Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

O plano de negócios. Abordagem inicial

Existe já diversa literatura sobre a realização de um plano de negócios, talvez a mais conhecido seja da parte do IAPMEI. Este documento é fundamental para quem quer criar um negócio, pois a sua utilidade vai muito para além da obtenção de financiamento. Para quem utilizar o mapa das demonstrações financeiras disponibilizado pelo portal, saiba que existem alguns erros nas fórmulas (na versão anterior existia), nomeadamente no cálculo das amortizações do activos fixos corpóreos. São erros que não distorcem em muito os resultados, contudo não deixam de produzir um desvio.

Assim não vou copiar as directrizes apresentadas pelo IAPMEI, mas sim apresentar ideias complementares e que não substituem outras fontes de informação mais rigorosas mas também por vezes menos práticas e objectivas. Uma das dificuldades que noto nas pessoas que têm como missão realizar um plano de negócio é mesmo na fase inicial, são necessários pontos de partida. Um índice é uma boa ideia, sendo a técnica que mais gosto de usar. A partir de um índice inicia-se a criação do documento. Mas isso ficará para o próximo artigo, pois irei escrever uma série de artigos relacionados com a criação de planos de negócio.

Objectivo do plano de negócios

Um plano de negócios tem um objectivo, a criação de um negócio, e as dúvidas iniciam-se desde logo sendo a primeira qual o negócio a escolher? Existem tantos negócios! Se existe uma ideia inovadora facilita o processo, mas caso tal não aconteça teremos de pegar num negócio já existente e fazer uma nova abordagem .

O chamado “Sumário Executivo” é o resumo de todo o negócio enaltecendo os pontos chaves e diferenciadores do negócio. Às vezes o factor diferenciador pode ser apenas a localização do estabelecimento comercial. O sumário executivo deverá dar a conhecer tudo sobre o negócio.

Antes de mais importa conhecer as funções de um plano de negócios e a sua utilidade.

Um plano de negócios é um documento escrito onde se apresenta de forma resumida o processo de transformação de uma ideia num negócio. Um plano de negócios deve ser conciso e dependendo do grau de rigor a aplicar deverá ser inferior a 50 páginas A4.

A função de plano de negócios

O plano de negócios é mais do que uma forma de elaborar um documento, é colocar no papel uma ideia, será o primeiro passo na concretização da ideia e é seguramente um plano com vista a criação de riqueza, utilizando os vários recursos na obtenção de um retorno financeiro. Esquematiza os processos de criação de valor, relacionando os recursos: humanos, financeiros e materiais

  • Permite candidatar-se a apoios financeiros
  • Permite encontrar investidores
  • Permite encontrar parceiros ou parcerias
  • Permite visualizar o negócio
  • Dá indicadores da viabilidade do negócio

Um execício interessante será realizar vários planos de negócio, para o mesmo negócio. Uma das coisas que tenderá a acontecer é utilizar frases diferentes, utilizar ideias diferentes, por exemplo na elaboração da estratégia comercial. Será mais ou menos como escrever um artigo, se escrever um artigo e rectifica-lo passado uns dias, existem sempre aspectos a melhorar e novas ideias a incorporar.

Depois de fundir os 2 planos de negócio surgirá um mais completo que posteriormente deverá ser revisto. Pela pessoa que o elaborou. Uma outra técnica quase obrigatória é pedir a alguém que faça a revisão do plano. O que vai originar uma melhoria qualitativa do documento, pois ideias incompletas ou explicadas deficientemente serão possivelmente detectadas. Uma opinião que irá elevar o valor.

 Depressa e bem não faz ninguém

No próximo artigo desta série vou apresentar um esquema básico para dar início à sua concretização. Vou também disponibilizar um índice genérico que pode ser adaptado e utilizada em muitas ideias de negócio. Nunca esquecer que um plano de negócios é diferente de um projecto de investimento, as diferenças que eu encontrei estão expostas neste artigo.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. cláudia reis diz:

    Boa tarde,
    Gostaria que me contacta-se, assunto sério, tem a ver com investimento.

    Obrigado