Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

O plano B para os investimentos e negócios

Ter várias estratégias aumenta as possibilidades de que os objectivos financeiros podem ser alcançados mais facilmente. Assim,  caso algum negócio corra mal, existe sempre outro que pode colmatar essa falha. O plano B é a solução. É simplesmente um recurso. A ideia principal é não ficar preso ao passado e olha para a frente, um futuro mais positivo.

Na tarefa da previsão de ganhos futuros  sabemos que nem todos os rendimentos são exactamente o que projectamos, a menos que estejamos a falar de aplicações com rendibilidade garantida, mas por norma esses investimentos pouco acrescentam ao património familiar pois os montantes envolvidos são baixos.

Ter várias ideias onde investir torna-se por isso indispensável: Se a criação de um negócio não correr como estava previsto, nada melhor que ter outra ideia para implementar, nem que seja trabalhar em part time para que os rendimentos não baixem drasticamente. Ter uma solução de recurso!

Se se faz um investimento em bolsa e os mercados vão contra, nada melhor que ter várias estratégias, diversificar os sectores onde se investe é por isso mais que uma garantia que pode ser utilizada para sustentar e equilibrar a carteira de investimentos.

Estar envolvido em vários projectos pode ser difícil pois exige muito tempo e dedicação. A motivação para perseguir os objectivos é fundamental. Quanto mais opções se tiver maior é a dificuldade de escolha, por isso deve-se focar num única actividade e ter outras debaixo de olho. Caso seja necessário tomar outro rumo. Acertar à primeira nem sempre é fácil ou possível.

Um caso pessoal

Quando iniciei a minha empresa de limpezas deliniei uma estratégia para conseguir clientes que se revelou pouco acertada. Como o que fundamentou a decisão da sua criação foi apenas a vontade de ter um negócio próprio foi fácil passá-la para segundo plano.

O plano B estava já em marcha o meu regresso aos estudos. A ideia era ir às aulas quando não tivesse serviços de limpezas, o que aconteceu regularmente, o plano B passou para objectivo principal, ter um curso e mais conhecimentos.

Como se não bastasse envolvi-me também nos negócios online, é o plano B para o meu futuro que passa ainda por encontrar uma entidade empregadora até consolidar as finanças pessoais cá de casa, pois as do fundo de emergência financeiro e alguns investimentos foram fortemente delapidados.

Chegou o momento de encontrar um novo objectivo com pelo menos mais 2 planos de reserva até para amealhar algum dinheiro para voltar a investir num negócio empresarial, mas desta vez com muita disciplica e com um plano de negócios feito com deve ser.

O que interessa ressaltar neste artigo é que deve sempre existir um plano B, para quando as coisas não correm bem,  porque errar é uma característica dos seres humanos. Ser positivo e ao mesmo tempo pensar em alternativas caso alguma coisa corra mal será um pouco como diversificar aplicações financeiras.


Siga-nos também em Follow

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.