Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Onde procurar e encontrar oportunidades de emprego

Quem procura emprego sabe que por vezes não é fácil conseguir encontrar o emprego que ambiciona num curto espaço de tempo. Os esforços desenvolvidos nesta missão são umas vezes mais produtivos do que outras, mas é o caminho para superar o desemprego. Assim apresenta-se uma série de ideias que podem ser úteis para quem procura um emprego.

Uma das ideias que importa reforçar é que a procura de emprego deve ser considerado um emprego. Ou seja: a tarefa ou função a realizar é encontrar emprego. Se se procurar 8 horas por dia emprego e utilizar o tempo para ir em busca do sustento as probabilidades de encontrar um emprego aumentam, até porque nem todos os desempregados são proactivos na busca de um posto de trabalho. Por exemplo responder a 50 ofertas por dia ou enviar 25 candidaturas por dia durante um mês pode ser a solução.

Anúncios de emprego

Esta é talvez a forma mais comum e mais antiga de procurar emprego, recolher anúncios em jornais e mais recentemente através dos sites de emprego que proliferam por toda a Internet. São a forma por excelência para encontrar emprego. É fundamental responder de forma personalizada aos anúncios ajustando o Cv e o texto que o acompanha. Seja carta de motivação ou apenas o email ou folha de rosto da carta onde será anexado ou enviado o CV. É também onde existe maior concorrência.

Sites de anúncios de emprego

Agências de Emprego

Existem inúmeras agências de emprego e trabalho temporário que o que fazem é encontrar empresas para as quais trabalham directamente fornecendo mão de obra. São por vezes subcontratos e contrato de trabalho de curta duração. Contudo não deixam de ser uma opção, pois nunca se sabe onde irá surgir uma oportunidade. Através das agências de emprego e recrutamento é possível encontrar ofertas de trabalho que por vezes se transformam em contratos directos com o empregador.

Contacto directo com as empresas

A forma mais simples de encontrar emprego é contactar directamente empresas. Por vezes empresas dispõem de oportunidades, no separador recrutamento dos websites institucionais. As empresas de menor dimensão apresentam-se como um dos melhores locais para conseguir emprego, já que pela sua dimensão também são menos conhecidas, logo a concorrência é menor.

Outra forma de encontrar emprego será mesmo entrar directamente em contacto com as empresas através de candidaturas espontâneas. A empresa poderá não estar a procura de momento de alguém para trabalhar, no entanto como demonstrou interesse em trabalhar na empresa, será um factor de diferenciação positiva quando exista uma oportunidade.

São por ventura uma das opções onde a concorrência é menor.

Emprego público

Uma das grandes ambições é ser funcionário público pela estabilidade que proporciona, apesar de ser cada vez mais difícil conseguir uma colocação. Um aspecto que é cada vez  mais assente é que já não existem empregos para a vida. Algumas das ofertas  de emprego público podem ser encontradas no site: Bolsa de emprego público, no entanto a melhor fonte é o Diário da República.

Rede de Amigos/Família

Através do grupo de amigos, família ou contactos pode-se encontrar emprego, especialmente se estes forem trabalhadores no activo. Pois existem muitas empresas que recorrem aos seus funcionários para encontrarem novos colaboradores. Ás vezes as empresas nem colocam anúncios de emprego públicos, efectuando recrutamento interno ou apenas acessíveis a “conhecidos” dos colaboradores. Existe um co-responsabilidade que dá garantias de recrutamento de pessoas que não vão deixar ficar mal.

Trabalhar para conseguir emprego

Como foi referido anteriormente, a busca por um emprego é um trabalho a tempo inteiro. Procurar activamente por um posto de trabalho é a forma com maiores probabilidades de sucesso neste processo. Existem muitas formas de procurar emprego, deverá-se utilizar o que se tiver ao alcance para que se consiga o desejado emprego.

Não espere que um emprego lhe venha parar às mãos, pois isso não costuma acontecer! Para encontrar emprego é necessário sacrifício, proactividade e por vezes muito trabalho. Encontrar emprego pode depender apenas do esforço e empenhamento para conseguir superar a concorrência, pois sem persistência e dedicação as coisas são sempre mais difíceis.

Encontrar emprego é um trabalho

Comentários

  1. Ricardo Ferreira diz:

    Antes demais quero dar-lhe os parabéns pela iniciativa.

    Sou director de uma agência de Consultoria Imobiliária e Financeira e quero dizer que quase todas as Newsletter disponibilizadas pelo investidor.pt têm temas discutidos pela minha equipa de trabalho.

    Assim e pressupondo que grande parte dos visitantes deste sitio é um entusiasta do investimento e empreendedorismo coloco aqui em anúncio a oportunidade de criar um emprego com um baixo investimento e grande rentabilidade,

    A Decisões e Soluções quer contratar mil novos colaboradores

    A Decisões e Soluções, empresa especializada em consultadoria financeira, mediação de seguros, mediação imobiliária e mediação de obras e anunciou a abertura de mil vagas, para Consultores Imobiliários e Financeiros, Gestores de Recursos Humanos, e Diretores de Agência. A empresa está numa fase de grande expansão e pretende admitir mil novos colaboradores, quer para as agências que estão em funcionamento, quer para as agências que vão abrir ao longo do ano, totalizando as 200 agências no país.

    Caso pretenda mais informações por favor contacte ou envie CV para lousa@decisoesesolucoes.com

    • Nuno diz:

      Olá Ricardo Ferreira
      Agradeço o seu comentário
      É sempre bom saber que os temas abordados são de interesse 😉
      Votos de sucesso

  2. isabel afonso diz:

    ola nuno
    tenho apreciado muito o seu talento apartir de Angola estas de parabens e continua escrevendo
    sera que podias me dar uma ajuda e eu quero criar um blogue, sou professora universitaria. tenho muitos documentos arquivados em casa dou aulas de Sociologia do trabalho e sociologia rural e urbana tambem dou aulas de metodos ja ha 4 anos, percebes agora a minha preucupaçao? sou mestre em sociologia e dou aulas no instituo superior de serviço social em Luanda-Angola. acho que esta na hora de incentivar os meus alunos a navegar e pesquisar nao sei onde começar ja li muitos artigos seu mas ainda nao consegui montar o meu blogue voce me ajuda ?
    obrigada ta..