcão, ou seja, terá de se deslocar ao seu banco, aos seus bancos ou procurar em novos bancos.

Segurança dos depósitos a prazo

Os depósitos a prazo são sempre aplicações de capital garantido, com pagamento de juros. Sabendo que existe o Fundo de Garantia de Depósitos, salvaguardando as poupanças dos titulares de contas bancárias, sejam depósitos a prazo ou depósitos à ordem até ao valor de 100.000€ (em Portugal). Confere uma estabilidade como poucas aplicações financeiras beneficiam. No entanto existem alternativas mas fica para o artigo: “alternativas aos depósitos a prazo“.

Novo Cliente e reforço de fundos = Taxa de Juro especial

As taxas de juros dos depósitos a prazo são uma das formas de atrair novos clientes ou reforçar fundos nas contas bancárias dos seus depositantes. Como é uma aplicação financeira apreciada pelos clientes, uma taxa atractiva consegue chamar a atenção. Para premiar as transferências de fundos dos seus clientes, também existem prémios na taxa de juro para o reforço do capital: entrada de mais dinheiro no banco.

  • Pode ocorrer em qualquer tipo de banco.

Instituições bancárias de pequena dimensão

Tal como já referi, os bancos de pequena dimensão são um dos locais onde se conseguem melhores taxas de juro para depósitos a prazo. Está esta vantagem ligada ao facto de possuem uma estrutura de custos mais baixa e também porque as taxas dos DP funcionam como a melhor publicidade. Permite-lhes angariar clientes através da taxa de remuneração das poupanças no produto com menos risco do mercado e de forma controlada.

Instituições bancárias de grande dimensão

Por norma é onde as taxas de juro oferecidas nos depósitos a prazo são menores, contudo existem momentos em que ocorrem campanhas de captação de fundos que leva estes bancos a oferecer taxas mais convidativas. Com base de clientes bastante significativas poderão tirar partido desta vantagem.

Instituições bancárias que operam no canal internet

A banca online concorre para a captação de poupanças com a força da sua estrutura de custos, pois o canal internet permite ter abrangência territorial sem ter custos de instalação por localidade. Esta característica permite rendibilizar a actividade bancária onde a banca tradicional tem dificuldade e não é por acaso que 2 dos bancos online pertencem a 2 grandes bancos tradicionais.

Lista de instituições bancárias em Portugal

Curiosidade

Fala-se no sector bancário que a confiança vale 0,5% de taxa de juro, ou seja, as pessoas não transferem as poupanças do banco por uma diferença pequena na taxa de juro. Já quando o diferencial das taxas entre bancos concorrentes é substancial será normal e corrente as transferências. Por isso muitas vezes, e para quem possui algum património financeiro é aconselhável ser titular de várias contas bancárias, de forma a beneficiar destas “pequenas” diferenças. Não esquecer, no entanto, os custos de manutenção de contas. Só compensa realmente para quem possui alguns milhares de Euros.

Não espere que outros façam o seu trabalho, a gestão das finanças pessoais cabe a cada um.

Encontrar os melhores depósitos a prazo pode requerer alguns minutos, mas à velocidade que as coisas mudam é conveniente analisar de tempos a tempos as taxas de juros e o produtos que estão a ser comercializados.

Atenção: apenas entidades autorizadas pelo Banco de Portugal podem ser receptadores de depósitos a prazo. Em caso de dúvida informe-se junto do mesmo para evitar situações complicadas. Desconfie sempre de taxas de juros muito elevadas.

Pesquisa do blog