Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

O segredo é a alma do negócio ou não?

É consensual que as ideias de negócio podem valer milhões ou simplesmente alguma coisa. Para proteger as ideias o melhor é não as revelar, a necessidade da protecção da ideia, marca ou patente é do ponto de vista legal o melhor caminho. Criam-se assim barreiras à entrada de concorrência, se bem que por vezes não é possível mantê-la afastada durante muito tempo.

A verdade é que quando alguém obtém sucesso terá de certeza outro alguém com vontade de criar um negócio semelhante. Apesar de do ponto de vista empresarial ser um erro muitas vezes os planos de negócio são favoráveis e os empreendedores avançam.

Exemplos clássicos

O exemplo típico é o dos cafés, se abre um em determinado local e começa a ter muita clientela, em breve ao seu redor surgirá outro café. Pode conseguir reduzir a facturação do café que foi aberto em primeiro lugar pode, mas a verdade é que irá apenas dividir os clientes. Reduzindo o potencial de lucro de ambos.

Vejamos o caso dos chás Lipton e da variedade de chás concorrentes que imediatamente surgiram. Até mesmo o caso das Águas Frize sabores, a concorrência não perdeu tempo a copiar a  ideia. Neste caso, falta saber é quem é que conseguiu perder menos dinheiro com a loucura das águas com sabores.

Geralmente quem copia fica sempre atrás dos originais (existem excepções), mas se as ideias tivessem sido reveladas antes da execução quem seria o original? Aqui é onde se deve realmente guardar as ideias a 7 chaves.

Por vezes até se copiam ideias que não geram qualquer retorno, por exemplo o caso das máquinas de pastas e escovas de dentes em aeroportos. Ao que parece foi e é um fracasso de todo o tamanho.

Segredos na Era da Informação

Por mais que nos custe, a verdade é que hoje não existem segredos que não possam ser descobertos. A verdade é que algumas pessoas têm essa informação e outras não. O segredo realmente não existe. Mesmo no caso da Apple o seu “segredo” é inovação, a criação de novos produtos totalmente inovadores (iPod, iPhone e  iPad), o grande problema é saber qual será o novo produto a ser lançado.

Quem está mais atento, quem está mais informado, quem tem mais competências ou uma grande rede de contactos tem acesso às melhores oportunidades. O grande segredo é a informação que se possui juntamente com a criatividade do ser humano. Os novos produtos vêm das ideias, o segredo é só transforma-las em produtos/serviços que possam ser vendidos.

Os negócios na internet

Ora se no mundo industrial se copiam ideias, no mundo online está sujeito ao bombardeamento de projectos muito similares: vejamos o caso das redes sociais, têm diferenças de umas para as outras? Muda apenas o layout, muda a embalagem e pouco mais. Até a embalagem pouco muda assim que são disponibilizados os primeiros script clones. Com alguns conhecimentos, um domínio e um alojamento copia-se “qualquer” ideia num curto espaço de tempo. Na minha óptica, aqui e em qualquer lado, é fazer primeiro e revelar depois.

Já que as imitações, caso venham a existir podem ser positivas. É o reconhecimento da boa ideia, fugir das imitações é quase impossível, a menos que seja um fracasso, ideias fracassadas não são copiadas mas podem ser aperfeiçoadas.

Se tem ideias que não vai concretizar divulgue-as aos seus amigos, pois pode muito bem contribuir para o sucesso de alguém, existem aqui algumas ideias de negócio que podem ser utilizadas, se alguém as utilizar, posso dizer que contribuí para a felicidade de alguém o que também é bom.

Segredo é não saber, porque depois de conhecer já não é segredo. (parece-me muito simples!)


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.