Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Novas ideias de negócio que afinal já existem

Existem ideias que parecem ideias novas, contudo já alguém teve essas mesmas ideias. Ou seja: uma pessoa pode muito bem pensar numa ideia de negócio que já existe sem saber da sua existência. Pode parecer estranho este acontecimento, mas ocorre  com alguma frequência e  irei mostar isso mesmo com 2 exemplos (no final  do artigo).

Tal como demonstrado no artigo da evolução e criação de ideias e negócios é natural que surjam novas ideias com o desenrolar de novos factos ou com uma visão mais atenta sobre determinado produto, serviço ou problema. Ora nada impede que uma pessoa ao ver determinado acontecimento (notícia) tenha uma ideia semelhante a outra pessoa que tenha assistido a essa mesma notícia num local longínquo.

Como cada ser humano, pode gerar infinitas ideias e pensamentos será até consensual que muitas pessoas tenham ideias semelhantes, já colocar essas ideias ou pensamentos em practica é outra questão. Ter ideias é fácil, não custa nada, já concretizar uma ideia pode ser um desafio a todos os níveis e que nem todos estão dispostos a enfrentar. Assim pode afirmar-se que o valor das ideias está  intimimamente ligado à sua concretização e ou à sua planificação, que já exige algum investimento. Pois planificar uma ideia através de um plano de negócios é geralmente o primeiro passo no rumo à implementação de uma ideia de negócio.

“As ideias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução” Percy Barnevick

2 situações para ilustrar o que foi dito:

Farmeville Real

O André (um colega de Mestrado) a propósito de um trabalho de grupo onde se pretendia criar um plano de negócios para uma ideias original, teve a ideia de conceber uma quinta com base no FarmVille do Facebook, mas real. Ou seja, as pessoas produziam alimentos mas através de uma website, como monitorização através de camarasweb. A ideia seria cobrar um valor pelo arrendamento do espaço e pelas operações que o webagricultor decidisse. Foi em Setembro de 2011

Ora esta ideia foi apresentada posteriormente num noticiário, de realçar ainda que esta ideia surgiu e foi concretizada, por alunos da Escola Superior Agrária de Beja, pode ver o site : MyFarm

Produção especializada de Gravatas

Também há uns meses atrás tive uma ideia de negócio que poderia ser um ponto de viragem, uma ideia genial que afinal descobri dias depois que alguém tinha tido a mesma ideia e que estava já em execução.  Produção especializada de gravatas pareceu-me uma boa ideia, alidada a um Marketing com foco na qualidade do produtos, produção artesanal, materiais de alta qualidade e posicionamento superior.

Se bem que a ideia seja um pouco mais ambiciosa do que a ideia implementada, mas o essencial não muda assim tanto. Desde a gravata de tamanho clássico, a novas dimensões para o adereço de vestuário que os homens mais utilizam seria um dos factores diferenciadores. Empresa portuguesa TiePassion.

Estes são só alguns exemplos, muitas histórias haverá de pessoas que tiveram a minha ideia ao mesmo tempo, ou que tiveram uma ideia de negócio semelhante, em localizações dispares. Assim torna-se urgente colocar as ideias que sejam oportunas em practica de forma a conseguir um lugar ou assumir a invenção.

Alguns artigos que ajudam a criar ideias:

As mentes são livres para criarem, assim a importância está na execução e não na idealização, pois ideias são pensamentos que por si só nada valem, o que vale efectivamente é a sua materialização, ou seja, transformar ideias em produtos, serviços ou processos.

As ideias são valiosas porque representam o início, tudo nasce de uma ideia, este valor não é fácil de perceber.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. Rosbert diz:

    como pessoa criativa e com muitas ideias de invenções e negocio, e costume por vezes me acontecer isso,
    o meu maior receio depois de uma grande ideia, é quando vou ao google ou ao google patent search, para tentar procura informação de que já possa existir a tal ideia, e a encontro já sendo executada ou em projecto já patenteada. por isso as ideias por mais genial que sejam não são nada sem a sua execução ou tentativa.

    • alberoni diz:

      Eu estou a tentar procurar uma ideia de negocio para o meu projecto no mestrado podes ajudar