Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Onde encontrar informação credível.

Encontrar a melhor informação nem sempre é fácil, contudo posso partilhar algumas dicas para encontrar o que procura nos sites onde  a informação é quase  100% credível, caso não esteja desactualizada! O valor da informação é grande, mas hoje e com os meios que dispomos, na internet o conhecimento está ao alcance de todos basta saber procurar!

Para realizar estudos, trabalhos, projectos de investimento e planos de negócios é necessário utilizar informação. Seja macroeconómica, do sector ou estudos de mercado, encontrar este tipo de informação nem sempre é fácil. O mais frequente é aparecer nos resultados informação brasileira, o que não será muito útil, pois os países são distintos tal como os hábitos e modos de vida dos dois povos.

Qualidade da informação

A fonte da informação é uma peça fundamental, pois é necessário que seja credível ou seja em que se possa confiar. Este tipo de informação pode ser encontrada em livros e também na internet. Contudo na internet é necessário escolher muito bem as fontes, pois o que mais existe é opinadores (eu incluído) sobre tudo e mais alguma coisa.

Portugal oferece hoje através de organismos oficiais a informação que se necessita. Nos seus websites é possível encontrar practicamente “tudo” sobre o que está directamente relacionado com o negócio ou com o projecto de investimento. Assim pode  saber qual foi o PIB de anos anteriores e outros indicadores que ajudam a elaborar a análise macroeconómica.

As associações de cada sector também interessa conhecer, pois por vezes disponibilizam estudos e material relevante para a actividade em questão. São por excelência o melhor local para encontrar informaçãoo específica sobre regulamentações e normas para a actividade que representam e é também possível encontrar alguma informaçãoo sobre a concorrência.

As entidades que interessa conhecer dependem sempre da temática pretendida, sem bem que existem alguns sites que são obrigatórios, como é o caso do Instituto  Nacional  de Estatística. Infelizmente a informação é em larga escala o que torna difícil encontrar o que se pretende. Por exemplo as estatísticas de bolso são suficientes para encontrar os principais indicadores da economia portuguesa, o que é útil para enquadramentos económicos e análises globais da economia sucintos.

Sites onde pode encontrar informação de qualidade:

Associações sectoriais

Existem muitos sectores de actividade que possuem associações que representam os profissionais do sector e em particular os seus associados. Nos estudos que publicam podem ser encontradas informações valiosas, que podem até motivar a dispensa de estudos de mercado amplos.

Como procurar nestes sites

Como estes sites têm muita informação e muitas vezes os seus mecanismos de pesquisa interna não apresentam os resultados que pretendemos com poucas tentativas de pesquisa. A navegação dos mesmos é também por vezes complicada. O truque reside em pesquisar nesses sites através do Google.

Assim através do exemplo na imagem pode utilizar para efectuar pesquisas num site por determinada palavra ou palavras-chave. O resultado só não satisfaz se o site não contiver o tipo de informação que se procura. Existem outras dicas, por exemplo colocar a expressão entre aspas.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.